segunda-feira, 9 de maio de 2011

Galo sai na frente em busca do bi

No primeiro duelo da final do Campeonato Mineiro deu Galo. O Atlético venceu por 2 a 1 o Cruzeiro, gols de Mancini e Patric para o alvinegro e Wallyson para a raposa, e agora tem a vantagem do empate na grande decisão de domingo que vem.

O Atlético quebrou a escrita de um time mandante nunca ter vencido jogos com torcida única no estádio desde que o Mineirão foi fechado para obras da Copa.

O clássico foi muito equilibrado. Os gols sairam todos no primeiro tempo. Aos 5 minutos de jogo, Mancini cobrou falta com perfeição e abriu o placar para o Galo. Aos 27, Montillo deu uma arrancada sensacional e rolou para Wallyson empatar o clássico. Mas aos 37, em jogada envolvente do meio de campo do Atlético, Magno Alves rolou para Patric fazer o segundo do Galo no jogo.

No segundo tempo, o Cruzeiro voltou melhor e perdeu algumas oportunidades. Enquanto isso, a equipe de Dorival era perigoso nos contra-ataques com Mancini e Magno Alves que obrigaram Fábio a fazer boas defesas. O lance mais perigoso do segundo tempo foi o chute de Gilberto quase no final do jogo acertando a trave. No fim da partida, o Cruzeiro perdeu Montillo expulso, após dar um carrinho perigoso em Giovani Augusto, que causou muita reclamação por parte dos cruzeirenses.

No segundo jogo, o Atlético tem a vantagem do empate para conquistar o bicampeonato estadual, mas se o Cruzeiro vencer por qualquer placar, leva a taça. A baixa na raposa é a ausência de Montillo que foi expulso. Esse desfalque pode ser favorável ao rival. Já no Atlético, Neto Berola tomou o terceiro cartão amarelo e também está fora da decisão, mas a equipe conta com a volta de Richarlyson e Renan Oliveira voltando de suspensão.

Alguns diziam que o Cruzeiro iria partir pra cima do Atlético para tentar se recuperar da eliminação da Libertadores, outros diziam que a derrota de quarta iria mexer com o psicológico dos jogadores e iria ser favorável ao Atlético. O Galo que não tem nada a ver com isso, jogou com muita raça e velocidade com seus jogadores de meio de campo formados pela base. A vitória foi justa, inquestionável, vitória de um verdadeiro clássico. Mas longe de estar decidido, pois uma vitória simples do Cruzeiro, o título vai para a Toca da Raposa.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Quarta feira de cinzas para o Brasil na Libertadores



Primeiramente peço licença para o meu amigo Mauricio Motta (http://www.tanoesporte.blogspot.com/) para copiar sua imagem de seu blog, pois é a melhor que representa a noite desta quarta feira.

O adorador do futebol deve estar se perguntando neste momento: Qual foi o pior vexame da noite? Será que foi o Internacional, atual campeão da Libertadores perdendo dentro de casa para o Peñarol? Talvez pode ser o Grêmio, que comemorou a derrota de seu rival poucos minutos antes de entrar em campo, mesmo sabendo que teria que fazer imortalidades ou fazer do estádio San Carlos Apoquino uma "batalha dos Aflitos" e mesmo assim perdeu novamente? Ou então foi o melhor time da Libertadores, Cruzeiro que chegou a ganhar o apelido de "Barcelona das Américas" e acabou perdendo dentro de casa para o Once Caldas, último classificado da competição? Tem também o atual campeão brasileiro, o "time de guerreiros", o time que desafia a lógica do futebol, Fluminense que se acorvadou e foi eliminado de uma forma melancólica para o modesto Libertad?

De fato, foi a pior noite do Brasil na Taça Libertadores desde que eu me entendo por gente. Mas uma coisa o futebol nos provou algo, principalmente a Libertadores. Uma verdadeira competição traiçoeira, que surpreendeu a todos que esperavam pela lógica. Foi uma Copa que a fase de grupos não significou absolutamente nada, que o melhor time não era o melhor time, que o time que desafia a lógica foi desafiado pela lógica, que o atual campeão esqueceu que estamos em outro ano.

