quinta-feira, 29 de julho de 2010

O clássico de uma torcida

Um fato curioso está às vésperas de acontecer. Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro terá a permissão do acesso de apenas uma torcida. No domingo, Atlético e Cruzeiro fazem o duelo mineiro pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena do Jacaré, Sete Lagoas - MG.

Galo e Cruzeiro decidiram mandar seus jogos para a nova Arena do Jacaré que tem a capacidade limitada para 15 mil pessoas. Como o Atlético é o mandante da partida, os órgãos de segurança vetaram a torcida da raposa no estádio de Sete Lagoas. Como o estádio tem uma capacidade baixa de receber as duas principais torcidas do estado, evitaram de qualquer situação de violência possa acontecer.

O Mineirão hoje está na frente pela disputa da abertura da Copa de 2014 pelos avanços nas obras e projetos. Com o fechamento do maior estádio de Minas, Atlético e Cruzeiro ficaram em dúvidas entre o Parque do Sabiá (Uberlândia), Ipatingão (Ipatinga) e a Arena (Sete Lagoas). A terceira opção foi a ideal? Óbvio que não, mas de acordo com o Governador Aécio Neves, o estádio setelagoano não pode ser descartado devido aos gastos feitos na obra de reestrutução da Arena do Jacaré.

Infelizmente teremos que aceitar esse tipo de situação. Um clássico movido pela imensa rivalidade das torcidas de Galo e Cruzeiro terão que lhe dar como um jogo de um time da capital contra um time de outro estado em má fase, onde a torcida adversária não comparece como visitante. Um jogo que poderia ter 60 mil pessoas, no domingo não passará de 15 mil pagantes de apenas uma torcida.

A Arena do Jacaré além de estar abaixo da estrutura de um estádio de verdade, não tem a mínima condição de receber um clássico como Atlético e Cruzeiro. Particularmente, se eu fosse optar atualmente para onde levaria o jogo, eu escolheria o Parque do Sabiá que tem reais condições de receber grandes jogos, é um estádio grande e o gramado se joga um futebol decente. É lamentável ter que esperar de 2 a 3 anos por uma reforma. Que Atlético e Cruzeiro façam um bom jogo técnico, ou pelo menos tentem.

2 comentários:

Mauricio Motta disse...

Um absurdo um clássico cercado de tanta história e rivalidade ser disputado neste estádio acanhado. Das três opções que a Federação tinha, escolheram a pio, mas é politica.
Além de não ter condições de receber um jogo desta magnitude, já vi jogadores tanto do Atlético quanto do Cruzeiro reclamando do campo da Arena.
Será que vão ficar lá até o fim do Brasileiro ou podem mudar de idéia e jogarem no Ipatingão ou Parque do Sabiá?
Abraços e boa sorte domingo

Guilherme Ayupp disse...

Decisão sensata da polícia mineira!

Não há espaço para duas torcidas tão rivais num campo daquele!

Axo q dá Galo!

Abs