segunda-feira, 31 de maio de 2010

O maior problema da Copa: A bola!


Ninguém deve estar entendendo nada. Há poucos dias do início da Copa do Mundo, alguns jogadores que irão disputar o Mundial questionaram muito a nova bola "Jabulani" que será usada na África do Sul.

Como se já não bastasse os jogadores da Seleção Brasileira, agora é a vez de Buffon e Casillas (Itália e Espanha) reclamarem da bola. Na semana passada, o goleiro Julio Cesar declarou que o objeto principal é horrorosa. Logo em seguida, o atacante Luis Fabiano alfinetou ao dizer que a Jabulani é sobrenatural.

A bola é formada por apenas oito gomos esféricos em 3-D, que foram moldados juntos. Com isso, a bola mantém a sua curvatura e estabilidade. Ela também permite o controle total independente da qualidade do piso e da situação climática.

Diante de tanta tecnologia feita para melhorar o futebol de alguns jogadores como Felipe Melo, Elano, Josué, Julio Baptista e outros, parece não ter surtido efeito. Afinal, acho que nada salva o futebol desses jogadores citados.

Basta os jogadores voltarem no tempo e relembrar nas edições anteriores da Copa do Mundo e ver como eram feitas a bola para Pelé, Garrincha, Platini, Paulo Rossi jogarem. Sem pouca tecnologia, a bola parecia ser de chumbo e mesmo assim foram craques. Alguns jogadores perderam a oportunidade de ficarem calados, pois nem deveriam estar na África. Acho que começou a desculpa de um possível vexame no continente africano.

domingo, 30 de maio de 2010

Deu tricolor no Mineirão


O Fluminense foi a Belo Horizonte e não se intimidou com o bom desempenho do Galo no Mineirão neste ano e venceu por 3 a 1, gols de Gum, Alan e Fred (Fluminense) e Muriqui (Atlético MG). Com a vitória, o Fluzão assumiu a vice liderança do Campeonato com 9 pontos, atrás do Corinthians que tem 13.

Dominando a partida, o Fluminense tomou um susto logo no início do jogo. Aos 2 minutos, Coelho foi na linha de fundo e cruzou rasteiro para Muriqui empurrar para as redes.

O time das Laranjeiras não sentiu o gol e logo após sair atrás do marcador foi para o ataque e Fred teve boas chances pelo alto. Com deficiência no setor, o Fluminense explorou as jogadas durante o primeiro tempo todo.  Mas o Galo também não assustava o tricolor, fez o gol e mais nada no primeiro tempo.

Na segunda etapa, os treinadores voltaram com substituições e Muricy se deu melhor. No Atlético saiu Junior para entrar o recém contratado Diego Macedo que por sinal é muito fraco e no Fluminense saiu Rodriguinho para a entrada de Alan. No Galo, o esquema era reforçar a marcação e no Flu era melhorar o ataque.

Com mais posse de bola, o Flu dominava o jogo, parecia estar em casa enquanto o Atlético recuava para sua defesa. O gol de empate não demorou a sair. Aos 16 minutos, escanteio bem batido por Marquinho que achou Gum na area para meter a cabeça empatando o jogo. O Atlético pagava um preço alto por recuar o time dentro de casa e pecar no defeito da bola aerea.

O gol da virada veio logo depois. Fred encontrou Alan livre na linha de fundo chutou sem ângulo, mas Marcelo aceitou. Essa era a segunda falha do goleiro atleticano em dois jogos disputados pelo time. Era a virada tricolor.

O jogo deu uma equilibrada, ambos os times começaram a criar mais chances de gols. De um lado, Marcelo tentava se redimir do erro com boas defesas, do outro lado a zaga do Flu segurava a pressão do Galo. Luxemburgo mexeu no time, colocou o atacante Ricardo Bueno e o time ficou com três atacantes e durante um periodo da partida era ataque do Atlético contra defesa do Fluminense.

A torcida estava impaciente e o time muito nervoso. O Galo foi ao ataque tentar o empate e no contra ataque o tricolor definiu o jogo. Aos 46, Fred tabelou com Alan e achou um grande espaço na zaga atleticana que tocou na saida de Marcelo e finalizar o placar, final 3 a 1.

O Atlético permanece com 6 pontos na tabela, aparecendo na parte de baixo da tabela. Esta é a segunda derrota seguida do Galo no Brasileiro. Na próxima rodada, o time mineiro vai ao Olímpico enfrentar o Grêmio. Já o Fluminense recebe o Vitória no Maracanã.

Opnião do Boleiro

O time do Atlético é visivelmente fraco em alguns setores. Não vejo um elenco fraco, mas vejo alguns setores carentes e jogadores titulares sem condições de jogar em time grande: Werley, Diego Macedo, Marcelo, Ricardo Bueno.  O Galo precisa urgentemente de um goleiro, lateral direito e um camisa 10. A torcida espera de Daniel Carvalho essa responsabilidade. Com essa paralisação da Copa, pode ser um bom tempo para que ele entre em forma. Meu destaque do Galo hoje é o retorno do zagueiro Lima, pois é um bom zagueiro, tem categoria e pode formar uma boa zaga com Jairo Campos.

