terça-feira, 29 de março de 2011

Jobson deixa o Galo

O atacante Jobson não faz mais parte do elenco do Atlético Mineiro. Depois de admitir que não havia se adaptado a Belo Horizonte, o jogador pediu para retornar ao seu ex clube, o Botafogo.

De acordo com o diretor de futebol do Galo, Eduardo Maluf, Jobson não teve nenhum problema de indisciplina fora de campo e que essa rescisão foi a pedido do próprio jogador.

Jobson atuou pelo Galo em seis partidas nessa temporada e marcou dois gols, ambos na partida pela Copa do Brasil contra o Iape-MA. No Atlético, o atacante revezou na titularidade com Magno Alves e Neto Berola, mas nas últimas partidas tinha conquistado a posição e a confiança da torcida.

Mas pelo que parece, Jobson não retorna ao Botafogo. Segundo um dirigente do clube carioca, não tem condições do atleta voltar ao clube agora e que esse desligamento vai ser conversado entre os dois clubes.

Jobson tem uma série de problemas fora das quatro linhas. Após cumprir seis meses de punição depois de ser pego no antidoping por uso de crack duas vezes seguidos, a justiça vai recorrer da decisão da pena reduzida do atacante e quer que o atleta seja punido por dois anos.

A carreira de Jobson no futebol está por um fio. É um jogador jovem que está jogando as oportunidades para o alto. No Atlético tinha a chance de conquistar seu futebol sem lembrar do passado. Acredito que é possível recuperar Jobson, mas não é qualquer clube que ele vai jogar, não é qualquer clube que vai aceitar esse comportamento difícil.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Não está 100%

O Flamengo é o único grande invicto na temporada de 2011. Dentro de campo, a equipe está em boa fase, não perdeu nenhum jogo, tem Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves no elenco e está garantido na final do Campeonato Carioca. Pois bem, o time vence, mas não convence.

O famoso "bonde sem freio" ainda não deu nenhuma exibição de gala, está certo que o importante são os resultados segundo Luxemburgo. Já são alguns empater contabilizados na conta do rubro-negro contra times de pouca expressão, como no caso do Madureira que assustou o Fla ao estar vencendo por 3 a 1 até metade do segundo tempo e o time de Luxemburgo buscar forças para empatar. Tudo bem que empatar, perder faz parte do futebol, mas se pegarmos os resultados do Flamengo na temporada, foram poucas vitórias com tranquilidade.

Fora de campo, parece haver uma crise entre torcedores e Vanderlei Luxemburgo e essa crise tem um nome: Adriano. Já fazia alguns dias que o Imperador esperava por algum contato com o Flamengo, mas nada foi acertado por veto do próprio treinador. Alguns torcedores vem fazendo protesto pedindo a volta do ídolo, que acabou acertando com o Corinthians. No jogo contra o Madureira, alguns torcedores pediram a demissão de Luxa e a contratação de Adriano através de cartazes e depois houve um certo desentendimento entre técnico e torcida.

O fato é que o Flamengo está cada vez mais se acomodando com a invencibilidade neste ano. É claro para todos que o time precisa de reforços ainda em setores importantes. Não vai ser sempre que R10 e Thiago Neves vão poder dar conta do recado e isso já foi provado no empate do Flamengo diante da Cabofriense no último dia 20. O bonde pode estar sem freio, mas está fora da zona de classificação para as semifinais da Taça Rio e sabe qual o discurso de Luxa? O time está garantido na final.

Ninguém conhece o Flamengo mais que seus próprios torcedores, nem mesmo a presidente Patricia Amorim. O Imperador é dividido em duas partes, o dentro e fora de campo. Dentro das quatro linhas ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 2009 e com artilharia da competição. Fora de jogo, os torcedores não querem saber da vida de Adriano. Sem contar que o atacante renderia mais dinheiro ao clube do que o próprio Luxemburgo e Deivid.

Está cada vez mais evidente que Luxemburgo não mudou nada desde que saiu do Atlético Mineiro. O time joga mais com a posse de bola do que criatividade, além do constante revezamento na escalação. Sua última foi voltar o xodó da torcida, Negueba, para a base da equipe. Se o Flamengo está invicto este ano, os resultados mostram isso, mas que o time e Luxemburgo ainda não convenceu, isto é fato.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Parabéns Clube Atlético Mineiro, o Galo Forte e Vingador



Hoje, 25 de março, o Clube Atlético Mineiro está comemorando seus 103 anos de vida. Um time dono de uma das torcidas mais fanáticas do futebol, de tradição e de muita história.

