segunda-feira, 21 de junho de 2010

A força das Américas


Grande destaque da Copa 2010, o continente sulamericano está com força total na África do Sul. Os representantes da América (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile) estão praticamente garantidos na segunda fase do Mundial.

Eu não destacaria nenhum a princípio, mas acreditaria que as grandes surpresas são Uruguai e Chile. A celeste não fazia uma boa campanha em Copa há anos e joga por um empate com o México para garantir o primeiro lugar de seu grupo. A seleção chilena não disputava a Copa desde 1998 na França quando foi eliminada pelo Brasil nas oitavas ao perder por 4 a 1.

O que define a boa campanha dos sulamericanos na Copa é o trabalho levado a sério de cada um. Chegar a um Mundial e passear não é objetivo de ninguém, todos querem deixar uma boa impressão.

Mas além do profissionalismo, o futebol que vem sendo apresentado não é de encantar os olhos, mas é um futebol competitivo e compacto. É bom destacar que Chile, Paraguai, Uruguai estão em grupos de seleções consideradas favoritas como Itália, França e Espanha e não vem decepcionando não. No caso do Chile, basta empatar com a Espanha para garantir o primeiro lugar e fugir de um possivel confronto com o Brasil novamente nas oitavas de final.

O Paraguai também está bem no grupo da atual campeã, a Itália. Com 4 pontos em 2 jogos, a seleção de Cabañas pode garantir sua classificação sem dificuldades com a fraca Nova Zelândia. A situação da celeste bicampeã do Mundo também está confortável. Após empatar com a França, a seleção de Forlan venceu os bafanas por 3 a 0 e praticamente carimbou sua classificação.

São seleções que podem ir longe na África. A Copa de 2010 tem aparecido grandes surpresas e não me surpreenderia se desse uma final sulamericana, pois o futebol não é uma ciência exata. Não há nenhum jogador destaque, mas existe um conjunto e quando há um equilibrio, uma união, uma vontade de vencer dentro da equipe, é difícil ser batido.

2 comentários:

Mauricio Motta disse...

Juro que não te copiei, mas estou com este mesmo assunto no meu Blog. Até a nossa foto é igual, mas é legal que você toca em assuntos que eu não abordo e eu falo de questões não citadas por você.
Juro que não foi plágio.
Pensar em final sul-americana, só se for Brasil e Argentina. Não me surpreendo com a campanha dos sul-americanos tanto que no Bolão, os cinco passam de fase nos meus palpites.
Mas acho que Chile, Paraguai e Uruguai chegam no máximo a umas quartas de final. Mais que isso, apenas Argentina e Brasil que têm condições.
Abraços

José Renato Oliveira disse...

Com certeza teremos nesta copa um sul-americano na final.

Abç