segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Empate que custou caro

O empate entre Atlético e Grêmio foi péssimo para os dois, mais para o Galo que estava encostado no líder Flu, que agora abriu quatro pontos de vantagem.

O jogo de ontem no Independência foi um típico jogo contra times gaúchos disputando decisões, retranqueiro e botineiro. O tricolor abusou nas faltas, mas foi o suficiente para segurar o Galo.

O Atlético está devendo uma boa atuação no segundo turno, já que seu adversário na luta contra o título joga mal e vence. A equipe de Ronaldinho ocupa o modesto 12º lugar no returno.

Mas a situação não é desesperadora e nem tão preocupante, mas é claro que não pode continuar assim. Não dá para ficar se espelhando em números, retrospectos de outros times e outras superstições, tem é que jogar bola.

O Galo joga nesta quarta feira agora o seu jogo do asterisco, a partida adiada pelo Flamengo da 14ª rodada do Brasileiro. É um jogo mais que de extrema importância, é a chance de encostar mais perto possível do Flu, mas não será um jogo fácil, pois trata-se de Atlético e Flamengo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A boa e Velha Senhora

A Juventus conseguiu um bom resultado nesta quarta no estádio Stamford Bridge ao empatar com o atual campeão da Liga dos Campeões, Chelsea, por 2 a 2.

A "Velha Senhora" como é chamada a equipe italiana voltou e forte para a disputa da UEFA Champions League depois de dois anos sem disputar a competição.

A equipe do Chelsea é franco favorita ao bicampeonato, mas por enquanto no papel porque hoje jogou absolutamente nada, foi dominada e dependeu exclusivamente de Oscar que marcou dois gols, entre eles um golaço que com certeza estará entre os mais bonitos até o final da Liga. A falta que Drogba faz aos blues é evidente, já que Fernando Torres não é mais o mesmo e não tem a rapidez que o costa-marfinense tem.

Já a Juventus tem um elenco modesto, porém sua camisa pesa na competição. Mereceu a vitória em Londres e não conseguiu pelo capricho da bola ter tocado o travessão no chute de Quagliarella no final da partida.

Tudo indica que serão os dois classificados para a fase de mata-mata da Copa dos Campeões, mas se o Chelsea quiser algo vai ter que jogar muita bola ainda para convencer. 


Barcelona 3x2 Spartak Moscou
Manchester United 1x0 Galatasaray
Bayern Munich 2x1 Valencia

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A sina vai continuar? E de novo...

A foto retrata um futuro próximo do Palmeiras, o desespero, se é que já não vive no presente.

A sina de gigantes caindo para a Série B do Brasileiro continua e pelo visto gostou do Verdão. O Palmeiras vive o drama de cair novamente para a Segunda Divisão em 11 anos da primeira queda.

Sejamos realistas, o time que era comandado por Felipão figura entre os piores elencos do Campeonato Brasileiro, além de viver um drama de contusões de seus principais jogadores como Valdívia, Daniel Carvalho que não é novidade nenhuma. Pior que isso, foi a tradição da famosa ressaca pós título de expressão, como a Copa do Brasil vencida pela ex Academia. Que me desculpem os palmeirenses, mas seria uma tremenda falta de respeito chamar esse time de Academia, uma vez que a mesma já foi um dos melhores times que o país já viu jogar.

A Copa do Brasil todos sabem que é uma competição traiçoeira, não retrata o melhor time ou elenco do país, mas é um torneio que tem que saber jogar, um mata-mata e isso o Felipão sabe muito bem. Só que o relaxamento castigou e duramente o Palmeiras que precisa de um milagre para se safar da queda. Não é impossível, mas se continuar descendo a ladeira neste exato momento do campeonato a coisa pode ficar é bem mais feia e terminar as próximas rodadas na lanterna e aí meu amigo, para tirar a diferença de três times na zona da degola e chegar perto de quem está beirando nem São Marcos vai conseguir resolver. Detalhe disso tudo é que o primeiro time fora da zona é nada mais e nada menos que o Flamengo.