Para fazer uma pequena homenagem ao meu time do coração, que todos sabem, vou escrever um pequeno texto para o dia de hoje.

O Dia do Atleticano
A gente não ganha muito ultimamente, mas se diverte pra caramba.
O Galo não é um time de vitórias épicas, campeonatos ganhos no último minuto, essas coisas irrelevantes. Para o atleticano, basta um foguete, apenas um estouro de um foguete...
Ai alguém grita Gaaaallllooooo. Pronto...
Você ouve, tira o chinelo, desiste das cobertas, esquece os problemas.
Coloca a bandeira em cima do carro, põe o hino pra tocar, toca trinta vezes.
Encontra com um amigo, dois, cinco, milhares de amigo. Galo! Galo! Galo!
Todo mundo sabe que as cordas vocais do atleticano começam na aorta.
A gente canta o hino,canta sem parar. Canta o hino no começo, no meio, no fim...
...quando o Taffarel dá uma volta no campo depois de ganhar uma decisão nos pênaltis,
quando é eliminado pelo Palmeiras reforçado por um juiz,
quando é rebaixado,
quando sobe,
quando ganha os clássicos
quando o Dadá dá a cabeçada desengonçada mais bonita do mundo.
A gente canta! Quer sinal maior de alegria?
E vai nessa toada até o narrador gritar gol.
Nessa hora, não tem garganta, copo de cerveja ou prato de tropeiro que fique inteiro.
Atleticano de verdade comemora gol até na reprise.
E chega em casa empurrando o carro, feliz, porque a bateria acabou de tanto buzinar.
Tá bom.
Muitas vezes o enredo é bem outro. O atacante não acerta, o juiz não colabora, o outro time não perdoa.
A gente faz pressão, tenta ganhar no grito, fica com torcicolo de virar o rosto a cada gol errado. E a virada não vem. Aí a gente diz e promete:
Nunca mais torço pra esse time!
Até estourar o próximo foguete...a diversão recomeça, ou melhor, nunca acaba...
Para ser atleticano não é só querer ser...
O atleticano já nasce ATLETICANO
Parabéns Galo!


Texto retirado do blog: http://galo-forte.blogspot.com/2009/11/vida-de-um-atleticano.html

quinta-feira, 24 de março de 2011

O poderoso ataque do "poderoso"

Caso confirme a contratação de Adriano ao Corinthians, pode estar surgindo o melhor ataque do futebol brasileiro neste ano. Formado por Liedson e Dentinho, o Corinthians já tem uma linha de frente muito forte e com a chegada do Imperador, vão aterrorizar muita zaga brasileira.

Após a aposentadoria de Ronaldo, o Corinthians foi logo atrás de um substituto. Claro que Liedson está longe de ser o fenômeno, pelo menos por nome e por peso, mas seu futebol vem demonstrando mais resultados do que o eterno R9.

Com a chegada de Adriano ao Parque São Jorge, não só o ataque, mas como o nome Corinthians fica cada vez mais forte no cenário do futebol mundial. A eliminação na fase pré-libertadores deixou o torcedor indignado, porém o corintiano pode ficar otimista com seu elenco, pois é forte e tem chances reais de conquistar o Campeonato Brasileiro ou a Sulamericana.

Adriano e Liedson podem fazer muito sucesso juntos, sem dúvida nenhuma torna-se o melhor ataque do Brasil. A grande questão é se Adriano vai se comportar, se vai ficar pensando no Rio de Janeiro,  ou se vai ter profissionalismo de jogar contra o Flamengo

quarta-feira, 23 de março de 2011

Por onde anda Andrade?

Jorge Luís Andrade, mais conhecido como Andrade. Por onde anda o treinador campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009? Num mercado tão fácil de entrar e sair, o ex comandante do Fla está sem clube no momento.

Do céu ao inferno, Andrade foi visto pela última vez dirigindo o Brasiliense, clube no qual não conseguiu evitar o rebaixamento para a Série C.

Sua saída do Flamengo lhe causou muita mágoa. Segundo o próprio, ele não entendeu motivo da demissão. Após conquistar o titulo nacional daquele ano depois de pegar o grupo no meio do campeonato e dar a volta por cima, o ex treinador teve dificuldades de renovação de contrato no início de 2010. Com salário reajustado, Andrade permaneceu no cargo, mas seu trabalho não obteve o mesmo sucesso do ano anterior. Eliminado na semifinal da Taça Guanabara pelo Botafogo por 2 a 1 e novamente perdeu para o mesmo Botafogo pelo mesmo placar, só que na final da Taça Rio.

