quinta-feira, 22 de abril de 2010

Do céu ao inferno
























Depois de comandar o Flamengo no título brasileiro do ano passado, o técnico Andrade está com os dias contados no Fla. Com um início de ano conturbado em relação a renovação de contrato, ajustes salariais, o treinador continuou no cargo. Mas o futebol que o rubro-negro vem apresentando está longe de ser o que conquistou o Brasileirão de 2009.

O Flamengo se reforçou para a temporada deste ano contratando Vágner Love e mantendo a base do elenco do ano passado. O que se esperava era mais um ano de glórias no estadual e a disputa pelo título da Libertadores. Mas não é o que vem acontecendo, os torcedores podem contar nos dedos quantos jogos o Fla foi bem este ano. A última partida boa que o rubro-negro fez foi o segundo tempo contra o Fluminense onde venceu por 5 a 3 em uma atuação sensacional de Adriano no segundo tempo. No mesmo jogo iniciou uma crise entre o meia Petkovic e o departamento de futebol do clube. No intervalo daquela partida, o meia sérvio foi subsituído e abandonou o estádio.

A credibilidade de Andrade com o grupo era mínima. Vários problemas extra campo colocaram em risco o cargo do treinador. Adriano não aparecia para treinar e desfalcava o time em jogos importantes pela Libertadores, além de aparecer constantemente em páginas de outras editorias dos jornais. O grupo do Flamengo era nítido que estava rachado com Petkovic. Durante semanas, jogadores deram declarações polêmicas sobre o sérvio. O grupo estava sem controle.

Com tantos fatores fora das quatro linhas, o urubu vai mal das pernas dentro de campo. Foi eliminado pelo Botafogo na semifinal da Taça Guanabara e vice da Taça Rio pelo mesmo Botafogo. Na competição sulamericana, o time precisa fazer contas para se classificar para a próxima fase. Depois de tropeços no torneio, o Flamengo terminou sua fase de grupos dependendo de uma grande combinação de resultados para ser o último melhor segundo colocado. Ontem no Maracanã, o time precisava de uma vitória com diferença de dois gols de saldo para se classificar e venceu por 3 a2 em um jogo bastante equilibrado com o fraco Caracas.

Após não conquistar o resultado que precisava, o dirigente Marcos Braz decidiu dar a declaração que Andrade será demitido do clube nos próximos dias. A situação no Ninho do Urubu não é nada agradável. Pode ser que seja feita uma reunião com a presidente do clube, a ex nadadora Patrícia Amorim, para definir o futuro do departamento de futebol e sobre o time. De acordo com Patrícia, a brincadeira no Fla vai acabar e nem Adriano pode ser perdoado na renovação de contrato. O Imperador ganha 600 mil reais por mês para jogar 1 partida a cada 4 jogos e não rendendo metade do esperado. Nesta brincadeira pode sobrar até mesmo para o cartola.

A crise é grande e alguém tem que pagar o pato, mas como o clube é cheio de trapalhões no departamento, manda quem pode e obedece quem tem juizo. O treinador que é cria do Flamengo e teve a coragem de assumir a equipe em momento ruim do brasileiro e deu a volta por cima conquistando o título que não vinha há 17 anos. A imprensa, os torcedores, todo mundo sabe que Andrade não é o culpado pela situação do Fla. O comandante do time deixou de ser comandante e passou a ser apenas um herói do passado. Aliás, o Flamengo não tem comandante desde o início do ano, Patrícia Amorim assumiu o cargo de presidente pensando em reestruturar o clube, mas não contava com o mundo do futebol e agora tá segurando a barca.

Achar a culpa pela campanha é fácil de achar, só não enxerga quem não quer: Adriano, Petkovic, Álvaro, Bruno, Vágner Love, Marcos Braz e outros, mas alguém tem que ser o culpado e pagar por tudo, que seja o Andrade.

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

É muito mau elemento junto pelos lados do Ninho do Urubu e vai acabar sobrendo para o Andrade que é o menos culpado. Mas ele deveria ter pulso forte.
Hj à noite será recheada de emoções. Vamos torcer e eles farão contas, se souberem calcular.
Pior do que perder na final para o Botafogo e ser eliminado na primeira fase da Libertadores é ter que aturar um possível retorno de Celso Roth à Gávea.
É muito castigo, mas eu acho pouco. Meu sonho é ver essa molambada na Série B.