quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sorteio da Champions tem grupo da morte

Foi realizado hoje em Mônaco o sorteio dos grupos da temporada 2010/2011 do maior campeonato de clubes do mundo, a Champions League.  Serão 32 times divididos em 8 grupos. No sorteio não era permitido times de mesmo país se enfrentarem na primeira fase.

Clubes como Barcelona, Milan, Manchester United, Lyon, Arsenal, Internazionale, Bayern de Munique e Chelsea foram cabeças de chaves no sorteio. A surpresa foi um dos maiores vencedores do torneio ficar de fora da cabeça de chave, o real Madrid.

Por falar em surpresa, apenas um grupo promete ser muito equilibrado e considerado como o grupo da morte. O Grupo G, justamente que tem Milan como cabeça de chave tem pela frente o próprio Real Madrid e o holandês Ajax. De acordo com as informações do meu amigo blogueiro Guilherme Ayupp, são 20 títulos da Champions dentro de um único grupo. Os outros, a tendência é que dê o óbvio, mas futebol é uma caixinha de surpresa e tudo pode acontecer.

Infelizmente times como Liverpool, Juventus, Porto, PSG, Bayern Leverkussen, Borussia Dortmund estão de fora do torneio e darão lugar a times desconhecidos como Cluj da Romênia,  Zilina da Eslováquia, Partizan da Sérvia. Mas não tira o brilho da competição que mexe com o mundo inteiro.

A Champions League 2010/2011 tem tudo para ser um dos mais equilibrados dos últimos anos. Depois de boas campanhas de times europeus na Copa do Mundo como Alemanha, a vice-campeã Holanda e a atual campeã Espanha, o futebol promete ser bonito. Agora cabe a cada um escolher o seu favorito para ser o novo campeão, o meu sempre será o querido Barcelona, que agora conta com o artilheiro da Copa do Mundo, o espanhol David Villa.


Premiação injusta

O evento em Mônaco não contou só com o sorteio dos grupos, mas também com a premiação dos melhores da temporada passada. Foram premiados os melhores jogadores de defesa, meio de campo e ataque, além do melhor jogador da temporada. Na premiação só deu Internazionale, atual campeã do torneio. O goleiro Julio Cesar (Bra), o defensor Maicon (Bra), o meio campista Sneijder (Hol) e o atacante Diego Milito (Arg)  foram os premiados e ambos são do time italiano.

Eu particularmente não entendo o critério, procedimento de escolhas desses jogadores. Independente do time ter sido campeão ou não, Diego Milito não poderia jamais ter sido eleito o melhor jogador da temporada. Jogadores como Messi, Xavi e Robben seriam justamente eleitos para esse prêmio. O ex melhor jogador do mundo fez uma excelente temporada no Barcelona e não levou nenhum prêmio. Mas parabéns aos jogadores que levaram mais de uma taça e principalmente aos brasileiros Julio Cesar e Maicon.

Nenhum comentário: