sexta-feira, 2 de abril de 2010

O pior do Rio
















Que noite hein papai Joel? A foto explica tudo. Ontem a noite o Botafogo foi eliminado precocemente da Copa do Brasil em casa pelo fraco Santa Cruz que atualmente disputa a série D do Brasileiro. O time de General Severiano perdeu no Engenhão por 3 a 2 e foi desclassificado. O Botafogo tinha a vantagem do empate por ter vencido o time pernambucano em Recife por 1 a 0, mas a história no Rio foi outra.

O Santa Cruz jogou como se estivesse em casa, pressionou o Botafogo e o encurralou para seu campo de defesa. Era um aviso de que uma tragédia seria anunciada para a torcida solitária. Com 6 minutos de jogo, Léo do meio da rua arriscou, a bola quicou na frente de Jéfferson que aceitou, era o primeiro do Santa. A partir daí o resultado levaria para as penalidades. Não satisfeito com o resultado, o tricolor pernambucano continuou no ataque, forçando o camisa 1 do Botafogo a trabalhar bastante.

Mesmo pressionado, o Botafogo chegou ao empate. Aos 20 minutos Herrera recebeu cruzamento rasteiro e completou para o gol. Mas o resultado não assustava o Santa Cruz que novamente foi ao ataque e quase ampliou. Aos 45 do primeiro tempo, Brasão em uma jogada de raça caiu na área e o juíz marcou pênalti. Élvis foi para a cobrança e Jéfferson defendeu para alívio do Botafogo.

Com uma formação mais ofensiva, o time de Joel voltou pro segundo tempo, mas eram os pernambucanos que incomodava. Aos 6 minutos, Élvis forçou o goleiro alvinegro a fazer boa defesa. Era pressão do Santa Cruz em pleno Vazião, ou melhor, Engenhão.

O jogo ficou aberto e as duas equipeas atacavam, mas foi o Santa que marcou o segundo gol. Aos 25 minutos, Brasão invadiu a área e chutou cruzado, a bola passa por baixo de Jéfferson e entra, era o segundo gol do tricolor. Com esse resultado havia acabado as possibilidades de disputa de penalidades e o Santa Cruz ia se classificando ao fazer 2 gols na casa do adversário.

No desespero da torcida, o Botafogo começou a pressionar. Aos 39 minutos, boa chance para Herrera de cabeça que Tutti fez boa defesa. Aos 40 minutos depois de uma dividida, a bola sobrou para Herrera novamente de canhota no ângulo, belo gol. Era o empate do Botafogo e trazia novamente a classificação.

Mas o pesadelo do Botafogo voltou 5 minutos depois, quando Souza aproveitou um chute errado de Joelson e fez o terceiro gol do Santa Cruz e a eliminação precoce do Botafogo. Final de jogo, 3 a 2 para o tricolor pernambucano que segue adiante na Copa do Brasil e enfrenta o Atlético GO. Já o Botafogo volta o foco no Carioca depois de ser eliminado da Copa do Brasil.

Visão de boleiro

Sinceramente? Não foi surpresa, o Botafogo já era pra ter sido eliminado na primeira fase contra o São Raimundo. É claro que o Botafogo é disparado o pior time do Rio entre os grandes. Eu sempre digo que esse Carioca não serve de base para analisar time nenhum. Fluminense, Vasco e Botafogo não têm fortes elencos para disputa de torneios nacionais, apenas regionais. Que me desculpem meus amigos vascainos, mas estou falando a verdade.

Gosto da simpatia de Joel Santana, mas não como treinador. É um cara que não ganha campeonatos nacionais, apenas estaduais e ultimamente têm ganhado a função de salvador da pátria. Time muito fraco do Botafogo e que vai novamente disputar para não cair no brasileiro e desta vez não sei se vai ter Vazião, ou melhor, Engenhão cheio no final do Campeonato não. A torcida alvinegra nunca foi presente com o time e agora pode perder a paciência de vez.

2 comentários:

Mauricio Motta disse...

Também não fui surpreendido. Este time do Botafogo é muito fraco. Apesar do titulo da Taça Guanabara, é o mais fracos dos quatro. Vai brigar contra o rebaixamento no Brasileirão.

Unknown disse...

Se estádio cheio vencesse jogo, o Atlético era decacampeão brasileiro. Impressionante a disposição da torcida em apoiar o time. Se não me engano, no Brasileiro de 2008, o time sem pretensão nenhuma, no meio da tabela jogava contr ao Santos no Mineirão. Deviam ter uns 80 mil no estádio. Mas o time do Atlético sofre do mesmo maldo Botafogo: elencos pífios há vários anos. Vez ou outra conseguem liderar o campeonato por algumas rodadas (Botafogo em 2007 e Atlético ano passado), mas via de regra, lutam pra não caírem. A diferença é que a torcida do Botafogo cansou.