Já no Fluminense, é um time bom, elenco forte e é sério candidato a disputar as cabeças do Brasileiro. Com um bom treinador como Muricy e Fred em forma, o Fluminense forma um dos melhores elencos do Brasil hoje. Mas também tem seus defeitos como goleiro. Se Conca e Fred estiver em boa forma, o Flu vai dar trabalho no Campeonato.

O fim do Império do Amor
















Como se já não bastasse a saída de Adriano para abalar o elenco rubro-negro, agora é a vez de Vagner Love começa aprontas as malas. O acordo com o CSKA está mais difícil do que o esperado, os russos continuam com a idéia de não deixar o atacante no Flamengo.

O contrato de Love termina no dia 10  de julho, mas não existe uma programação esportiva para o jogador. Depois do jogo contra o Goiás no próximo final de semana, o elenco rubro-negro ganha folga com a paralisação devido a Copa do Mundo. Após sete dias de folga, os jogadores voltam ao trabalho e Vagner Love não deve fazer mais parte do trabalho. Mas o atacante do amor não deve voltar a Moscou, ele recebeu sondagens da Alemanha e Itália.


"Império do Amor" rachado

Há rumores de que a relação de Love com Adriano já não é a mesma. O motivo que esfriou os dois não é por causa de mulher como chegou a ser noticiadoem alguns jornais. Segundo informações de pessoas ligadas aos jogadores, a razão foi de um convidado indesejado na festa de despedida de Adriano na sua casa na Barra da Tijuca.

O rapaz que é conhecido de Adriano e Love teria chegado junto com o camisa 9  do Flamengo, o que causou desconforto no Imperador que imediatamente pediu que o penetra se retirasse da festa. A atitude incomodou Love que após o incidente também se retirou da festa junto com o rapaz. Em seguida,Vagner Love teria dito que esse era o último capítulo do Império do Amor. Há poucas semanas, alguns jornais noticiaram o desejo de Love de jogar na Roma com Adriano. Ele teria se oferecido aos dirigentes italianos para continuar o Império na Itália.

Este é o fim de um ataque que poderia ter dado certo no Flamengo, mas como em 1995 com o "melhor ataque do mundo" composto por Sávio, Romário e Edmundo, acabou de forma melancólica. O ataque não fez história no clube como o esperado, pois o time foi vice carioca e foi eliminado nas quartas de final da Libertadores pelo Universidad de Chile.

Adriano e Love formaram um dos melhores ataques do país, mas algo não deu certo. Talvez tenha sido o momento do Fla em 2010 que não é dos melhores. O time vem em crise desde o início do ano e isso pode ter atrapalhado a dupla de ataque.

Com a saída do Império, o Flamengo precisa começar a correr contra o relógio para reforçar o time para depois da Copa. A janela do mercado europeu vai abrir e com certeza alguns jogadores darão prioridades a novas propostas. O elenco campeão brasileiro do ano passado não é o mesmo e os que ficaram já não rende mais como na campanha do título, é o caso de Petkovic, Álvaro, Bruno e outros.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Faltou o Wright hein Mengão?



















O Flamengo demonstrou dentro de campo que tinha time para ganhar da La U na noite de quinta feira e ganhou. Jogando muito bem no estádio Santa Laura, a equipe rubro-negra venceu por 2 a 1, mas não foi o suficiente para seguir adiante na Libertadores, já que o time precisava vencer por dois gols de diferença para se classificar.

Uma coisa me chamou muita atenção. No fim da partida jogadores do Flamengo partiram para cima do árbitro da partida, Roberto Silvera. É uma cena que não temos o costume de ver nos jogos do Flamengo, quem gosta de futebol sabe do que estou falando. Jogadores do Fla reclamaram muito da arbitragem. Motivo? Não sei. Até agora gostaria que alguém me mostrasse algum lance que o juiz tenha interferido no resultado da partida.

Se as moedas e bolas de golfe foram os motivos, os torcedores rubro negros podem ficar tranquilos que alguma medida vai ser tomada como a perda do mando de campo da La U, mas nas semifinais da Libertadores. Agora  o time chileno encara o forte Chivas Guadalajara em busca da final. Na outra chave, já temos um brasileiro na final da Libertadores, pois o duelo da outra semifinal fica entre São Paulo (eliminou o Cruzeiro) e Internacional (eliminou o Estudiantes).

