sábado, 10 de abril de 2010

Libertadores x Uefa Champions League
























Dois continentes, dois futebol, vários times e apenas um time será o campeão do mundo. Como tenho faltado com os textos aqui e consequentemente não dá mais para escrever sobre os resultados da Libertadores e das quartas de final da Liga dos Campeões. Há um tempo atrás eu parei para analisar a forma com que os times que disputam o mais importante torneio das Américas e o principal campeonato da Europa. É evidente tamanha superioridade do velho continente sobre os sulamericanos. É um futebol técnico, envolvente, de marcação forte e principalmente habilidoso contra um futebol simplesmente de muita correria e pouca técnica. Claro que investimento, estrutura, dinheiro é essencial para formar uma equipe e não é a toa que é o sonho de todo jogador ir para a Europa, mas é lá que jogam jogadores de seleções campeãs da Copa do Mundo como Itália, Alemanha, Inglaterra e as tradicionais seleções da Espanha e Holanda, enquanto na Libertadores apenas os times brasileiros e argentinos que podem fazer a diferença.

Separei dois jogos para analisar, Cruzeiro x Velez e Manchester x Bayern. O clássico sulamericano foi um jogo bom, porém só da parte dos brasileiros, que por sinal é um grande favorito ao título da Libertadores dentro do nível da competição. O Cruzeiro jogou muito bem, envolveu os argentinos e sequer chegaram a meta de Fábio. A equipe de Adilson Batista venceu por 3 a 0 e praticamente está classificado para a fase final da Libertadores. Mas uma parte importante a ser analisada é a forma de como o futebol sulamericano tem de catimbar uma partida, segurar a posse de bola sem nenhum objetivo. O Velez correu, correu e correu e não fez nada, pois não tem um elenco técnico, mas sim de força e tática. Já o Cruzeiro é um bom time, tem um bom ataque, um bom toque de bola.

Já no clássico da Europa, o futebol é de encantar os olhos. Manchester e Bayern fizeram um dos melhores jogos do ano com jogadas excepcionais e gols bonitos. De um lado tinha Rooney e do outro tinha Roben. Jogadores que podem fazer a diferença para suas seleções na Copa do Mundo. Era um futebol bonito de se ver, de jogadas sem violência, toque de bola refinado das duas partes. Qualquer resultado não podia ser considerado zebra, pois os times jogavam para vencer e com classe. Em momento nenhum da partida, o Manchester ou Bayern tentou segurar o resultado, ambos continuaram no ataque e proporcionando belas jogadas.

Este ano de 2010, o nível da Libertadores caiu bastante com ausência de Boca Juniors, River Plate, LDU e outros. Então o campeão da América ainda está longe de ser favorito ao título Mundial, não que isto aconteça, qualquer time pode chegar lá e surpreender, mas se estamos falando de futebol, o Mundo fica mais uma vez nas mãos da Europae que por sinal vai permanecer na Espanha com o Barcelona.

4 comentários:

Guilherme Ayupp disse...

Meu amigo Edigar, vc acaba de inventar a roda!

kkkkkkkkkkkk

Pq será q os times da Europa fazem jogos melhores que os da Libertadores?

Me parece fácil constatar o motivo: eles tem um poquinho mais de dinheiro!

Ora, faça-me o favor!

Um abraço!

Mauricio Motta disse...

Edigar,
Champions League e Libertadores não tem comparação, mas quando os campeões das duas competições se enfrentam na decisão do Mundial, na maioria das vezes, o Sul-Americano leva vantagem.
Os europeus respeitam muito os Sul-Americanos.
Lembra quando jogou São Paulo e Liverpool e Internacional e Barcelona?
Até no ano passado, o Barcelona só conseguiu vencer o Estudianes pq empatou no último minuto e ganhou na prorrogação.
Mas o nível das duas competições que vc analisou, não dá nem para comparar.
Champions League é o melhor campeonato de clubes do mundo. Sempre falei isso.

Unknown disse...

Na final do mundial interclubes(aquele de verdade, não o torneio de verão que o Corinthians venceu)não há barbada. Os times aqui de baixo da linha do Equador sempre surpeendem. Alguém acreditava que o Inter fosse vencer o Barcelona, ainda mais com um gol de Adriano Gabirú depois de uma arrancada do grande Iarley? Queria ver aquela zaga horrorosa do Bayern contra o Santos. O tal do Demichelis ia perder a máscara, coitado...

Unknown disse...

Não to comparando o campeonato, mas a forma dos times jogarem.