Sua esperança era a Libertadores, com Adriano e Vagner Love no seu ataque, o Flamengo teve dificuldades e se classificou na última vaga para as oitavas de final da competição, o que lhe custou caro: a demissão. Logo em seguida, o time seria eliminado pelo Universidad de Chile.

Por muito tempo, a torcida rubro-negra pediu o ex comandante de volta, porém foi em vão. A grande questão dessa história seria Andrade um dos responsáveis pelo título ou se o Flamengo ganhou sozinho. Mas tudo foi por água abaixo após fiasco atrás de fiasco e terminar com o rebaixamento do clube de Brasília.

Com tantos treinadores abaixo do nível hoje no futebol brasileiro, ainda acho que Andrade teria uma chance em clubes medianos. Todo treinador tem sua fase boa e ruim e no Brasiliense não dá para tirar algum proveito, porque o elenco era fraquísimo e Andrade não tinha essa experiência, pois se acostumou com um elenco forte em suas mãos que era o Flamengo, apesar de não ter total comando da equipe na época de Adriano. É um trabalhador profissional, honesto pelo que parece e merece uma chance de volta ao futebol, pois querendo ou não, ele estava no título de 2009.

terça-feira, 22 de março de 2011

O momento em que a estrutura ganha de títulos

Quando sentamos numa mesa de bar com os amigos para discutir futebol, o primeiro argumento para enaltecer a grandeza de um time são os títulos conquistados, certo?  O meu ponto de vista parece ser o mesmo de vários treinadores pelo Brasil e pelo mundo: a estrutura vai derrubar a taça de campeão brasileiro.

Por que será que ninguém quer ser treinador do Fluminense? Pois é o atual campeão nacional, tem dinheiro investido por um ótimo patrocinador, tem um elenco considerado um dos melhores do país, mas o que será que falta? Fácil, basta apenas olhar a foto e ver as condições do gramado das Laranjeiras, local onde o Flu treina. Falta estrutura.

Que me desculpem aqueles que são quatro, cinco, seis vezes campeão brasileiro, ou da libertadores, mas parece que isso não vem sendo peso na balança de alguns treinadores na opção de escolha não. Hoje quem vive a base da sala de troféus para sobreviver na história do futebol é patético. O torcedor deixa muito claro toda essa questão. Como pode um atual campeão nacional ter uma das menores médias de público do Brasil atualmente entre os clubes considerados grandes? Torcedor não quer passado, quer presente e futuro. Feliz é aquele que tem uma perspectiva de um futuro melhor do que o passado, pois o próprio nome diz: passado é passado, não volta atrás.

Podemos citar exemplos de alguns treinadores que optam por estrutura do que títulos conquistados: Luxemburgo ao chegar no Flamengo pediu um centro de treinamento no clube e condições de trabalho, a promessa foi feita, resta ao clube cumprí-la.

A saída de Muricy do Fluminense ainda não convenceu a ninguém. Estava claro que havia algo podre nas Laranjeiras, além do gramado e da estrutura. Mas ele deixou claro que o Fluminense não oferece condições de trabalho a nenhum profissional e tal motivo pode ter assustado aos candidatos que poderiam ter assumido o cargo, mas que recusaram. Foram eles Dorival Jr, Levir Culpi e o mais recente Gilson Kleina que preferiu ficar na modesta Ponte Preta do que assumir o atual campeão brasileiro.

Não acreditaria se o Dorival trocasse seu trabalho no Atlético MG pelo Fluminense, pois no clube mineiro vive ótima fase, além de trabalhar no clube de melhor estrutura do país. Levir não volta ao Brasil tão cedo e muito menos para entrar numa fria que está o tricolor. Já Gilson Kleina surpreendeu a todos por recusar o convite e ficar na Ponte Preta, time que disputa a série B do Brasileiro, mas afirmou que o projeto da Ponte era melhor.

Será mesmo que as estrelinhas na camisa estão valorizadas? O torcedor não quer saber de passado e nem os treinadores e nem jogadores. O torcedor quer futuro, o treinador e o jogador querem trabalhar bem.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Esse é o Vasco

A vitória do Vasco diante do Botafogo por 2 a 0 deu um novo ânimo na torcida cruz-maltina. Não apenas por voltar a vencer um clássico, mas pela forma que atuou, o Vasco voltou a jogar como time grande.