Talvez nesta quartas de final tenha faltado ao Flamengo o amigo e companheiro de viagens do clube, o srº José Roberto Wright. Mas faz tempo que o Robertão se aposentou dos gramados, agora ele analisa friamente a arbitragem na TV e nos jornais. Essa grande "tradição" do Flamengo na Libertadores vai ser eternamente grata ao amigo. Quem sabe ontem no Santa Laura o Wright poderia ter expulsado 7 jogadores do La U e assim o Flamengo ter vencido por 3 a 0 (W.O) e ter se classificado, pois foi assim que aconteceu naquele ano maravilhoso de 1981. Se o importante é competir, que entre para ganhar e não use 81 como escudo para se argumentar.  Um abraço para os amigos flamenguistas e blogueiros Guilherme e José Renato e para o vascaino blogueiro Maurício.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Daniel Carvalho com um pé no Galo

Quem estava esperando por Diego Souza, teve uma grande surpresa essa semana na Cidade do Galo. Alexandre Kalil anunciou um acerto com o meia Daniel Carvalho para comandar o Galo no Brasileiro.

O jogador tem 27 anos e foi revelado pelo Internacional e tem passagens pelo CSKA Moscou e pela Seleção Brasileira sub 20 onde foi Campeão Mundial da categoria.

Enquanto a novela Diego Souza não tem fim, o Galo continua a procura de reforços para o Brasileiro. Além de Daniel Carvalho, o Galo acertou alguns meses atrás com o meia equatoriano Mendez que estava na LDU além de outras negociações como o atacante do Vitória, Neto Berola.

Daniel Carvalho é um jogador bom, porém está fora de forma e costuma ter alguns jogos apagados dentro de campo. No Atlético ele vai ter a missão de ser o armador do time ao lado de Mendez fazendo a bola chegar até Tardelli. É uma grande ausência no time atleticano, um camisa 10. Ricardinho e Júnior não tem condições de ser titular no Brasileiro, são ex jogadores em atividades. Júnior ainda pode atuar no segundo tempo na lateral, mas Ricardinho definitivamente deveria encerrar sua carreira.

Celso Roth chega para tentar tirar o Vasco da crise

A torcida exigiu e Dinamite cumpriu. O presidente do Vasco anunciou na tarde de terça feira o novo treinador do time para o Campeonato Brasileiro, Celso Roth.  O técnico que já teve passagens pelo clube em 2007, chega com a missão de acabar com o clima ruim na Colina e colocar o Vasco para brigar na ponta da tabela.

A pressão que o presidente vinha sofrendo só aumentava a necessidade de achar uma solução o mais rápido possível. No jogo contra o Palmeiras, em São Januário, várias faixas de protestos contra a gestão de Roberto Dinamite e cobranças de treinador de ponta e time decente.

Celso Roth atualmente estava sem clube. Seu último trabalho foi no Atlético MG em 2009 onde liderou o Brasileiro algumas rodadas e manteve o time brigando pela ponta durante quase o campeonato todo, mas nas últimas rodadas sofreu derrotas que tiraram o Galo da briga pela Libertadores. Assim também aconteceu com o Grêmio, onde foi líder e com mais de 15 pontos de diferença do segundo colocado e nas últimas rodadas foi ultrapassado pelo São Paulo que tornou-se o campeão.

O trabalho de Roth parece ter um limite. O treinador não consegue ser campeão desde 2000 quando ganhou seu último título, o gaúcho pelo Grêmio. É um técnico trabalhador e que agrada a muitos dirigentes, mas não agrada e nenhum torcedor, assim como o meu amigo vascaino Maurício.

Não acho ser o treinador a nível do Vasco, pois é um dos grandes do Brasil e tem conquistas importantes. Mas ultimamente não tem sido por títulos que o cruzmaltino tem lutado, e sim no fim da tabela. A princípio, de mercado livre no futebol não foi uma contratação desastrosa. O Vasco não precisa somente de treinador, mas de um elenco forte, pois ainda joga com o time que disputou a série B e esqueceram que o clube está de volta para a elite. Boa sorte ao Celso Roth.

Império do Colesterol

Parece que o clima na Cordilheira dos Andes vai esquentar. Ás vésperas de uma decisão no Chile, o treinador da Universidad de Chile, Gerardo Pelusso,  cutucou a dupla de ataque do Flamengo chamando Adriano e Vagner Love de "gordos".

O Fla que precisa de uma vitória por dois gols de diferença, vai causar a fome de bola na rede do Império do Amor. Todo este clima causado é para atingir o psicológico na equipe brasileira, mas quem conhece o Flamengo sabe que decisão é com ele mesmo (só quando não está com o resultado a favor como no México em 2008).

As declarações fazem parte do espetáculo, dá um gostinho a mais na decisão. Acho que tudo é válido, desde que não seja um futebol feio. Acredito ser um estímulo ou uma provocação ao adversário, mas na situação do rubro-negro apostaria na primeira opção.

A Universidad de Chile está com uma ótima vantagem que conseguiu no Maracanã, agora basta não levar gols para se classificar. Futebol não é tão garantido assim, é um resultado extremamente possível de ser revertido no Chile, mas o Flamengo vai precisar de sangue frio e paciência para chegar ao gol chileno. Gerardo Pelusso não foi infeliz em sua provocação, é típico de sulamericano essas catimbas, mas ele mexeu com um brasileiro que não tem o costume de perder decisão e isso pode custar caro.

