sexta-feira, 25 de junho de 2010

A hora de "matar"

Eram 32 times, agora sobraram apenas 16. A partir de agora é o famoso "mata-mata"  da Copa do Mundo, vai começar as oitavas de final.

Quem valorizou se classificou, quem não jogou como devia voltou para casa mais cedo. A Copa das vuvuzelas teve de tudo na primeira fase, de emoção a dor, da alegria ao sofrimento, do boicote ao suor, dos gols feios aos gols de placas.

Teve sim várias surpresas, mas até que ponto pode considerar um fracasso como surpresa? Até que ponto pode considerar um futebol jogado taticamente pode ser considerado surpresa? Assim foi o caso de França e Itália, atual vice campeã e a própria campeã, que detém quatro títulos e que melancolicamente terminaram em último lugar em seus grupos.

Teve injustiças, teve jogo feio, teve gol no último minuto, teve classificação garantida no último minuto de jogo, teve goleada, teve jogo sem gols, essa foi a primeira fase da primeira Copa do continente africano. Lamentamos a decepção do continente por ter apenas uma equipe classificada, a seleção de Gana. Mas isso não é vexame, com times limitados até deram um certo trabalho e ainda fizeram bons jogos. Os anfitrões bafanas não se classificou no saldo de gols, mas venceu a França e fez um bom jogo contra o México. Costa do Marfim também ficou no saldo de gols e por ai vai.

Os 16 times que começarão a nova fase da Copa fizeram justiça ao que foi apresentado até agora na Copa. Argentina, Brasil, Alemanha fizeram seus papéis. Inglaterra, Espanha, Holanda e Portugal não deixaram a desejar, independente da derrota da Espanha diante a Suiça onde a bola não quis entrar. Japão, Chile, Estados Unidos, Coreia, Eslováquia, México, Paraguai e Uruguai jogaram para ganhar e já são vitoriosos na Copa.

Agora é a hora de mostrar e jogar o dobro. Quem perder dá adeus ao som das vuvuzelas. Que cada uma dessas seleções mostrem um futebol bonito e principalmente vontade de ganhar. Sempre vai existir o favoritismo de Brasil, Argentina, Alemanha, mas como eu disse, o futebol não é uma ciência exata e tudo pode acontecer. Se todos chegaram até aqui é porque tem condições de brigar de igual pra igual.

Oitavas de Final

Brasil x Chile
Argentina x México
Alemanha x Inglaterra
Espanha x Portugal
Estados Unidos x Gana
Holanda x Eslováquia
Paraguai x Japão
Uruguai x Coréia do Sul

Nenhum comentário: