segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Maraca vai tremer

















O futebol na quarta feira promete. Com grandes jogos pela Copa do Brasil e Libertadores, o meio da semana vai ser de agito das torcidas. Já no Maracanã, o estádio vai tremer. Flamengo e Corinthians é o jogo mais esperado da Libertadores. Ambos em climas diferentes, agora é tudo igual. O clássico das duas maiores torcidas do Brasil tem tudo para ser espetacular.

Flamengo

A crise no urubu vem atormentando o ambiente na Gávea, mas uma classificação em cima do Corinthians pode mudar de vez o ambiente. Ainda sem treinador oficial, o Flamengo será comandado pelo ex auxiliar de Andrade, Rogério Lourenço (treinador da Seleção Sub 20), e volta a contar com o apoio de sua torcida que faz fila para adquirir ingressos para quarta feira. No primeiro dia de vendas, já foram comercializador 22 mil bilhetes. O Flamengo ainda tem um grande time e pode muito bem passar pelo Corinthians e acabar com a má fase e a crise dentro de campo. O Imperador pode ser o nome do jogo, basta estar de bem com a vida.

Corinthians

Já no Parque São Jorge, o clima é diferente em relação a Gávea. De bem com a vida e muito concentrado apenas na Liberadores, o timão vem com tudo para cima do Flamengo. Dono da melhor campanha da Libertadores, o Corinthians vem como favorito pelos números.

Flamengo  Corinthians

Não acredito em favorito para esse jogo. É clássico, é jogo de massa, é duelo de gigantes. Adriano e Ronaldo podem ser atores principais, coadjuvantes ou apenas figurantes neste filme. Esse clássico vai ser decidido na competência e nos detalhes. Não será jogo de sorte. Creio que o Flamengo é time de mais chegada e por isso aposto no urubu. Não sei quem leva vantagem no caso de jogo de ida ou volta. Acho que o primeiro jogo é fundamental e no maracanã lotado, só em caso de tragédia que o Flamengo não vença. Falou em decisão, a camisa rubro-negra fica pesada. Mas o adversário não é qualquer adversário, é simplesmente o CORINTHIANS. O Brasil inteiro vai parar para ver, menos Minas Gerais que vai estar no Mineirão.

Neymar fora! Bom para o Galo

A maior revelação do futebol brasileiro e hoje considerado melhor jogador do país, o garoto Neymar está fora do confronto de quarta feira contra o Atlético Mineiro, no Mineirão, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O craque da vila sofreu uma lesão no olho durante a partida contra o Santo André pela final do Campeonato Paulista ontem no Pacaembu. De acordo com o pai do jogador, Neymar ficará por 72 horas de repouso e não poderá enfrentar o Galo.

O lance em que Neymar se contundiu aconteceu aos 29 minutos ainda do primeiro tempo. Após contato com o zagueiro Toninho do Ramalhão, o jogador do Santos com sua própria mão atingiu em alta velocidade o olho. Além disso, Neymar teve um corte no braço, mas foi prontamente atendido pelos médicos do Peixe. Sentindo dores no olho, o atleta ainda continuou em campo até o fim do primeiro tempo. No intervalo foi substituído por André e assistiu o segundo tempo das cadeiras numeradas do Pacaembu.

O técnico Dorival Júnior proibiu os jogadores de pensarem na final, pois tem jogo complicado na quarta feira diante do Atlético no Mineirão. Com desfalque do craque, o treinador já pensa no substituto para formar a dupla de ataque com Robinho, o nome mais certo é o de André.

Com esse desfalque, quem ganha é o Atlético. O craque santista vem sendo fundamental na campanha espetacular do Santos. Claro que ainda tem Robinho e Ganso, mas é uma peça a menos para um jogo difícil.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Do céu ao inferno
























Depois de comandar o Flamengo no título brasileiro do ano passado, o técnico Andrade está com os dias contados no Fla. Com um início de ano conturbado em relação a renovação de contrato, ajustes salariais, o treinador continuou no cargo. Mas o futebol que o rubro-negro vem apresentando está longe de ser o que conquistou o Brasileirão de 2009.