O elenco do Flamengo é bom, tem capacidade para vencer por 2 gols, mas primeiro tem alguns tabus para quebrar. O primeiro é vencer o próprio La U, já que em três partidas este ano na Libertadores, o Fla não venceu nenhum, perdeu dois e empatou um. O segundo é vencer por dois gols de diferença, resultado que não acontece em Santa Laura há um ano, desde 2009 que os chilenos não perdem por dois gols de diferença. Ingredientes não faltam para quinta feira, todos esperam ser um grande jogo. Eu aposto na classificação dos chilenos.

domingo, 16 de maio de 2010

Vozão não temeu aos netinhos da Vila

O Ceará não temeu aos meninos sensação do Brasil e arrancou um empate dentro da Vila Belmiro, 1 a 1. O Vozão começa bem a série A depois de subir da segundona e conquista seu quarto pontinho em seis jogados.

Com o time titular, o Santos estava nervoso e o ataque não funcionava como nos últimos jogos, além da preocupante atuação da defesa que vem levando muitos gols.

Além da atuação apagada, o Santos foi beneficiado pela arbitragem na Vila Belmiro hoje. O peixe poderia ter saido derrotado dentro de casa se o juiz Ricardo Marques não anulasse um gol legal de Anderson para o Ceará e ainda marcou um pênalti inexistente em Neymar.

Neymar irritado

O dia parecia que não era do garoto Neymar. Além de perder um pênalti ao tentar fazer paradinha, ainda escutou o que não devia das arquibancadas, um fato inusitado. Após uma jogada na linha de fundo, um torcedor gritou das arquibacandas e criticou o atacante pela jogada não ter sido objetiva. Ao escutar, Neymar respondeu o torcedor mandando-o jogar em seu lugar dentro de campo. Essa foi uma das piores atuações do garoto este ano.

Na quarta feira o Santos tem uma missão complicada pela Copa do Brasil. A equipe da baixada precisa vencer o Grêmio na Vila Belmiro para chegar até a final do torneio. No primeiro jogo, o Grêmio venceu por 4 a 3 de virada após estar perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo. Eu continuo apostando no Grêmio e ainda mais depois dessa se os meninos continuarem nervosinhos.  




Argentino Juniors é campeão após 25 anos

Conhecido por ser o time que revelou o ídolo argentino Diego Maradona, o Argentino Juniors conquista o Torneio Clausura (Campeonato Argentino) após 25 anos de espera na fila. A equipe conhecida como "bicho colorado" venceu o Huracán fora de casa por 2 a 1e levou o caneco.

Os gols foram marcados por  Mercier e Coria. O time encerrou o campeonato com 41 pontos, um a mais que o vice campeão, Estudiantes, que venceu o Cólon por 4 a 1.

Já os grandes do país tiveram participações para esquecer. Boca e River ficaram na parte de baixo da tabela. Os xeneizes ficaram em 16º lugar e o River Plate terminou em 13º lugar.

Com o título, o Argentino Juniors conquista a vaga na Libertadores, torneio que já conquistou em 1985 vencendo o América de Cali - COL nos pênaltis na decisão. Esta é a terceira vez que o Argentino Juniors conquista o campeonato nacional em 106 anos de história.

Na parte de baixo da tabela, Atlético Tucuman e Chacarita Juniors foram rebaixados para a segundona. Quilmes e Olimpo conseguiram o acesso.  Pela baixa média de pontos nas últimas três temporadas, Rosário Central e Gimnasio La Plata terão que decidir suas permanências na elite encarando All Boys e Atlético Rafaela.

Mais uma vez o futebol surpreendeu. Enquanto alguns esperavam a reação de Boca e Rive ou o título do Estudiantes e Vélez, o caneco ficou com o Argentino Juniors, que não deixa de ter sua tradição, mas nunca considerado como favorito. O Campeonato Argentino anda mal das pernas, na Libertadores apenas o Estudiantes honra o país na competição do continente. A maior esperança do futebol argentino hoje é uma aposta em Messi na Copa do Mundo, porque o maior ganhador das américas está pedindo socorro.

Messi e cia garantem a festa na Catalunha










O Barcelona conquistou neste domingo seu 20º título Espanhol ao vencer facilmente o Valladolid por 4 a 0 no Camp Nou. Pietro (contra), Pedro e Messi (duas vezes) maracaram os gols que deram a vitória aos catalães.

O Barça conquistou o título e uma marca história no Campeonato Espanhol ao atingir 99 pontos na edição, três pontos a mais que o vice Real Madrid que não passou de um empate hoje com o Málaga. Mas não para por ai, além do título, o time teve o artilheiro da competição, o argentino Messi, que marcou 34 vezes e se igualou a Ronaldo em 1996/97.

Durante a semana, jogadores do Barcelona mostraram seriedade nas entrevistas e disseram para os torcedores não esperarem um passeio sobre o Valladolid. Mas na prática, o tal passeio aconteceu.

