domingo, 19 de junho de 2011

O drama do River Plate

O River Plate já viveu dias melhores. Um dos times mais tradicionais da Argentina e do Mundo, os "Milionários" como é chamado, vive um drama no futebol nacional, pois está a um passo de ser rebaixado no Campeonato Argentino 2011.

Time que detém 34 campeonatos nacionais, duas Libertadores e um Mundial pode viver o maior drama da sua história, isso porque o Campeonato Argentino teoricamente tem um regulamento que beneficia os clubes. Leia o regulamento:

"As 20 equipes se enfrentam em dois turnos: Apertura e Clausura. O primeiro colocado de cada turno garante vaga na Libertadores do ano seguinte e é declarado campeão. Os outros três classificados para a competição sul-americana em 2011 saem do somatório de pontos do Clausura 2010 com o Apertura 2010. Uma média das últimas três temporadas decide os rebaixados, sendo que os dois piores caem direto e os dois logo à frente disputam uma repescagem em que um dos times ainda consegue se salvar. Critérios de desempate: 1) Saldo de gols; 2) Gols pró. Porém, em caso de empate em número de pontos na primeira colocação entre duas ou mais equipes, jogos extras decidem o campeão."

O River Plate está sim entre as piores médias nos três últimos Clausura e Apertura, que é o turno e returno do Campeonato Argentino.


Derrota em casa

A fase é tão ruim que o River precisando muito de uma vitória em casa com Monumental lotado e contra um adversário que apenas cumpria tabela, o Lanus bateu os Milionários por 2 a 1 para desespero dos Hinchas. A vitória do River evitaria a famosa "promoción", a repescagem contra uma equipe da segundona para quem seguiria na elite do futebol argentino. Agora, o River encara o modesto Belgrano, quarto colocado da segundona do Argentino. O primeiro confronto é na semana que vem, em Córdoba.

Morte nas arquibancadas

A tristeza não parava. Um torcedor do River sofreu um infarto durante a partida enquanto o placar estava em 0 a 0. Um senhor de 68 anos faleceu antes de chegar ao hospital, vítima do infarto. Enquanto do outro lado, a torcida adversária cantava e gozava dos anfitriões com o gol do Lanus aos 30 minutos ainda do primeiro tempo.

Opinião

Para não fazer uma lista do que o River precisa mudar, basta apenas dizer que os Milionários precisam é nascer novamente para o futebol. É jogar tudo fora e começar do zero. Se o River chegou a esse ponto, não foi por acaso, já fazem alguns anos que não se ouve falar num dos maiores clubes da América. Um gigante que adormeceu e entrou no pesadelo, como nos filmes de Freddy Krueger. É ruim para o futebol ver um grande nesta situação, clube que teve Ariel Ortega, um dos maiores craques que o futebol argentino já viu, além de outros grandes craques. Eu acho que o River Plate não cai, na minha opinião vence o Belgrano e livra-se da segundona, mas não pode se acomodar caso livre-se dela. Por outro lado, se cair é a chance que tem de começar do zero e se reerguer. Que isso não acorde apenas o River Plate, pois o Boca Juniors parece querer seguir os mesmos passos do rival. Não torço para o futebol argentino, mas acho injusto times grandes passarem por situações como essa.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os soldados de Mano para a Copa América

O treinador da Seleção Brasileira, Mano Menezes, convocou ontem logo após o amistoso contra a Romênia, os 22 jogadores que irão disputar a Copa América no mês de julho, na Argentina.

Na lista, a confirmação dos prováveis e improváveis. Pouca susrpresa, apenas o atacante Fred pegou de surpresa ao conseguir a vaga de Nilmar.

Com a missão de inovar a Seleção, Mano dividiu a lista entre jogadores que atuaram na última Copa e jogadores novos e promessas. Entre os veteranos da Seleção estão: Julio Cesar, Lúcio, Maicon, Elano e Robinho.

A grande expectativa da torcida fica por conta de PH Ganso, Alexandre Pato (ambos recuperados de lesões), Neymar, Lucas e Sandro.

Eu não tenho gostado nenhum pouco do futebol apresentado pela Seleção e aposto que a maioria está junto comigo. Mano vem seguindo os passos de Dunga ao invés de cumprir sua missão que é inovar. A formação tática dá a impressão de um time ofensivo com três atacantes, mas é um meio de campo formado por apenas volantes e um jogador que não tem condições de vestir a camisa da Seleção como Jadson.

A presença de Fred não me agrada muito, apesar de ser experiente. Eu gostaria que Nilmar estivesse na lista, além de outros jogadores como Marcelo (Real Madrid), Diego Alves (Valencia), Anderson (Manchester United), Denilson (Arsenal), Thiago Neves (Flamengo) e mais alguns. O lateral esquerdo madrilenho perdeu sua chance ao ser questionado pelo treinador após se machucar com pouco tempo de jogo no amistoso realizado.

Brasil e Argentina são franco favoritos para ganhar a Copa América, Uruguai e Paraguai vem na sombra. Vai ser uma verdadeira guerra na terra do Tango. O duelo esperado está entre Brasil e Argentina, ou seria Neymar e Messi? Dia 1 de julho começa.

Confira a lista:

Goleiros


Julio César (Inter de Milão)
Victor (Grêmio)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)

Zagueiros

Lúcio (Inter de Milão)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)

Volantes

Ramires (Chelsea)
Lucas Leiva (Liverpool)
Sandro (Tottenham)

Meias

Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madri)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
Lucas (São Paulo)

Atacantes

Neymar (Santos)
Robinho (Milan)
Fred (Fluminense)
Alexandre Pato (Milan)