O Flamengo se reforçou para a temporada deste ano contratando Vágner Love e mantendo a base do elenco do ano passado. O que se esperava era mais um ano de glórias no estadual e a disputa pelo título da Libertadores. Mas não é o que vem acontecendo, os torcedores podem contar nos dedos quantos jogos o Fla foi bem este ano. A última partida boa que o rubro-negro fez foi o segundo tempo contra o Fluminense onde venceu por 5 a 3 em uma atuação sensacional de Adriano no segundo tempo. No mesmo jogo iniciou uma crise entre o meia Petkovic e o departamento de futebol do clube. No intervalo daquela partida, o meia sérvio foi subsituído e abandonou o estádio.

A credibilidade de Andrade com o grupo era mínima. Vários problemas extra campo colocaram em risco o cargo do treinador. Adriano não aparecia para treinar e desfalcava o time em jogos importantes pela Libertadores, além de aparecer constantemente em páginas de outras editorias dos jornais. O grupo do Flamengo era nítido que estava rachado com Petkovic. Durante semanas, jogadores deram declarações polêmicas sobre o sérvio. O grupo estava sem controle.

Com tantos fatores fora das quatro linhas, o urubu vai mal das pernas dentro de campo. Foi eliminado pelo Botafogo na semifinal da Taça Guanabara e vice da Taça Rio pelo mesmo Botafogo. Na competição sulamericana, o time precisa fazer contas para se classificar para a próxima fase. Depois de tropeços no torneio, o Flamengo terminou sua fase de grupos dependendo de uma grande combinação de resultados para ser o último melhor segundo colocado. Ontem no Maracanã, o time precisava de uma vitória com diferença de dois gols de saldo para se classificar e venceu por 3 a2 em um jogo bastante equilibrado com o fraco Caracas.

Após não conquistar o resultado que precisava, o dirigente Marcos Braz decidiu dar a declaração que Andrade será demitido do clube nos próximos dias. A situação no Ninho do Urubu não é nada agradável. Pode ser que seja feita uma reunião com a presidente do clube, a ex nadadora Patrícia Amorim, para definir o futuro do departamento de futebol e sobre o time. De acordo com Patrícia, a brincadeira no Fla vai acabar e nem Adriano pode ser perdoado na renovação de contrato. O Imperador ganha 600 mil reais por mês para jogar 1 partida a cada 4 jogos e não rendendo metade do esperado. Nesta brincadeira pode sobrar até mesmo para o cartola.

A crise é grande e alguém tem que pagar o pato, mas como o clube é cheio de trapalhões no departamento, manda quem pode e obedece quem tem juizo. O treinador que é cria do Flamengo e teve a coragem de assumir a equipe em momento ruim do brasileiro e deu a volta por cima conquistando o título que não vinha há 17 anos. A imprensa, os torcedores, todo mundo sabe que Andrade não é o culpado pela situação do Fla. O comandante do time deixou de ser comandante e passou a ser apenas um herói do passado. Aliás, o Flamengo não tem comandante desde o início do ano, Patrícia Amorim assumiu o cargo de presidente pensando em reestruturar o clube, mas não contava com o mundo do futebol e agora tá segurando a barca.

Achar a culpa pela campanha é fácil de achar, só não enxerga quem não quer: Adriano, Petkovic, Álvaro, Bruno, Vágner Love, Marcos Braz e outros, mas alguém tem que ser o culpado e pagar por tudo, que seja o Andrade.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Galo despacha o Leão na Copa do Brasil! Agora é o Santos


















O Atlético Mineiro foi a Recife e não se intimidou com a Ilha do Retiro lotada. O Galo venceu o Sport por 2 a 0 e avançou às quartas de final da Copa do Brasil. Tardelli e Muriqui fizeram os gols para a equipe. O próximo adversário agora é o Santos.

Diante de quase 30 mil pessoas na Ilha, o Atlético entrou em campo como se tivesse jogando dentro de casa. Com um esquema tático perfeito montado por Luxemburgo, o time mandou no jogo durante os 90 minutos e poderia ter fechado o jogo com um placar maior.

