domingo, 19 de junho de 2011

O drama do River Plate

O River Plate já viveu dias melhores. Um dos times mais tradicionais da Argentina e do Mundo, os "Milionários" como é chamado, vive um drama no futebol nacional, pois está a um passo de ser rebaixado no Campeonato Argentino 2011.

Time que detém 34 campeonatos nacionais, duas Libertadores e um Mundial pode viver o maior drama da sua história, isso porque o Campeonato Argentino teoricamente tem um regulamento que beneficia os clubes. Leia o regulamento:

"As 20 equipes se enfrentam em dois turnos: Apertura e Clausura. O primeiro colocado de cada turno garante vaga na Libertadores do ano seguinte e é declarado campeão. Os outros três classificados para a competição sul-americana em 2011 saem do somatório de pontos do Clausura 2010 com o Apertura 2010. Uma média das últimas três temporadas decide os rebaixados, sendo que os dois piores caem direto e os dois logo à frente disputam uma repescagem em que um dos times ainda consegue se salvar. Critérios de desempate: 1) Saldo de gols; 2) Gols pró. Porém, em caso de empate em número de pontos na primeira colocação entre duas ou mais equipes, jogos extras decidem o campeão."

O River Plate está sim entre as piores médias nos três últimos Clausura e Apertura, que é o turno e returno do Campeonato Argentino.


Derrota em casa

A fase é tão ruim que o River precisando muito de uma vitória em casa com Monumental lotado e contra um adversário que apenas cumpria tabela, o Lanus bateu os Milionários por 2 a 1 para desespero dos Hinchas. A vitória do River evitaria a famosa "promoción", a repescagem contra uma equipe da segundona para quem seguiria na elite do futebol argentino. Agora, o River encara o modesto Belgrano, quarto colocado da segundona do Argentino. O primeiro confronto é na semana que vem, em Córdoba.

Morte nas arquibancadas

A tristeza não parava. Um torcedor do River sofreu um infarto durante a partida enquanto o placar estava em 0 a 0. Um senhor de 68 anos faleceu antes de chegar ao hospital, vítima do infarto. Enquanto do outro lado, a torcida adversária cantava e gozava dos anfitriões com o gol do Lanus aos 30 minutos ainda do primeiro tempo.

Opinião

Para não fazer uma lista do que o River precisa mudar, basta apenas dizer que os Milionários precisam é nascer novamente para o futebol. É jogar tudo fora e começar do zero. Se o River chegou a esse ponto, não foi por acaso, já fazem alguns anos que não se ouve falar num dos maiores clubes da América. Um gigante que adormeceu e entrou no pesadelo, como nos filmes de Freddy Krueger. É ruim para o futebol ver um grande nesta situação, clube que teve Ariel Ortega, um dos maiores craques que o futebol argentino já viu, além de outros grandes craques. Eu acho que o River Plate não cai, na minha opinião vence o Belgrano e livra-se da segundona, mas não pode se acomodar caso livre-se dela. Por outro lado, se cair é a chance que tem de começar do zero e se reerguer. Que isso não acorde apenas o River Plate, pois o Boca Juniors parece querer seguir os mesmos passos do rival. Não torço para o futebol argentino, mas acho injusto times grandes passarem por situações como essa.

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Força River. Um gigante não pode cair. Mesmo não sendo torcedor do River, torço para que eles se recuperem.
Abraços