A "Celeste Olimpica" foi a primeira seleção a se classificar para as quartas de finais da Copa do Mundo. O Uruguai venceu a Coréia do Sul por 2 a 1 na tarde deste sábado em Porto Elizabeth, com dois gols de Luiz Suarez.
A equipe sul-americana quebrou um tabu que durava há 40 anos quando a última vez em 1970 figurou entre as oito melhores seleções do Mundo.
O jogo foi muito equilibrado, variando de domínio de jogo por ambas as equipes durante a partida. Mas quem saiu na frente foi o Uruguai. Logo no início, Forlan fez um cruzamento fraco que contou com a ajuda do goleiro Jung Sung Ryong para Suarez empurrar para as redes.
O gol assustou os coreanos que errava muitos passes facilitando o domínio uruguaio. Por sua vez, o Uruguai passou a se preocupar em defender mais. Aproveitando da situação, a Coréia tomou coragem e foi para cima, mas sem sucesso. Antes de terminar o primeiro tempo, o árbitro deixou de marcar um pênalti a favor da Celeste.
No segundo tempo a chuva começou a cair forte, mas o jogo voltou quente. A Coréia voltou melhor e ditava o ritmo do jogo até chegar ao empate. Em um cruzamento na área do Uruguai, Lee Chung Young tocou de cabeça na falha saída de Muslera.
O empate despertou o Uruguai que voltou a atacar a Coréia, mas o tempo estava passando. Mas a individualidade de um jogador pode decidir uma partida e isso foi o ingrediente para definir a partida. Luiz Suarez fez bela jogada e colocou a bola com perfeição no canto de Jung Sung Ryong e decretar a classificação após 40 anos.
Foi um jogo muito equilibrado e qualquer resultado seria justo. O Uruguai que é bicampeã do Mundo volta ao posto que conseguiu há muitos anos atrás e agora vai enfrentar Gana nas quartas de final. Acredito assim como meu amigo Maurício que a Celeste pode ir longe na Copa pelo equilibrio do time e pela chave.
Oitavas de final
Uruguai 2x1 Coréia do Sul
*Estados Unidos 1x2 Gana ( Gana venceu na prorrogação )
2 comentários:
Esta é a melhor geração do futebol uruguaio dos últimos tempos.
Acredito quie nossos vizinhos sul-americanos estarão na semifinal na África do Sul.
Novamente Oscar Tabarez leva a Celeste longe.
Abraços
Estou gostando muito dos uruguaios. Estão aliando a experiência de Lugano e Diego Forlán, com a juventude de Suárez e outros. Estão jogando direitinho, sabendo das limitações da equipe.
COmo escreveu meu colega Maurício, é a melhor geração uruguaia dos últimos tempos. Melhor do que da década de 80, que tinha Francescolli e Ruben Paz.
Postar um comentário