Era normal a pressão que o Sport faria nos primeiros minutos, mas o Galo suportou bem e começou a dominar o jogo. Com um bom toque de bola e marcação muito forte, a equipe mineira neutralizou os anfitriões.

O primeiro gol não demorou a sair, aos 19 minutos, Zé Luís achou uma brecha na área e lançou Fabiano. O volante bateu forte, Magrão não segurou e Muriqui mandou para as redes. O ritmo não mudou. E o segundo gol veio aos 38 minutos. Diego Tardelli avançou pela esquerda, passou pelo marcador, invadiu a área e chutou na saída de Magrão.

No segundo tempo, o Sport teve apenas uma chance que levou perigo em um chute de Julio Cesar no primeiro minuto que Aranha espalmou. O Atlético não mudou seu roteiro na partida, manteve o toque de bola e marcando forte.

O técnico Luxemburgo modificou na metade da etapa final. Ricardinho e Renan Oliveira entraram no lugar de Tardelli e Correa e deu um novo fôlego no meio do time atleticano.  O Galo desperdiçou grande oportunidade para ampliar aos 19 minutos, com Muriqui. Na metade da etapa, Luxemburgo reforçou ainda mais a marcação no meio-campo, com Jonílson na vaga de Fabiano. Aos 32 e 33, quase o terceiro gol, em finalizações de Renan Oliveira, mas para fora. Com o Sport se arrastando em campo, o Atlético ainda perdeu uma chance com Jonílson e outra, claríssima, com Renan Oliveira.

O Atlético enfrenta o Santos já na próxima quarta feira pelo primeiro jogo das quartas de final eno Mineirão, em Belo Horizonte. A expectativa é de que seja jogo de recorde de público da Copa do Brasil.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Deixa a bola rolar professor...

Quem acompanha muito o futebol brasileiro vai concordar comigo neste post. A porcentagem de bola rolando nos jogos pelo Brasil é muito pequena. Eu atribuo esse ponto negativo ao modo dos árbitros brasileiros. Tá difícil ter paciência para assistir uma partida inteira de futebol aqui no Brasil, pois a cada minuto o juiz apita com qualquer esbarrão. Não é questão de que se não apitar vai ter violência dentro de campo, mas é questão de bom senso da arbitragem brasileira.

Por isso uma partida do futebol europeu e do resto da América do Sul é diferenciado, deixa o jogo correr, deixa a jogada seguir com vantagem, aliás, não sei mais se existe vantagem no futebol brasileiro.

Com tanta catimba por parte da arbitragem brasileira, pode acabar refletindo no resultado de um jogo e prejudicar alguma equipe. Um suspiro na cara do adversário é falta, encostar no adversário é falta e assim vai, já vi jogo onde 40% de bola rolando, isso é inacreditável e ninguém toma uma atitude.

Não vou tirar a culpa de argentinos e uruguaios com suas catimbas, mas é fruto da arbitragem lá fora que deixa a bola correr e a marcação dura faz parte do jogo e não um anti-jogo. Na Europa a bola corre facilmente, as jogadas fluem naturalmente sem interrupção do árbitro.

A arbitragem brasileira tem que parar com essa de apitar tudo que vê pela frente, tem que deixar a bola correr, tem que deixar o futebol acontecer se não fica sonolenta a partida, se não o torcedor perde a paciência, acaba ficando nojento de ver jogo aqui no Brasil.

domingo, 18 de abril de 2010

Acabou o trauma! Botafogo é o Campeão Carioca 2010



















O pesadelo dos botafoguenses finalmente passou. Depois de três vices estaduais consecutivos para o rival Flamengo, o Botafogo se consagrou Campeão Carioca direto depois de vencer a Taça Guanabara e hoje a Taça Rio, sem precisar haver uma final.

O Botafogo que estava sendo pressionado pela sua torcida depois de 3 anos perdendo as decisões para o Flamengo e eliminado precocemente da Copa do Brasil, precisava urgente de uma vitória hoje e nada melhor que em cima do mesmo Flamengo para lavar a alma. Depois de um jogo muito movimentado no Maracanã hoje, o time de Joel foi melhor e mais produtivo e venceu o Fla por 2 a 1 e consequentemente conquistou o título estadual.

A partida foi marcada pela tensão e preocupação com a arbitragem que vinha sendo polêmica durante o Campeonato Carioca deste ano. Não acredito que tenha havido lances que comprometesse o jogo hoje. Acho que todos os lances foram justos, porém uma grande distribuição de cartões na partida, tanto para o Flamengo quanto para o Botafogo. E nos lances dos pênaltis, acho que todos foram marcados corretamente. Se houve algum erro, acredito que hoje tenha sido sem intenção de prejudicar.

O Botafogo começou melhor que o Flamengo, correndo mais e agredindo mais. Aos 13 minutos de jogo, Ronaldo Angelim puxou Fábio Ferrera dentro da área e o juiz marcou pênalti. Herrera cobrou no meio do gol e fez o seu 12º gol pelo Botafogo que abria o placar. Depois do gol, o Botafogo sentiu um pouco o cansaço e deixou o Flamengo a gostar do jogo, mas nada de grandes oportunidades. Primeiro tempo foi marcado por muita correria. Aos 43 minutos do primeiro tempo confusão na área do Bota, Adriano segurado por Fábio cabeceou, Jeferson fez boa defesa, mas Vagner Love pegou a sobra e empatou.

No segundo tempo, as duas equipes erravam muito nos passes. Só aos 25 minutos que o juiz viu uma falta de Willians em Edno. Na cobrança da falta, após cruzamento, Maldonado puxou Herrera dentro da área e o juiz marcou pênalti novamente. Maldonado como já tinha amarelo, levou o vermelho e foi para o chuveiro mais cedo. Loco Abreu bateu com estilo sem chances para Bruno e o Botafogo ficou novamente a frente do placar.

A partir daí, dois nomes ganharam destaques no jogo. Um ganhou destaque positivo e o outro negativo. O destaque positivo foi o goleiro Jefferson que começou a fazer milagres no gol do Botafogo. Já do outro lado, o Imperador estava apagado, longe de suas atuações brilhantes.

O jogo ganhou mais emoção. Fahel fez pênalti em Ronaldo Angelim, após cruzamento. De um lado Adriano, do outro Jefferson. Na cobrança, o Imperador bateu rasteiro e Jefferson fez uma defesa espetacular. Era sinal de que o dia do Botafogo chegara. Mas a pressão do Flamengo ainda assustava a Estrela Solitária que temia em não brilhar, mas o iluminado Jefferson estava lá para pegar até raios. No final da partida, depois de um bate e rebate dentro da área, Rodrigo Alvim chutou e Somália tirou quase em cima da linha. Depois novamente na área, a bola sobrou para Vagner Love chutar rasteiro e Jefferson fazer defesa espetacular. Era o úlltimo lance do Campeonato Carioca 2010. Após o apito final, o chororô do Botafogo não era mais de tristeza, era de alegria. O Botafogo é o Campeão Carioca 2010.

De pior time do Rio, passou a ser o "melhor" !

Galo x Tigre disputam Minas Gerais



É isso mesmo, Galo e Ipatinga vão fazer a grande final do Campeonato Mineiro 2010. O Atlético foi o primeiro a se classificar ao empatar com o Democrata GV ontem a noite no Mineirão depois de ter vencido a primeira partida da semifinal. Já o Ipatinga desbancou o Cruzeiro hoje a tarde no Mineirão ao vencer a equipe celeste por 3 a 1.

A partida de hoje entre Ipatinga e Cruzeiro foi marcada pela polêmica da arbitragem. No primeiro tempo, o árbitro da partida Ricardo Marques foi muito questionado ao não marcar dois pênaltis claros e anular um gol legítimo a favor do time do Vale do Aço. No intervalo, os jogadores reclamaram muito e dirigentes também entraram na confusão. O placar moral no primeiro tempo poderia ser de 3 a 0 para o tigre.

No segundo tempo, o Ipatinga continuou jogando melhor e não se intimidou no Mineirão. Aos 15 minutos, Danilo Dias abriu o placar para o Ipatinga ao receber belo passe e tocar na saída de Fábio. O segundo gol não demorou a sair, aos 19 minutos novamente Danilo Dias recebeu lançamento excelente que saiu sozinho na cara do gol e fuzilou as redes e ampliar.

O técnico Adilson Batista mexeu totalmente na equipe, que tinha entrado com um time praticamente reserva. Mas Thiago Heleno colocou tudo a perder para o Cruzeiro e foi expulso.  Aos 35 minutos do segundo tempo, Alessandro fez mais um para o Ipatinga e logo depois foi expulso. Aos 44 minutos, Max Carrasco fez pênalti em Wellington Paulista e foi expulso. O atacante bateu forte e no meio do gol para diminuir, mas já era tarde. Final de jogo, Ipatinga 3 a 1 e agora vai enfrentar o Atlético na final.

Cornetada

Toda arrogância será sempre castigada. Infelizmente não podemos escolher adversário para a final e infelizmente não temos culpa se o Cruzeiro não chegou, como diz o meu amigo Guilherme: Futebol é competência. Adilson Batista foi extremamente burro ao poupar os jogadores por causa do jogo no Chile. Independente do campeonato, toda decisão é decisão, não priorizaram o Mineiro e estão arriscados a ficar fora da Libertadores com esse time que não é grandes coisas.  Atlético e Ipatinga mereceram chegar a final, principalmente o Ipatinga que conseguiu derrubar todas as vantagens que jogou contra Tupi e Cruzeiro. O Atlético fez o seu papel de prevalecer o grande de Minas.

sábado, 17 de abril de 2010

Galo é o primeiro finalista
















Em um jogo muito fraco tecnicamente, o Galo assegurou sua vantagem que havia conseguido reverter no primeiro jogo e chegou à decisão do Campeonato Mineiro. Atlético e Democrata GV não sairam de um empate sem gols no Mineirão na noite deste sábado.

O técnico Vanderlei Luxemburgo entrou com um esquema de três zagueiros e poupou alguns titulares para a partida de volta da Copa do Brasil onde o Galo enfrenta o Sport na quarta na Ilha do Retiro. Durante a partida, o treinador foi mexendo no elenco para continuar poupando os jogadores, sem contar que alguns estão pendurados com cartão amarelo para a final.

A partida foi muito fraca, o Atlético perdeu algumas chances de gols claras no primeiro tempo, mandando duas bolas na trave. O Democrata não assustava e parecia ficar satisfeito ao chegar na semifinal do Campeonato Mineiro.

No segundo tempo, o Atlético segurou o jogo, ficou trocando passes e administrou a posse de bola. No final da partida, o Democrata iniciou uma pressão pra cima do time de Luxemburgo, mas nada que assustasse a meta alvinegra.

O resultado garantiu o Galo a mais uma final do Campeonato Mineiro. Agora o Galo espera pelo adversário do confronto entre Cruzeiro e Ipatinga amanhã no Mineirão. O Atlético vai em busca do seu 40º título do estadual, o maior vencedor do campeonato.

Está ai notícias para o meu amigo Guilherme que estava querendo saber notícias do Campeonato Mineiro.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Será mais uma atrapalhada do Real?















O Real Madrid não aprende a contratar e parece continuar não querendo aprender. De acordo com o jornal inglês "The Sun", o time merengue estaria de olho na contratação do astro inglês Wayne Rooney que atua pelo Manchester United. Não só do atacante, mas Florentino Perez gostaria também de contar com Fabio Capello para comandar sua equipe.

As informações do valor estimado seria de 102 milhões de euros (240 milhões de reais) que o Real Madrid estaria disposto a pagar por Rooney, valor que supera a transação de Cristiano Ronaldo que na época foi por 94 milhões de euros e de Kaká também que foi por 65 milhões de euros. Além do valor da contratação, Rooney receberia R$ 2,7 milhões por mês durante cinco temporadas.

Mas as informações são especulações, não tem nada certo ainda, mas o Real gostaria de contar com o atacante depois da Copa.

Rooney hoje sem dúvida é o segundo melhor jogador do mundo atrás do argentino Messi. É um jogador muito valorizado, mas o Real Madrid passa dos limites com esse valor. Não é questão de desvalorizar o inglês, mas com 102 milhões de euros, o time madrileno pode montar um elenco todo para disputar títulos. Florentino Perez insiste em reforçar apenas o setor ofensivo e deixa o meio de campo para trás sem reforços, que por sinal é muito fraco.