A derrota no clássico contra o Corinthians pode ter sido um duro golpe psicológico no alviverde. Perder para seu maior rival num momento como esse foi crucial. Mas o pior ainda está por vir, a tabela pode ser ingrata com o Palmeiras. O verdão ainda tem pela frente mais dois clássicos nas últimas rodadas e ainda tem confrontos contra equipes que lutam pelo título e confronto direto contra os frequentadores da zona, ou seja, a coisa tá preta para os lados do Palestra.

O fantasma parecia ter tirado férias dos grandes, mas voltou a todo vapor. Pena que a Taça Libertadores de 1999, o tetra brasileiro e outros títulos não poderão salvá-lo de mais um vexame na sua história.


sábado, 15 de setembro de 2012

Me engana que eu gosto

Não vou ser hipócrita de dizer que o time do Fluminense é ruim e que não faz um belo Campeonato Brasileiro, mas sinceramente, não é iso tudo que estão falando não.

Claro que apenas o jogo contra o lanterna não pode ser parâmetro para nada por doismotivos: um é que jogar contra o lanterna é muito mais difícil do que jogar contra alguém no meio da tabela e o outro motivo é que foi uma coisa atípica para o Flu no campeonato.

Tenho acompanhado mais frequentemente os jogos do Fluminense, não é por menos, o secador anda ligado o dia inteiro na tomada. Sei que muitos não vão concordar comigo, mas não vejo um time jogando para ser campeão, mas vejo uma equipe apenas regular o que obviamente é necessário para ser campeão, isso quando não se tem um adversário que joga melhor e tem um aproveitamento superior ao seu como o Galo. Será que chegou a hora do tricolor oscilar no Brasileiro?

Desde o clássico contra o Vasco, o Flu vence e empata, mas não convence e neste sábado foi castigado, diga-se de passagem que demorou para isso acontecer. Pode-se dizer que tiveram sorte de encarar um Internacional desfalcado? Ou se livrar da derrota graças a um gol legítimo do Figueirense que foi anulado? Ou uma arbitragem polêmica no clássico contra o Vasco? Isso não vem ao caso, o fato é que depois de tomar um sufoco da Portuguesa e achar dois gols o adversário de hoje foi mais competente e fez o que a Lusa não fez no meio da semana.

A liderança pode voltar a ser do Atlético, que me desculpem aos amigos que acham que não é imparcialidade, mas é o mais justo pra quem faz uma campanha melhor e joga um futebol melhor. Na minha opinião, esse time do Flu é excelente no papel e o melhor do campeonato, mas é um tremendo me engana que eu gosto.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Imbatível no "Caldeirão"



O Galo fez mais uma vítima no "Caldeirão Independência". Desta vez quem pagou o pato foi o bom time do São Paulo. O Atlético venceu o tricolor por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Leonardo, o seu primeiro com a camisa alvinegra.

O time de Cuca entrou em campo com a pressão de não se distanciar do líder Fluminense, que havia vencido a Portuguesa na rodada. Mas parece que o Galo não se intimidou e mostrou porque é o melhor mandante do Campeonato Brasileiro.  Com a vitória, o Galo segue sem perder em seus domínios há mais de um ano.

O jogo foi marcado pela arbitragem polêmica de Sandro Meira Ricci. Ainda no primeiro tempo, o árbitro expulsou o lateral Douglas após escorregar e atingir o meia Leandro Donizete. Se completo o São Paulo só defendia, com um a menos armou uma parede para freiar o ataque e a pressão do Galo e jogar no contra-ataque, mas nada fez no primeiro tempo.

Na etapa final, o Atlético manteve o ritmo e continuou pressionando o São Paulo no seu campo de defesa. Aos 16 minutos após boa jogada pela direita, Bernard cruzou para Leonardo escorar de cabeça para o fundo das redes de Rogério Ceni e abrir o placar.