Lê-se muito por ai que foi uma noite de tragédia, tudo bem, pode ser denominado dessa forma, mas para mim, tem mais cara de vexame do que tragédia.


Internacional 1x2 Peñarol

A noite começou a assombrar cedo. No Beira Rio lotado, o Internacional precisava apenas de uma vitória simples ou então um empate sem gols contra o reabilitado Peñarol. Um duelo forte, pois dentro de campo eram sete títulos de Libertadores em jogo e o atual campeão da competição, o colorado. Um segundo tempo que caiu como se fosse um raio nos jogadores do Inter. Com menos de dez minutos de segundo tempo, o time uruguaio já havia virado o placar, o que causou apatia, nervosismo e pânico no time de Falcão. Era o início de uma quarta feira de cinzas.

Universidad Católica 1x0 Grêmio

A derrota do rival a poucas horas antes do jogo animaram os gremistas, que comemoraram dentro do vestiário antes do confronto com o time chileno. Com um time todo desfalcado e tendo que vencer por dois gols de diferença, o tricolor gaúcho teria que fazer muito mais do que fez na "batalha dos Aflitos", o que não foi possível. O time de Portaluppi perdeu novamente com um gol já no final decretando a eliminação de sua equipe na Libertadores, o que faz da final gaúcha no próximo final de semana perder um pouco do espetáculo.

Cruzeiro 0x2 Once Caldas

Foi a principal lição da Libertadores. O Cruzeiro, considerado melhor time da competição e forte candidato ao título caiu de forma melancólica em plena Arena do Jacaré lotada. A missão da equipe celeste era simples, podia perder até por um resultado simples que estaria classificada. Talvez fosse a classificação mais tranquila levando pelo lado da inexistente lógica do futebol. Tomou um baile do time colombiano e foi merecidamente desclassificado pelo futebol que jogou hoje. As vésperas de uma decisão contra o rival Atlético no final de semana, essa eliminação precoce transformou a lagoa da Pampulha mais fria ainda. Não sei se foi salto alto, mas a moral do Cruzeiro estava no céu e nesse momento ela se escondeu.

Libertad 3x0 Fluminense

Dessa vez, o time de guerreiros foi o modesto Libertad. Com um primeiro tempo com a vantagem, o Fluminense insistiu em se acovardar diante do time paraguaio e acabou pagando um preço muito alto, levando de 3 a 0, um placar que poderia ter sido maior. Que me desculpem os tricolores, mas cá entre nós, o Flu foi longe demais nessa Libertadores. Não mereceu a classificação na primeira fase, não jogou futebol e uma hora esse tombo iria acontecer. Foi uma surra para machucar, mas o torcedor já devia estar preparado para essa pancada. A eliminação não foi surpreendente, o que assustou foi o placar. Um time sem comando, sem esquema, sem vontade e deu no que deu.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sheik solta o verbo após saída do Flu

O atacante Emerson, ex Fluminense, desabafou em entrevista para o GE. Após ter rescisão de contrato com o tricolor, Sheik deu declarações polêmicas e abriu o jogo de tudo que acontece no Fluminense.


Autor do gol do título brasileiro do Flu ano passado, o jogador foi afastado do clube poucas horas antes do jogo contra o Argentino Juniors pela Taça Libertadores. O motivo foi ter cantado um hit do rival na concentrção: Bonde do Mengão Sem Freio.

Como castigo, Emerson ficou de fora da partida contra os argentinos e contra o Flamengo no final de semana seguinte ainda pela Taça Rio. Após ser orientado a mentir para a imprensa, o atacante disse que não iria mentir, o que lhe custou caro.