O Real Madrid não consegue sair da crise e com burrice. É um time que tem estrutura, um dos mais ricos do mundo se não for o mais rico, é um time que todo jogador sonha em jogar um dia, mas insiste em errar. Bom para o Barcelona que joga por música no comando de Messi.

Será mais uma atrapalhada do Real?

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fim de papo: Sport é o Campeão Brasileiro de 1987

Uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro de todos os tempos finalmente parece ter seu fim. O Campeonato Brasileiro de 1987  tem o seu Campeão e chama-se Sport Clube Recife, o leão da ilha.
Depois de muitos anos de polêmica com o Flamengo se intitulando hexacampeão brasileiro contando como conquista o campeonato de 1987, agora volta a ser pentacampeão nacional e o São Paulo continua com a hegemonia do país como o maior campeão brasileiro desde 1971.
Um documento de 3 folhas foi emitido hoje pelo departamento jurídico da CBF dando fim ao caso de 1987 e o presidente da entidade, Ricardo Teixeira também já se pronunciou sobre o caso.

Entenda o caso de 1987

O Campeão e o vice do módulo verde (equivalente a série A) teria um cruzamento contra o Campeão e vice do módulo amarelo (equivalente a série B). No caso, Flamengo campeão do módulo verde e o vice Internacional contra o Sport campeão do módulo amarelo e o Guarani, vice da competição. O Flamengo e o Internacional se recusaram a fazer esses confrontos e em seguida o Sport venceu o Guarani na grande final do Brasileiro e assim decretando o Campeão nacional de 1987. O time leonino disputou então a Taça Libertadores da América no ano seguinte (1988).

Ao longo da história, o ex presidente do rubro-negro Kléber Leite afirmou que o ex presidente do Sport havia feito um acordo com o time carioca a dividir a taça de campeão e assim entraria no clube dos 13. O tal documento nunca foi apresentado pelo ex dirigente flamenguista.

Abaixo a campanha do Sport em 1987

16/09/87 – Sport 1 x 1 Atlético-PR
20/09/87 – Sport 2 x 0 Guarani (3.323)

23/09/87 – Sport 3 x 0 Criciúma (3.199)
27/09/87 – Joinville 0 x 1 Sport
30/09/87 – Portuguesa 1 x 1 Sport
04/10/87 – Atlético-GO 0 x 0 Sport
07/10/87 – Rio Branco 0 x 1 Sport
11/10/87 – Sport 4 x 0 Inter/SP (6.446)
25/10/87 – Sport 2 x 1 Ceará (7.773)
28/10/87 – Bangu 2 x 0 Sport
01/11/87 – Náutico 0 x 1 Sport
08/11/87 – Sport 0 x 0 Vitória (9.160)
11/11/87 – CSA 0 x 1 Sport
15/11/87 – Sport 2 x 1 Treze

Semifinal do Módulo Amarelo


29/11/87 – Bangu 3 x 2 Sport
03/12/87 – Sport 3 x 1 Bangu (24.472)

Final do Módulo Amarelo

06/12/87 – Guarani 2 x 0 Sport
13/12/87 – Sport 3 x 0 Guarani (16.674) *

* Nos pênaltis, empate por 11 x 11. Os dois times, em comum acordo, encerraram as cobranças e dividiram o título do Módulo Amarelo. A CBF, porém, deu o título Sport.

Quadrangular final do Brasileirão de 1987


24/01/88 – Sport W. x O. Internacional *
27/01/88 – Sport W. x O. Flamengo *
30/01/88 – Guarani 1 x 1 Sport
07/02/88 – Sport 1 x 0 Guarani (26.282)

* Flamengo e Inter se recusaram a disputar a fase final da competição – cruzamento dos módulos Amarelo e Verde – e perderam po WO.

Classificação oficial: 1º Sport; 2º Guarani; 3º Flamengo; 4º Internacional.