O jogo começou com um susto do Valladolid para cima dos donos da casa. No início do jogo, a zaga do Barça vacilou e Manucho com gol vazio chutou e Puyol salvou. A jogada foi o suficiente para acordar os anfitriões que começou a dominar o jogo e criar chances de gol. Aos 22 minutos, Messi fez boa jogada individual pela esquerda e chutou na rede do lado de fora.

Aos 27 minutos, Pedro foi a linha de fundo e cruzou rasteiro, o zagueiro Pietro tentou cortar e mandou para própria meta abrindo o placar, 1 a 0 Barcelona. Mas o Barça queria mais e pressionando o rival não demorou para sair o segundo gol. Aos 31, Messi tabelou com Touré e colocou Pedro na cara do gol que só teve o trabalho de colocar na saida de Jocobo, 2 a 0.

Na segunda etapa, o Barça envolveu o Valladolid com bom toque de bola e chegou ao terceiro gol. Touré fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Messi que sozinho só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol. O título já estava garantido, mas o Barcelona ainda queria mais.

Aos 31 minutos, Messi recebeu na entrada da area, passou por dois marcadores e chutou cruzado no canto de Jocobo fechando a goleada. Foi o decreto da fase espetacular do argentino que é o melhor jogador do mundo da atualidade que foi corado com mais um títlulo pelo Barça. Festa na Catalunha e mais uma decepção em Madrid, o Barcelona é bicampeão Espanhol

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A muralha está bolada














Não é de hoje que o paredão do Flamengo anda trocando tapas e carinhos com a torcida do Flamengo. Bruno foi mais uma vez alvo de culpa na derrota do Fla ontem no Maracanã por 3 a 2 para a Universidad do Chile pelas quartas de final da Libertadores. O goleiro falhou feio em um dos gols do time chileno, o que prejudicou o rubro-negro. Bruno foi vaiado durante a partida e após o término foi hostilizado pela torcida. A torcida do Fla gritou o nome de Júlio Cesar, ex goleiro e ídolo do Flamengo, além de mandar Bruno para outros lugares. Após ouvir os gritos da torcida, Bruno deu uma declaração polêmica que pode piorar sua situação no Ninho do Urubu: "Estou me lixando para eles".

Esta não é a primeira vez que Bruno tem problemas com a torcida do Flamengo. Em outros casos ele chegou a declarar que se precisasse de tomar uma atitude para o bem do time, ele sairia do clube. Situações como essa se repetiram várias vezes. Outro caso do goleiro foi recente ainda pela Libertadores deste ano. O jogador mandou beijinhos irônicos para a torcida após ser hostilizado no empate contra o Caracas também no Maracanã, o que dificultou a classificação para a segunda fase da competição. Mas naquele jogo não foi só Bruno que foi alvo de críticas da torcida, mas o atual ídolo do Fla, o Imperador Adriano, o ex técnico Andrade, o zagueiro Álvaro e outros.

O clima no Ninho do Urubu não é dos melhores. O Flamengo vive um 2010 conturbado desde o ínício do ano. Uma crise que parece não ter fim. Na minha opnião o Bruno deu uma declaração muito infeliz, pois a torcida do Flamengo é o motor do time quando a situação não é das melhores. É uma torcida que jamais abandonará e principalmente vai falar "To me lixando para os jogadores". Independente de quem está jogando no time, ela vai e apoia em grande número. Em 2007, 2008 e 2009 a torcida do Flamengo bateu recordes e mais recordes de público no Brasileiro. O goleiro esqueceu que quando falha tem que ser cobrado, assim como seu nome é gritado quando atua bem. futebol é assim.

Na próxima quarta feira, o Flamengo precisa de uma vitória por dois gols de diferença contra o Universidad lá no Chile para continuar sonhando com o título da Libertadores. A vitória simples não é o suficiente, já que o time chileno venceu e fez 3 gols fora de casa. É um resultado que dá para fazer, mas não acredito muito não. Em três jogos contra o time chileno, o Flamengo não venceu nenhum e ainda perdeu 2 incluindo uma no Maracanã. É muito difícil fazer 2 a 0 no Chile, é um time que vai jogar na defesa o tempo todo e sair nos contra ataques. Bruno, Adriano e Vágner Love precisarão estar muito inspirados para seguir adiante.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dunga e seus 23 amigos que vão a Copa

Paulo Henrique Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Tardelli? Que nada, quem vai para a África são os 23 amigos de Dunga. Ontem o técnico da Seleção Brasileira soltou a lista de quem vai disputar o mundial. Na lista algumas surpresas com ausências e presenças de jogadores que pareciam figurinhas certas e algumas "zebras" que apareceram de última hora.