Durante a entrevista, Emerson polemizou muitas coisas internas dentro do Flu. Algumas delas são a falta de comando do treinador Enderson Moreira, jogadores concentrados com camisa do Flamengo e o principal delas, conversas de jogadores nos quartos de treinadores.

Mais uma vez, prova que o Fluminense está uma verdadeira zona fora das quatro linhas. A falta de profissionalismo anda reinando nas Laranjeiras. Imaginem um jogador andando com camisa do rival pelos corredores do hotel na concentração de um jogo importante? São coisas inadmissiveis em um clube do porte do Fluminense. Se é verdade, apenas quem trabalha no tricolor sabe disso, mas um jogador que fala isso abertamente para a imprensa não pode estar inventando coisas.

Ninguém é obrigado a declarar amor ao clube que joga, até porque no fundo são torcedores também. O que eu defendo é profissionalismo dentro do clube e acho que isso é obrigação de todo jogador. Respeito com o trabalho e com os profissionais que lá estão. A laranja está podre nas Laranjeiras.

A entrevista você confere nesse link:  http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2011/05/sheik-sem-freio-atacante-distribui-criticas-na-saida-do-fluminense.html

É hora de decisão



Os os principais Campeonatos Estaduais do país vão chegando as suas grandes decisões. Apenas no Paraná e no Rio já definiram seus campeões, o Coritiba e o Flamengo conquistaram seus estaduais de forma invicta.


CAMPEONATO MINEIRO: Atlético x Cruzeiro

O Cruzeiro é o favorito na decisão mineira, pois é o time que está jogando o melhor futebol do país, vem atropelando seus adversários e está invicto na Taça Libertadores. Mas o Galo é o atual campeão mineiro e fez um Campeonato Mineiro com uma campanha quase idêntica ao rival. O Atlético ainda quer apagar a imagem da eliminação precoce na Copa do Brasil diante do Grêmio Prudente com uma vitória em cima do Cruzeiro e conquistar o bicampeonato e o seu 42º título estadual, o maior vencedor de Minas. O fator Libertadores pode facilitar a vida do Atlético, uma vez que o Cruzeiro prioriza a competição continental, mas decisão é decisão e ainda mais se tratando de um clássico.

Último confronto: Cruzeiro 3x4 Atlético pela primeira fase do Campeonato Mineiro.


CAMPEONATO PAULISTA: Santos x Corinthians


Na decisão paulista, o Santos é o favorito na minha opinião. Tem o melhor time, tem o melhor futebol, está em busca do bicampeonato e disputa a Taça Libertadores. A decisão não é contra o Santo André, embora tenha dado trabalho na decisão passada, mas agora a decisão é contra o Corinthians. O Timão vive a situação do Atlético, a de apagar a imagem ruim. Após ser eliminado na fase pré-Libertadores para o Tolima, o Corinthians quer o título paulista a qualquer custo.  Tudo pode acontecer.

Último confronto: Corinthians 3x1 Santos pela primeira fase do Campeonato Paulista


CAMPEONATO GAÚCHO:  Internacional x Grêmio

Talvez seja a decisão mais equilibrada dos estaduais. O Gre-Nal vem pegando fogo ultimamente. Grêmio e Inter disputam a Libertadores e se o tricolor fizer milagre, poderemos ter o Gre-Nal do século na Libertadores. No estadual, o Grêmio venceu o primeiro turno e o Inter venceu o segundo, a Taça Farroupilha, em cima do rival numa disputa de pênaltis. Agora vale a decisão do Gauchão. Eu acho que o Internacional tem mais time e já tem uma base que joga há muito tempo. Mas é um dos duelos mais difíceis de palpitar.

Último confronto: Internacional (4)1x1(2) Grêmio


CAMPEONATO CATARINENSE: Criciúma x Chapecoense

CAMPEONATO BAIANO: Vitória x Bahia de Feira de Santana

CAMPEONATO GOIANO: Goiás x Atlético-GO

CAMPEONATO PERNAMBUCANO: Sport x Santa Cruz