domingo, 15 de agosto de 2010

Só falta jogar...

A Revista Placar do mês de agosto fez uma reportagem especial sobre o grande investimento do Atlético MG para a temporada de 2010 e principalmente para o Campeonato Brasileiro.

Considerado um dos melhores elencos do Brasil, a grande questão é de onde o Galo tirou tanto dinheiro para fazer essas contratações. Foi um pacote que dá para formar um time inteiro que tem condições de disputar o título de qualquer campeonato.

Somente neste ano chegaram: Vanderlei Luxemburgo e toda sua comissão técnica, o goleiro Fábio Costa, os zagueiros Jairo Campos, Cáceres, Lima e Réver, os laterais Fernandinho, Diego Macedo e Rafael Cruz, o volante equatorianho Edison Mendez, os meias Diego Souza, Daniel Carvalho, os atacantes Neto Berola, Ricardo Bueno e Obina.

O presidente do clube, Alexandre Kalil, informou em entrevista a revista Placar que é simples a explicação de todas essas contratações. Jogadores como Daniel Carvalho, Fábio Costa e Edison Mendez só custam ao clube os salários, pois não teve valor de transferência. O zagueiro Réver chegou com a parceria de cinco empresários paulistas que não tem nada a ver com o futebol. O meia atacante Diego Souza, considerado como a maior contratação do clube, veio com fundos que o clube conseguiu em uma negociação que envolveu o atacante Kleber ao clube português Marítimo.

Alexandre Kalil ainda revelou como o Atlético consegue pagar os salários, já que o clube perdeu uma grande parte da receita gerada com as arrecadações do time no Mineirão, que agora está fechado para obras da Copa do Mundo. A explicação de Kalil é dentro do próprio clube, uma vez que o mandatário fez uma lista de dispensas de vários cargos dentro clube como diretor de ação beneficente, diretor de júnior que tinham um salário estimulado em mais de 15 mil reais. Então o Atlético reduziu para crescer no principal departamento: o futebol.

A grande dúvida é em relação ao salário da comissão técnica, que de acordo com o presidente, chega a ser 750 mil mensais e tomando quase todo o patrocínio do Banco BMG que é de 10 milhões de reais. Mas Kalil garante que o Galo não está passando dificuldades e seu maior trunfo é manter os salários em dia, o que é muito difícil no futebol hoje ter salários de jogadores com mais de 150 mil por mês, no caso de Diego Tardelli, Diego Souza, Daniel Carvalho, Fábio Costa.

A grande preocupação do clube está dentro das quatro linhas, já que o Galo está na zona do rebaixamento e ainda não formou uma base devido as lesões dos jogadores contratados. No sábado, o Atlético saiu de um jejum de vitórias na competição e venceu o Guarani por 3 a 1 no Ipatingão, com bela exibição de Diego Tardelli. O time parece ter encontrado o caminho das vitórias novamente, porém falta muita coisa para mostrar ao seu torcedor que todo esse investimento não fique no papel.

O técnico Luxemburgo afirma que sua equipe ainda brigará por títulos, mas não esse ano. Sua prioridade é chegar na Libertadores e o seu caminho mais rápido pode ser a Sulamericana, competição que a partir deste ano dá o direito de disputar o torneio do continente. Ainda dá tempo de recuperar no Brasileiro, mas não pode errar mais do jeito que errou no início. A torcida do Galo voltou a sorrir e a luz no fim do túnel já clareia o otimismo do atleticano em relação ao time montado para este ano. Elenco tem, só falta jogar!

2 comentários:

Mauricio Motta disse...

Fabio Costa e Daniel Carvalho recebem mais de 150 mil? Isto é um absurdo.
Tudo que o Kalil fez na montagem do time foi muito bom. Falta deixar a teoria de lado e os jogadores terem melhores atuações no Brasileirão.
A Sul-Americana é uma grande chance para o Galo. Santos deve rodar e o Grêmio já ficou pelo caminho.
O grande problama são os argentinos.

Zé Renato disse...

O grande problema do Atlético hoje chama-se Wanderley Luxemburgo. Esse ex-técnico de futebol e atual empresário, não consegue fazer o Galo engrenar.