Enfim, uma polêmica acaba de ser encerrada. Finalmente! Quem quiser acompanhar o documento da CBF, deixarei o link abaixo para esclarecer melhor. Se o Vasco teve que jogar contra o São Caetano a final de 2000, por que o Flamengo seria o campeão brasileiro de 1987? É covardia querer tirar o título de um time que entrou em campo pra jogar e seu adversário não entrar em campo e consequentemente dar o troféu para o mesmo rival que não entrou em campo. Eu não sei os motivos do Flamengo não querer os cruzamentos e também não entendo o porque dessa regra dos cruzamentos finais de 87. A partir de agora, o São Paulo leva a "Taça das Bolinhas" que conquistou o campeonato nacional 3 vezes seguidas (1977, 1986, 1991, 2006, 2007, 2008). Acabou a discussão de 1987, o leão da ilha é o legítimio e único Campeão Brasileiro de 1987, parabéns pelo título e parabéns para a justiça no futebol brasileiro. Uma mancha da história foi limpa e a página pode virar sossegada agora.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1569654-9865,00-PARECER+DA+CBF+E+CONTUNDENTE+O+FLAMENGO+NAO+FOI+CAMPEAO+EM.html

segunda-feira, 12 de abril de 2010

e mais uma vez....





















Parabéns ao Srº João Batista Arruda, pelo gol de pênalti do Vagner Love e do pênalti não marcado do Williams. Você foi só mais um árbitro a fazer parte da história "vitoriosa" do Flamengo. Você ficou hospedado na concentração do Flamengo igual o José Roberto Wright em 1981?

Sem mais no post de hoje

sábado, 10 de abril de 2010

Libertadores x Uefa Champions League
























Dois continentes, dois futebol, vários times e apenas um time será o campeão do mundo. Como tenho faltado com os textos aqui e consequentemente não dá mais para escrever sobre os resultados da Libertadores e das quartas de final da Liga dos Campeões. Há um tempo atrás eu parei para analisar a forma com que os times que disputam o mais importante torneio das Américas e o principal campeonato da Europa. É evidente tamanha superioridade do velho continente sobre os sulamericanos. É um futebol técnico, envolvente, de marcação forte e principalmente habilidoso contra um futebol simplesmente de muita correria e pouca técnica. Claro que investimento, estrutura, dinheiro é essencial para formar uma equipe e não é a toa que é o sonho de todo jogador ir para a Europa, mas é lá que jogam jogadores de seleções campeãs da Copa do Mundo como Itália, Alemanha, Inglaterra e as tradicionais seleções da Espanha e Holanda, enquanto na Libertadores apenas os times brasileiros e argentinos que podem fazer a diferença.

Separei dois jogos para analisar, Cruzeiro x Velez e Manchester x Bayern. O clássico sulamericano foi um jogo bom, porém só da parte dos brasileiros, que por sinal é um grande favorito ao título da Libertadores dentro do nível da competição. O Cruzeiro jogou muito bem, envolveu os argentinos e sequer chegaram a meta de Fábio. A equipe de Adilson Batista venceu por 3 a 0 e praticamente está classificado para a fase final da Libertadores. Mas uma parte importante a ser analisada é a forma de como o futebol sulamericano tem de catimbar uma partida, segurar a posse de bola sem nenhum objetivo. O Velez correu, correu e correu e não fez nada, pois não tem um elenco técnico, mas sim de força e tática. Já o Cruzeiro é um bom time, tem um bom ataque, um bom toque de bola.

Já no clássico da Europa, o futebol é de encantar os olhos. Manchester e Bayern fizeram um dos melhores jogos do ano com jogadas excepcionais e gols bonitos. De um lado tinha Rooney e do outro tinha Roben. Jogadores que podem fazer a diferença para suas seleções na Copa do Mundo. Era um futebol bonito de se ver, de jogadas sem violência, toque de bola refinado das duas partes. Qualquer resultado não podia ser considerado zebra, pois os times jogavam para vencer e com classe. Em momento nenhum da partida, o Manchester ou Bayern tentou segurar o resultado, ambos continuaram no ataque e proporcionando belas jogadas.