Parece que a estréia de Diego Souza fez muito bem ao elenco vascaino. O placar poderia ter sido maior se não fosse Jefferson salvando pelo Botafogo.  A equipe da Colina jogou no ataque, buscou o gol, perdeu várias chances, mas foi coroado pela vitória no final.

Diego Souza não fez uma estréia brilhante, até porque está fora de ritmo de jogo, mas teve estrela ao marcar o gol e ganhar de vez a confiança e alegria da torcida. Para fechar com chave de ouro, Eder Luis voltou a marcar e com um golaço.

O Vasco tem bons jogadores que podem render bastante no Vasco e até disputar a final do Carioca e quem sabe uma Copa do Brasil. O primeiro passo foi dado, foi jogar como time grande num clássico e dar confiança a torcida.

Guilherme é o novo reforço do Galo

O Atlético ganhou mais um reforço para a temporada, é o atacante Guilherme, ex Cruzeiro e Dinamo de Kiev. A contratação do jogador foi feita via twitter pelo presidente Alexandre Kalil durante a partida do Galo contra o Villa Nova.

Guilherme, 22 anos, pertencia ao clube ucraniano Dinamo de Kiev e tinha sido emprestado ao CSKA da Rússia. O atacante já atuou também pelo rival do Atlético, o Cruzeiro, e é considerado um carrasco do clube alvinegro por marcar muitos gols nos clásssicos mineiro.

O atleta assinará contrato de quatro anos com o Galo e chega para assumir a vaga que era de Tardelli. Guilherme não poderá atuar pelo Campeonato Mineiro, pois as inscrições já foram encerradas, mas as demais competições, o jogador já pode ser relacionado.

Particularmente, acho Guilherme um ótimo atacante, tem categoria e é matador. Vai acrescentar muito no elenco do Galo e pode assumir a vaga de Tardelli tranquilamente. A contratação foi aprovada por grande maioria da torcida atleticana. Agora cabe ao Dorival Jr querer escalar o atacante e não permanecer com Ricardo Bueno no time.

segunda-feira, 14 de março de 2011

O "bonitão" está nervoso

Falar demais tem custado caro para alguns programas de televisão no país e no mundo todo. Foi assim que aconteceu com um programa argentino "Un Mundo Perfecto" ao criar um quadro chamado "Carlitos Feio" parodiando a vida do craque hermano Carlitos Tevez.

O jogador irá processar o programa e o apresentador, Roberto Pertinatto, em 500 mil dólares.

Não é de característica do meu blog esse tipo de assunto, mas essa pérola não deu pra resistir. Será que todos serão obrigados a chamar o hermano de bonito? É um fato hilário, digno de piadas e ainda mais tratando-se de Argentina.

Se Tevez for processar todo mundo que faz parodia sobre sua aparência física, simplesmente não haverá mais dinheiro no mundo.

domingo, 6 de março de 2011

O adeus do ídolo?

A massa atleticana pode a qualquer momento perder seu ídolo recente, o atacante Diego Tardelli. O jogador pode estar se transferindo para o Anzhi da Rússia e pode deixar o Atlético ainda neste início de temporada.

Segundo a diretoria do Galo, o valor da contratação dos russos foram em 5 milhões de euros (quase 15 milhões de reais) pelos 62% dos direitos federativos que pertencem ao Atlético.

Tardelli está na Turquia para conversar com os russos que fazem pré temporada. Também formam o elenco do Anzhi, os brasileiros Roberto Carlos e Jucilei, ex Corinthians. Só falta acertar a base salarial do atacante para se concretizar a transferência.

O atacante do Galo chegou em 2009 no clube e conquistou a torcida alvinegra com seus gols e faro de artilheiro. A chegada do jogador foi a pedido do ex treinador Emerson Leão. Sua atuação no Campeonato Brasileiro daquele ano o consagrou alcançando a artilharia da competição ao lado de Adriano do Flamengo. O Atlético disputou o título do Brasileirão até a metade do segundo turno, quando começou a cair de rendimento e sequer pegou a vaga da Libertadores.

Em 2010, Diego Tardelli teve um excelente início de ano. Ao lado de seu amigo e companheiro Obina, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, seu primeiro e único título na equipe comandado por Vanderlei Luxemburgo. Mas não foi só isso, sua brilhante atuação o levou para a Seleção Brasileira de Dunga e chegou até ser cotado para disputar a Copa do Mundo

Já neste ano, Tardelli começou a temporada em alta forma e caiu ainda mais nos braços da torcida ao marcar três gols no clássico contra o Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro.