Veja a lista:

Goleiros: Júlio Cesar, Doni e Gomes
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Gilberto e Michel Bastos
Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva
Meio de campo: Gilberto Silva, Elano, Josué, Kléberson, Julio Baptista e Kaká
Atacantes: Luis Fabiano, Robinho, Nilmar e Graffite

A expectativa na hora da convocação era grande e a torcida estava anciosa para ver seu jogador preferido na seleção. Durante dias foram feitas campanhas para levar os meninos da Vila: Paulo Henrique Ganso e Neymar. Nenhum dos dois foi relacionados. Pode-se dizer que as maiores surpresas da lista foram as ausências do goleiro Victor, do atacante Adriano e do lateral esquerdo André Santos. No lugar dos três foram convocados Gomes, Gilberto e Graffite.

Dunga foi coerente com o que vem dizendo durante os jogos do Brasil pelas Eliminatórias e alguns amistosos. Ele já tem a seleção formada há tempos e pouco mexeu nela. Se futebol é resultado, parece que ele sabe muito bem da Seleção. Mas agora tudo que ele conquistou não vale mais nada, o que importa é a Copa do Mundo. O treinador vai sentir a pressão a cada jogo da Copa.

Na minha opnião o Dunga foi infeliz na sua convocação. É um time retranqueiro, sem criatividade no meio de campo, jogadores que não vem atuando bem em seus clubes. Um elenco com Josué, Elano, Felipe Melo, Doni, Grafitte, Julio Baptista não se pode esperar muita coisa não. Muitos jogadores melhores ficaram de fora da lista como: Lucas (Liverpool), Denílson (Arsenal), Ronaldinho Gaúcho (Milan), Marcelo (Real Madrid), Diego Alves (Almeria), Ganso (Santos), Tardelli (Atlético MG).

Como diz o slogan da cerveja Brahma: "É um time de guerreiros". Realmente é de guerreiros, porque de futebol não tem nada.

domingo, 9 de maio de 2010

Fossati chama repórter para cair na mão

Quase termina em pancadaria a entrevista coletiva do técnico do Internacional, Jorge Fossati. Após a derrota em casa para o Cruzeiro na estréia do Campeonato Brasileiro, por 2 a 1, o treinador do colorado se irritou com algumas perguntas da imprensa.

Lamentando a derrota para erros de arbitragem, um repórter da rádio bandeirantes o questionou sobre jogos em que o Inter venceu por ajuda de árbitros. Muito irritado com a pergunta, Fossati respondeu perguntando qual jogo que o Inter havia vencido por erros da arbitragem a favor do colorado e seguiu para a próxima pergunta. Mesmo assim, o comandante continuou a se irritar com a pergunta do repórter e encerrou a coletiva de forma repentina como havia feito duas vezes.

Após sair da sala, Fossati aos gritos chamou o repórter Sérgio Couto para cair "no braço". Segundo jornalistas, uma porta de vidro que separou os dois de uma briga. O treinador foi levado por três seguranças do clube para evitar o vexame.

O Inter tem um bom time e não tem necessidades de passar por uma imagem dessa. O foco está na Libertadores, mas também não pode tirar os méritos do Cruzeiro que também está e levou a partida de hoje a sério. Este treinador está dando sorte por causa da Libertadores, porque ele vai rodar logo assim que acontecer um desastre para os lados do Beira Rio.

Galo decide jogo no primeiro tempo

Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético MG recebeu o Vasco neste domingo, no Mineirão e venceu por 2 a 1. Gols de Ricardinho e Muriqui para os donos da casa e Elton para os visitantes.

Diante de sua torcida, o Galo queria esquecer a eliminação na Copa do Brasil na última quarta para o Santos e foi com o time completo. Já o Vasco voltava a elite do futebol brasileiro após jogar a série B do Campeonato Brasileiro em 2009.

O Galo precisou apenas de 20 minutos do primeiro tempo para definir a partida. Aos 9 minutos Tardelli desceu em velocidade pela esquerda e cruzou para Ricardinho que tentou duas vezes, a primeira bateu em Martinelli e voltou para o meia que não desperdiçou a segunda chance para abrir o placar.

Depois do gol, o vasco ficou desorganizado e deu muito espaço para o Atlético. Ricardinho ainda mandou uma bola no canto esquerdo de Prass, mas a bola foi para fora. 

Com o espaço dado para o ataque veloz do Galo, o Vasco não demorou para sofrer o segundo gol. Aos 18 minutos, Tardelli em velocidade pela direita tocou livre na saída do goleiro e Muriqui quase debaixo da trave rouba o gol do companheiro para marcar o segundo do Atlético.

Aos 26, primeira chance de perigo do cruzmaltino. Souza recebeu cruzamento e Aranha fez defesa, mas a bola quase sobrou para Elton. Antes dele Jairo Campos com o bico da chuteira aliviou o perigo. Mas a tarde parecia de Tardelli. Aos 38 novamente em velocidade, o atacante cruzou para Muriqui que se enrolou com a bola e perdeu grande chance. A partir daí, o time de Luxemburgo passou a tocar a bola e administrar a vantagem no primeiro tempo.

