quarta-feira, 4 de maio de 2011

Quarta feira de cinzas para o Brasil na Libertadores



Primeiramente peço licença para o meu amigo Mauricio Motta (http://www.tanoesporte.blogspot.com/) para copiar sua imagem de seu blog, pois é a melhor que representa a noite desta quarta feira.

O adorador do futebol deve estar se perguntando neste momento: Qual foi o pior vexame da noite? Será que foi o Internacional, atual campeão da Libertadores perdendo dentro de casa para o Peñarol? Talvez pode ser o Grêmio, que comemorou a derrota de seu rival poucos minutos antes de entrar em campo, mesmo sabendo que teria que fazer imortalidades ou fazer do estádio San Carlos Apoquino uma "batalha dos Aflitos" e mesmo assim perdeu novamente? Ou então foi o melhor time da Libertadores, Cruzeiro que chegou a ganhar o apelido de "Barcelona das Américas" e acabou perdendo dentro de casa para o Once Caldas, último classificado da competição? Tem também o atual campeão brasileiro, o "time de guerreiros", o time que desafia a lógica do futebol, Fluminense que se acorvadou e foi eliminado de uma forma melancólica para o modesto Libertad?

De fato, foi a pior noite do Brasil na Taça Libertadores desde que eu me entendo por gente. Mas uma coisa o futebol nos provou algo, principalmente a Libertadores. Uma verdadeira competição traiçoeira, que surpreendeu a todos que esperavam pela lógica. Foi uma Copa que a fase de grupos não significou absolutamente nada, que o melhor time não era o melhor time, que o time que desafia a lógica foi desafiado pela lógica, que o atual campeão esqueceu que estamos em outro ano.

Lê-se muito por ai que foi uma noite de tragédia, tudo bem, pode ser denominado dessa forma, mas para mim, tem mais cara de vexame do que tragédia.


Internacional 1x2 Peñarol

A noite começou a assombrar cedo. No Beira Rio lotado, o Internacional precisava apenas de uma vitória simples ou então um empate sem gols contra o reabilitado Peñarol. Um duelo forte, pois dentro de campo eram sete títulos de Libertadores em jogo e o atual campeão da competição, o colorado. Um segundo tempo que caiu como se fosse um raio nos jogadores do Inter. Com menos de dez minutos de segundo tempo, o time uruguaio já havia virado o placar, o que causou apatia, nervosismo e pânico no time de Falcão. Era o início de uma quarta feira de cinzas.

Universidad Católica 1x0 Grêmio

A derrota do rival a poucas horas antes do jogo animaram os gremistas, que comemoraram dentro do vestiário antes do confronto com o time chileno. Com um time todo desfalcado e tendo que vencer por dois gols de diferença, o tricolor gaúcho teria que fazer muito mais do que fez na "batalha dos Aflitos", o que não foi possível. O time de Portaluppi perdeu novamente com um gol já no final decretando a eliminação de sua equipe na Libertadores, o que faz da final gaúcha no próximo final de semana perder um pouco do espetáculo.

Cruzeiro 0x2 Once Caldas

Foi a principal lição da Libertadores. O Cruzeiro, considerado melhor time da competição e forte candidato ao título caiu de forma melancólica em plena Arena do Jacaré lotada. A missão da equipe celeste era simples, podia perder até por um resultado simples que estaria classificada. Talvez fosse a classificação mais tranquila levando pelo lado da inexistente lógica do futebol. Tomou um baile do time colombiano e foi merecidamente desclassificado pelo futebol que jogou hoje. As vésperas de uma decisão contra o rival Atlético no final de semana, essa eliminação precoce transformou a lagoa da Pampulha mais fria ainda. Não sei se foi salto alto, mas a moral do Cruzeiro estava no céu e nesse momento ela se escondeu.

Libertad 3x0 Fluminense

Dessa vez, o time de guerreiros foi o modesto Libertad. Com um primeiro tempo com a vantagem, o Fluminense insistiu em se acovardar diante do time paraguaio e acabou pagando um preço muito alto, levando de 3 a 0, um placar que poderia ter sido maior. Que me desculpem os tricolores, mas cá entre nós, o Flu foi longe demais nessa Libertadores. Não mereceu a classificação na primeira fase, não jogou futebol e uma hora esse tombo iria acontecer. Foi uma surra para machucar, mas o torcedor já devia estar preparado para essa pancada. A eliminação não foi surpreendente, o que assustou foi o placar. Um time sem comando, sem esquema, sem vontade e deu no que deu.

3 comentários:

Guilherme Ayupp disse...

Nenhuma palavra resume melhor esta noite do que tragédia. Talvez pela coincidência de quatro equipes terem caído simultaneamente. Lamentável para o nosso futebol e para a alegria de alguns amigos nossos... rs

Mauricio Motta disse...

Fique a vontade para pegar a foto. Ela resume tudo mesmo.
Muito bom o seu texto. Concordo quando vc diz que não foi tragédia e sim vergonha.
Apesar do Penarol ser um time copeiro na história, o Inter é o atual campeão da Libertadores e tem um elenco muito mais caro e não pode ser derrotado em casa.
O Grêmio já era esperado pelo revés no Olimpico, mas tbm tem muito mais camisa que o Universidad Católica do Chile.
O Cruzeiro protagonizou a zebra do ano no esporte mundial até aqui. Não assisti ao jogo, mas se vc diz que a eliminação foi merecida, eu acredito. Seria culpa do Roger?
Já o atual campeão brasileiro, como vc disse, deu sorte em estar nas oitavas, pois não jogou para isso na primeira fase e quem viu a partida de ida contra o Libertad no Engenhão, sabe que aquele 3 a 1 foi um placar mentiroso.
E agora, o que será do futebol brasileiro? Só sobrou o Santos do Muricy que não é especialista em mata-mata.
Como disse o Guilherme, lamentável para o nosso futebol e para a alegria de alguns amigos nossos.
Saludos

Ramon Vitral disse...

Disse tudo. Vergonhoso.