sábado, 16 de abril de 2011

Tudo igual no primeiro duelo do "El Superclássico"

No primeiro confronto do ano e também da maratona de quatro jogos em menos de um mês, Real Madrid e Barcelona empataram por 1 a 1 na tarde deste sábado no Santiago Bernabéu. O clássico de hoje foi válido pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol e o resultado deixou os catalães mais perto do título com oito pontos de vantagem sobre os rivais merengues.

Muita polêmica, reclamação, raça e pouco futebol foram os ingredientes do clássico em Madrid. Messi e Cristiano Ronaldo foram os marcadores, ambos em cobranças de pênalti.

Acostumado com um esquema ofensivo, o técnico do Real, José Mourinho abriu mão do ataque para se defender. Era claro que ele estava com a amarga lembrança dos 5 a 0 tomado no primeiro turno no Camp Nou. O português viu o Barcelona ficar mais de 80% da posse de bola no primeiro tempo, mas sua tática deu certo e o time de Messi e cia não assustava.

No segundo tempo, ambas as equipes voltaram da mesma forma que foi a primeira etapa, poucas chances de gol. O Real assustou com uma bola na trave chutada por Cristiano Ronaldo em cobrança de falta. Mas tudo parecia que seria mais uma derrota dos merengues no clássico quando Raul Albiol fez pênalti em Villa e levou cartão vermelho. Na penalidade, Messi bateu firme e abriu o placar para o Barcelona.

A vantagem não assustou o Real Madrid que foi ao ataque mesmo com um jogador a menos e assustou em cabeçada de Pepe na rede do lado de fora. Mourinho que optou por Ozil começar no banco, colocou o alemão na segunda etapa e deu certo. Foi dos pés de Ozil que saiu o lançamento para Marcelo que sofreu pênalti de Daniel Alves. O lance causou muita reclamação e revolta dos jogadores do Barça, mas Cristiano Ronaldo já estava preparado para a cobrança que empataria o clássico. Bola de um lado e goleiro para o outro e placar final em Madrid. Com o empate, o time catalão manteve os oito pontos de vantagem sobre os merengues e segue firme em busca do título. Já o Real precisa de vencer seus jogos e torcer por três tropeços de um time que perdeu apenas uma vez na temporada.

Mas este foi apenas o primeiro duelo da série de quatro jogos decisivos que Barcelona e Real Madrid farão em menos de um mês. Na quarta feira que vem, os dois times entram em campo novamente na disputa do titulo da Copa do Rei, jogo que será realizado em Valência. Logo depois, o clássico se repetirá nas semifinais da Champions League.

Se tivesse que apostar em alguém, apostaria no Barcelona peo futebol apresentado. Mas não seria nenhuma surpresa se o Real levar a melhor nos duelos, até porque é um clássico e os merengues tem um excelente elenco como o Barcelona. Só espero que não sejam jogos como foi o de hoje, muito cadenciado e pouca criatividade. Todos nós esperamos espetáculos de ambas as partes, porque ingredientes é o que não faltam para isso.

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

O Tri já é nosso. Dá lhe Barça. O pênalti em cima do Marcelo não existiu, foi inventado. Só assim mesmo que o Real pode parar o Barça de Messi que finalmente marcou sobre uma equipe treinada por Jose Mourinho.
Abraços