Diego Tardelli sem dúvidas é o melhor jogador do Atlético, tem faro pra gol e tem muita categoria e habilidade. Virou ídolo da torcida atleticana, que vai sentir muito a sua falta. Hoje o Galo está perdendo sua peça chave no time e vai ter que trabalhar muito para substitui-lo a altura e que agrade a torcida. Jogadores como Jóbson, Neto Berola e Magno Alves são importantes para cobrir o elenco, mas nenhum chega a altura de DT9.

Muitos torcedores podem estar o chamando de mercenário, ou dizendo "vai tarde", mas na minha opnião ele fez o que deveria ser feito, vai ter sua independência financeira, uma oportunidade de jogar na Europa. Ele fez o que tinha que fazer, muitas vezes (quase sempre) carregou o Atlético nas costas e assumiu a responsabilidade. Se não conquistou títulos, não foi por sua causa, mas foi pela incompetência do clube. Mas uma coisa é certa, o elenco do Galo vai ser outro agora. DT9 vai fazer muita falta, mas as portas estarão sempre abertas para o atual ídolo.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval em Macaé

O carnaval começou em todo Brasil, mas parece que quem não vai cair na folia é o Vasco. Na estréia da Taça Rio, a equipe de São Januário queria apagar a imagem ruim que ficou no primeiro turno, mas não foi isso que aconteceu na noite deste sábado em Macaé. O time da casa venceu por 3 a 1 e acendeu o alerta no cruz-maltino.

O vitória diante do Comercial por 6 a 1 na Copa do Brasil dava indícios de que a fase iria mudar na Colina, mas o Vasco novamente joga mal, sai atrás no placar, tenta uma reação, mas termina derrotado para um time modesto no Campeonato Carioca.

A fase do Vasco tem explicação. É um elenco fraco, limitado e que não demonstra poder de reação. Taticamente é um time bagunçado dentro de campo e com carência em setores importantes como no meio de campo. A chegada de Diego Souza pode melhorar, mas não vai resolver a situação.

Há muito tempo o Vasco joga com o nome e sua torcida argumenta com o passado, pois é evidente que não há uma esperança dos torcedores diante do futuro do clube. Uma reestruturação no clube é necessária e uma mudança de atitude também, pois o Vasco joga como time pequeno contra times de pouca expressão. O ano de 2011 mal começou e parece que já acabou em São Januário. Nenhum clube grande deixa de ser grande, o futebol não tem fim previsto e isso é uma fase ruim que está durando há tempos. Só que a taça da Libertadores de 1998 não entra em campo e não paga salários, dívidas e etc.

Cadê a chance do Diego Alves?

Os dois últimos jogos da Seleção Brasileira tem deixado escapar a unanimidade de Mano Menezes no cargo. Após derrotas para Argentina e França, a desconfiança começa a despontar.

Com o intuito de renovação na Seleção após o fracasso da Copa de 2010, Mano já testou vários jogadores no seu ciclo, jogadores que vem jogando bem em seus respectivos clubes, porém esquecidos pela imprensa.

Mas com os dois últimos resultados nos amistosos, a insegurança parece ter tomado conta da nova convocação para o amistoso para março contra a Escócia, em Londres. Tal insegurança fez com que Mano Menezes trouxesse jogadores experientes da "Era Dunga" como Lúcio, Maicon, Elano, Júlio Cesar.

Diante de tanta renovação, tanto teste, Mano Menezes esqueceu de Diego Alves, o novo paredão na Espanha. O jovem arqueiro revelado pelo Atlético Mineiro em 2005 quebrou um recorde no jogo contra o Racing Santander pelo Espanhol. Diego tornou-se o goleiro que defendeu em menos tempo dez cobranças de pênaltis. Nas últimas 17 cobranças, apenas cinco gols sofridos.

Se Mano está dando oportunidade para jogadores esquecidos e reservas de clubes que vão mal das pernas, por que não uma chance para Diego na Seleção? É um excelente goleiro, que mesmo estando no Almeria que faz uma campanha ruim no Espanhol, tem se destacado na imprensa por suas atuações. Na minha opinião, Diego é melhor que Victor e Jefferson e está em melhor fase que o arqueiro gremista, além disso, o ciclo de Julio Cesar também se encerrou na Seleção Brasileira.