Este ano de 2010, o nível da Libertadores caiu bastante com ausência de Boca Juniors, River Plate, LDU e outros. Então o campeão da América ainda está longe de ser favorito ao título Mundial, não que isto aconteça, qualquer time pode chegar lá e surpreender, mas se estamos falando de futebol, o Mundo fica mais uma vez nas mãos da Europae que por sinal vai permanecer na Espanha com o Barcelona.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

O pior do Rio
















Que noite hein papai Joel? A foto explica tudo. Ontem a noite o Botafogo foi eliminado precocemente da Copa do Brasil em casa pelo fraco Santa Cruz que atualmente disputa a série D do Brasileiro. O time de General Severiano perdeu no Engenhão por 3 a 2 e foi desclassificado. O Botafogo tinha a vantagem do empate por ter vencido o time pernambucano em Recife por 1 a 0, mas a história no Rio foi outra.

O Santa Cruz jogou como se estivesse em casa, pressionou o Botafogo e o encurralou para seu campo de defesa. Era um aviso de que uma tragédia seria anunciada para a torcida solitária. Com 6 minutos de jogo, Léo do meio da rua arriscou, a bola quicou na frente de Jéfferson que aceitou, era o primeiro do Santa. A partir daí o resultado levaria para as penalidades. Não satisfeito com o resultado, o tricolor pernambucano continuou no ataque, forçando o camisa 1 do Botafogo a trabalhar bastante.

Mesmo pressionado, o Botafogo chegou ao empate. Aos 20 minutos Herrera recebeu cruzamento rasteiro e completou para o gol. Mas o resultado não assustava o Santa Cruz que novamente foi ao ataque e quase ampliou. Aos 45 do primeiro tempo, Brasão em uma jogada de raça caiu na área e o juíz marcou pênalti. Élvis foi para a cobrança e Jéfferson defendeu para alívio do Botafogo.

Com uma formação mais ofensiva, o time de Joel voltou pro segundo tempo, mas eram os pernambucanos que incomodava. Aos 6 minutos, Élvis forçou o goleiro alvinegro a fazer boa defesa. Era pressão do Santa Cruz em pleno Vazião, ou melhor, Engenhão.

O jogo ficou aberto e as duas equipeas atacavam, mas foi o Santa que marcou o segundo gol. Aos 25 minutos, Brasão invadiu a área e chutou cruzado, a bola passa por baixo de Jéfferson e entra, era o segundo gol do tricolor. Com esse resultado havia acabado as possibilidades de disputa de penalidades e o Santa Cruz ia se classificando ao fazer 2 gols na casa do adversário.

No desespero da torcida, o Botafogo começou a pressionar. Aos 39 minutos, boa chance para Herrera de cabeça que Tutti fez boa defesa. Aos 40 minutos depois de uma dividida, a bola sobrou para Herrera novamente de canhota no ângulo, belo gol. Era o empate do Botafogo e trazia novamente a classificação.

Mas o pesadelo do Botafogo voltou 5 minutos depois, quando Souza aproveitou um chute errado de Joelson e fez o terceiro gol do Santa Cruz e a eliminação precoce do Botafogo. Final de jogo, 3 a 2 para o tricolor pernambucano que segue adiante na Copa do Brasil e enfrenta o Atlético GO. Já o Botafogo volta o foco no Carioca depois de ser eliminado da Copa do Brasil.

Visão de boleiro

Sinceramente? Não foi surpresa, o Botafogo já era pra ter sido eliminado na primeira fase contra o São Raimundo. É claro que o Botafogo é disparado o pior time do Rio entre os grandes. Eu sempre digo que esse Carioca não serve de base para analisar time nenhum. Fluminense, Vasco e Botafogo não têm fortes elencos para disputa de torneios nacionais, apenas regionais. Que me desculpem meus amigos vascainos, mas estou falando a verdade.

Gosto da simpatia de Joel Santana, mas não como treinador. É um cara que não ganha campeonatos nacionais, apenas estaduais e ultimamente têm ganhado a função de salvador da pátria. Time muito fraco do Botafogo e que vai novamente disputar para não cair no brasileiro e desta vez não sei se vai ter Vazião, ou melhor, Engenhão cheio no final do Campeonato não. A torcida alvinegra nunca foi presente com o time e agora pode perder a paciência de vez.