Após o gol, como de costume o Galo continuou no ataque em busca de mais gols. Com o placar atrás, o tricolor tentou sair para o jogo e abriu sua defesa para os contra-ataques rápidos do alvinegro comandado por Ronaldinho e Bernard. O Atlético teve boas chances, mas parou nas mãos de Rogério Ceni e ficou por isso mesmo. Com a vitória, o Galo se manteve na vice liderança com 51 pontos, dois a menos que o líder Fluminense, mas com um jogo a menos. Já o São Paulo estacionou na sexta colocação com 36 pontos.


Assim como todos os jogos, o Galo jogou pra vencer o São Paulo. Atacou, pressionou, lutou, fatos constantes nos jogos do Galo. A arbitragem favoreceu ao Atlético com a expulsão do lateral Douglas, mas não interferiu diretamente no resultados, pois nada fez o São Paulo no jogo que se preocupou mais em defender do que jogar. Resultado mais do que justo pelo que foi o jogo.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A importância da base

Eu sempre defendi a tese de que o Galo deveria investir nas categorias de base, não é a toa que o time já conquistou o tricampeonato da Taça São Paulo e o penta da Taça BH. Mas vou mais longe, o Atlético sempre revelou bons jogadores que já serviram a Seleção Brasileira e a saga continua.

Ontem o técnico da seleção amarelinha, Mano Menezes, convocou o time que irá enfrentar a Argentina no Superclássico das Américas. São só jogadores que atuam no futebol brasileiro e apareceram na lista nomes como Bernard e Marcos Rocha do Galo, completando a lista alvinegra o zagueiro Réver.

O detalhe mais importante desses jogadores estarem na lista é que são jogadores formados nas categorias de base do clube. A importância de se revelar craques no time talvez seja maior que ganhar as competições de base. A história sempre mostrou e provou que o Galo é formado por jogadores da casa. A época mais vitoriosa do time é o maior exemplo disso. Jogadores como Reinaldo, Luizinho, Toninho Cerezzo, Marcelo Oliveira foram os responsáveis pelas conquistas da Taça SP de Futebol Júnior do Galo e logo em seguida emplacaram vários estaduais pela equipre profissional, além de dois vices brasileiros e ser a base da Seleção que encantou o país, em 1982.

Podemos dizer que no grupo atual da Seleção juntando os jogadores que atuam na Europa e no Brasil, o Galo tem quatro jogadores formados em sua base que listam a camisa amarelinha, são eles: Diego Alves, Renan Ribeiro (Seleção Olimpica), Marcos Rocha e Bernard.

Que o Galo continue sua safra e tradição ao invés de repetir os erros do passado recente com medalhões e ex jogadores em atividade. O reflexo disso é a vice liderança e as chances reais do título tão esperado.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Galo voltando ao normal!

Parecia que o garotinho da foto já estava advinhando o placar do jogo que iria rolar na Arena do Galo. De fato, o Palmeiras anotou a placa do caminhão que o atropelou na noite desse domingo: B E N 10, que agora é B E N 20.

Crise? Essa palavra não existe na Cidade do Galo. Único resultado que não estava nos planos era o empate contra a Ponte Preta no caldeirão, mas como dizem, é a oscilação do Campeonato que passou rápido e parece já ter chegado ao fim.

Depois de um primeiro tempo horroroso e desesperador de um time que precisava vencer para voltar a ter a confiança da torcida mais chata do Brasil, Alexandre Kalil que o diga, o Galo acordou no segundo tempo a atropelou por 3 a 0 o pobre Palmeiras do Felipão, o rei do mata-mata, mas parece ser o plebeu dos pontos corridos com a campanha desastrosa do atual campeão da Copa do Brasil.

Com a vitória, o Atlético manteve a vice liderança com dois pontos atrás do Flu, mas com um jogo a menos e abriu quatro pontos do terceiro colocado Grêmio, mas o melhor não é a situação na tabela e sim a confiança de volta e o futebol também que havia esquecido nos dois últimos jogos.

Ah, não poderia esquecer! Como está jogando esse tal de Ronaldinho Gaúcho hein? Os adversários piram na dupla infernal Bernard e R49.

http://www.youtube.com/watch?v=Geuld-cwC_o