No segundo tempo, o Vasco voltou melhor em campo e criou mais chances de gol. Aos 9 minutos Dedé cabeceou e Aranha espalmou para o meio da area e Elton pegou a sobra e diminuiu. Os visitantes até que tentavam, mas Dodô não estava inspirado e logo foi subsituído por Caique e não ficou satisfeito com a alteração.

O jogo ficou chato e lento. O Atlético não incomodava mais e nem o Vasco tinha mais ambição. Somente aos 39 minutos, Evando que entrou no lugar de Coelho, teve uma chance clara e desperdiçou. Tardelli ainda tentava seu gol e ele quase saiu. Aos 44, ele chutou de fora da area e a bola passou por cima do travessão. O Galo estreiou com pé direito no Brasileirão e o Vasco frustrou seu torcedor na volta à elite.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

E ai Dunga?














Dia 11 de maio se aproxima e a dúvida cada vez mais perto. As vésperas da convocação final para quem vai à Copa do Mundo, na África, a pressão sobre o treinador da Seleção Brasileira vai aumentando a cada minuto. Com um grupo quase 100% formado desde que assumiu a seleção, Dunga vem sendo cobrado pela imprensa e pelo país inteiro a pedidos de convocações de outros jogadores que ainda não se firmaram no seu elenco. A começar no caso Adriano, que era figurinha fácil dentro do grupo da Copa que não vem jogando seu futebol que havia praticamente garantido seu lugar na África, mas seus problemas extra campo vem colocando tudo a perder. O jogador do Flamengo parece não estar mais interessado no futebol e agora só se preocupa com seu relacionamento conturbado com a personal Joana Machado. Esta foi a pior hora que Adriano poderia deixar o seu futebol de lado, pois algumas sombras rondam em volta do Imperador. É o caso de Diego Tardelli, atacante do Atlético MG, que vem jogando barbaridades e já tem algumas convocações no currículo e pode ser a surpresa na lista de Dunga. Outro caso é do garoto Neymar, atacante do Santos, considerado hoje o melhor jogador do Brasil. O menino da vila vem fazendo estrago nos adversários e ainda conta com uma grande campanha de atletas, amigos, jogadores e torcida. Quem corre por trás e que pode surpreender também é o ex atacante do São Paulo, Graffite, que vem atuando bem na Alemanha e por estar acostumado com o futebol europeu é um passo a frente dos demais. Mas o problema de Dunga não está só na frente não, no meio de campo a seleção também tem problemas. Com essa lesão de Kaká, o Brasil perde muito na criatividade e não tem substituto a altura no banco de reservas. O treinador gosta muito de Julio Baptista, que também faz parte do grupo formado. Mas assim como Neymar, existe campanha para que Paulo Henrique Ganso (Santos) e Ronaldinho Gaúcho (Milan) sejam levados para a Copa e a campanha não tem sido fraca não. Falta uma semana para decidir e fechar o grupo que vai tentar conquistar o hexa.

Opnião do boleiro

Particularmente não sou a favor da convocação de Adriano. Se fosse há um tempo atrás quando estava em boa fase era uma coisa, ele é um excelente atacante, mas infelizmente não está afim de jogar futebol e com muitos problemas extra campo, pode atrapalhar a equipe. Dunga sempre diz que Seleção Brasileira é momento. Se for assim meu preferido para ir a Copa é Diego Tardelli, Atlético MG. O atacante do Galo já vem jogando bem desde o ano passado quando se consagrou o artilheiro do Brasil e se tornar ídolo em Minas. Diego Tardelli já teve algumas convocações e foi razoável, pode agarrar a chance agora. Acho que Neymar ainda não está pronto para uma Copa do Mundo. É um excelente jogador, o melhor do Brasil, mas ano passado não atuou tão bem e não seria justo tirar de quem está jogando bem há mais tempo.

No meio de campo eu levaria Ronaldinho Gaúcho de olhos fechados. Além de estar em boa fase, é experiente e conhece muito bem a Copa do Mundo. Não descartaria o Ganso não, mas é idêntico ao caso de Neymar, é um jogador novo e pode sentir a pressão de uma Copa do Mundo e além de jogar num esquema totalmente diferente do que está acostumado jogar com Dorival. Na Seleção, Dunga não dá a liberdade para jogar igual Dorival dá ao Santos e isso pode atrapalhar.

E ai Dunga?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Maior de Minas - 40 vezes CAMpeão





































As 6:30h da manhã o despertador tocou, e tocou de uma forma de que o domingo seria um domingo diferente, pois era dia de ir para o Magalhães Pinto, o Mineirão. O toque do despertador não era um "triiiiimmmm" e  "din dom" não, muito menos uma música, era simplesmente o hino do Galo tocando. Ah, como é bom acordar ouvindo "Nós somos do Clube Atlético Mineiro", o dia começa bem. Levantei, tomei banho, fiz tudo que tinha que fazer assim como todo mundo e depois tomei um café. Não era um café com pão, era um pedaço de bolo de cenoura com cobertura de chocolate que a Dona Eliane faz especialmente pra mim e tomei um copo de coca cola geladinho. Não sou maluco, sou viciado em Coca Cola mesmo. Quando acordei, meu pai já estava se arrumando para o mesmo destino que eu, o Mineirão. Minha mãe estava preparando um lanche para mim, afinal, tinha que economizar dinheiro evitando de comprar lanches para comprar ingresso na mão de cambista. Jogo do Galo é assim, ingresso tá sempre faltando na bilheteria. Fiquei pronto, coloquei minha camisa do Galo, meu boné do Galo e uma calça jeans e minha mochila com meu lanche, blusa de frio. Saí de casa era 8hrs como combinado com os amigos para pegar a van. Cheguei na praça com meu pai, meu cunhado e aos poucos foi chegando o pessoal, todos empolgados como eu para a final do Campeonato Mineiro. A van chegou as 9h com um pouco de atraso, mas valia tudo, não era dia para discutir, era dia de festa. Durante a viagem foi só zuação, paramos no tradicional Roselanche, em Barbacena, para ir ao banheiro ou tomar alguma coisa. Eu aproveitei e comi o meu lanche e seguimos viagem. A viagem começou a ficar um pouco tensa, pois o motorista estava muito devagar e chegando em BH o movimento de carros já estava intenso indo em direção ao Mineirão. Enfim, chegamos por volta das 13:20h. A partir dali começava a correria por ingresso, mas não era só nós, muita gente aos redores do estádio correndo atrás de ingresso, ninguém queria ficar de fora da final. As ruas já estavam tomadas pela massa do Galo, cambistas sumidos, era um ou outro vendendo ingresso, que por sinal teve um com a coragem de cobrar R$150  em um ingresso que na bilheteria custa R$25 , mas sempre foi assim, infelizmente. Na verdade tinhamos ingresso sim, mas não nos setores que todos gostariam, tínhamos ingresso para a geral e cadeira inferior e poucos de cadeira superior. A hora do jogo estava chegando e então resolvemos ficar com os ingressos que conseguimos. Por perto tinha algumas pessoas de olho nos bilhetes, pois  havia muita gente sem ingresso ainda. Eu não podia deixar meu pai ir de geral porque eu apesar de ainda ter ido eu sabia que era cansativo, então eu deixei ele ir para a cadeira superior e ficar confortável e fiquei com o ingresso da geral, eu e mais dois amigos. Estava tudo certo, todo mundo com ingresso, tirando fotos, rindo até dar a hora de entrar. Fui para o portão era umas 14:30h e o jogo começava as 16h, parece muito cedo, mas era para pegar um lugar bom na geral. Entramos e o sol estava muito quente. O jogo não começava, mas na arquibancada a torcida estava agitada e preparando uma festa. Quando deu a hora do jogo começar, não sobrava espaço para respirar de tão lotado estava, mas era bom aquele estádio completamente tomado. Era minha primeira vez na geral, estava estranhando, mas me acostumei rapidamente. Começou o jogo e a torcida fervendo, a visão não era das melhores, mas quem se importava com isso na decisão? Primeiro tempo foi morno, Galo administrando o resultado favorável e tocando bola para não cansar sem necessidade, pois o Ipatinga não assustava. No segundo tempo, o Atlético voltou de outra forma, começou a agredir o Tigre. Quem tinha Tardelli no time ficava tudo mais fácil, o homem estava jogando demais e foi coroado com gol depois de um belo passe de Muriqui. O gol foi o suficiente para começar o grito engasgado na garganta de "É CAMPEÃO". Era só festa e a torcida pedia por Marques, o maior ídolo da história recente do Galo e Luxemburgo atendeu o pedido da torcida. Parecia que estava tudo escrito quando Marques marcou o segundo gol. Com um passe de Ricardinho que parecia estar jogando futebol de salão, ele colocou Marques na cara do gol que tirou de Douglas e foi para a torcida. Aquele momento vai ficar na história do Mineirão. Gritos de campeão soavam no estádio, tava balançando, era o Atlético Mineiro voltando a levantar taça. Apito final e começaram as festas, foguetes, fogos de artifício, volta olímpica dos jogadores, até mesmo de quem estava sem jogar por contusão como Obina, Serginho e outros, mas um momento vai ficar marcado. Quando o Dom Diego Tardelli pegou uma flanelinha para ilustrar a taça do Campeonato Mineiro. Por falar em flanelinha, muito obrigado ao nosso amigo rival Cruzeiro que nos presenteou, foi muito útil. Ah, obrigado também por guardar nossa vantagem na final, mas eu já sabia que essa taça era minha. Quando era umas 19h saímos do Mineirão e fomos encontrar os amigos lá fora. Ah, quanta alegria de todos! Então deu a hora de ir embora, mais zuação dentro da van. A viagem foi cansativa, fiquei sem voz, cãimbra, mas para ver o Galo ser novamente campeão faria tudo de novo e mais um pouco. Obrigado Galo, fez a massa feliz!

40 vezes CAMpeão Mineiro - O Maior de Minas
Clube Atlético Mineiro