sábado, 13 de novembro de 2010

Galo atropela o Fla em Sete Lagoas e complica situação do rubro-negro

O Atlético Mineiro não tomou conhecimento do atual campeão brasileiro, ignorou a rivalidade contra o Flamengo e aplicou uma sonora goleada por 4 a 1 na noite deste sábado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, gols de Obina, Tardelli e Renan Oliveira que marcou duas vezes e Marquinhos descontou para o Flamengo.

Não era apenas um jogo da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Atlético e Flamengo já duelaram em diversas decisões, mas desta vez o objetivo era uma decisão indesejável, escapar da zona do rebaixamento.

Não faltaram ingredientes para tornar esse clássico em uma partida diferente. Era o reencontro de Luxemburgo com a torcida alvinegra depois de deixar o Galo 25 rodadas na zona da degola. Era mais uma vez o professor Dorival tenando limpar as burradas deixadas pelo atual treinador de cartas, já que futebol o próprio disse precisar se reciclar.

O Atlético pela primeira vez no Brasileiro entrou com seu elenco completo, sem deixar ninguém para trás na enfermaria do clube, todos os jogadores estavam a disposição. Do outro lado, o Fla desfalcado de Renato e Deivid.

O jogo começou equilibrado, um Flamengo atacando nos 20 primeiros minutos de jogo e o Galo tímido na partida ainda não encontrava seu jogo, deixando o rival tocar a bola. Mas a partir dai, o time alvinegro passou a comer a grama da Arena do Jacaré, principalmente com Tardelli e Obina voltando para buscar jogo. O Atlético começou a pressionar e a torcida foi no embalo do time.

Aos 35 minutos veio a recompensa, Renan Oliveira bateu de fora da area, Lomba espalmou pra area e Obina fuzilou na sobra para abrir o placar. O ex atacante do Fla não comemorou em respeito a sua ex equipe.

O Flamengo assustou com o gol e ficou perdido em campo. As jogadas não saiam com Petkovic e nem no ataque formado por Diogo e Diego Maurício. Quem agradeceu foi o Galo que depois do gol, continuou no ritmo de pressão sobre os rubro negros e fez o segundo. Após belo passe de Obina para Renan Oliveira, o meia tirou Lomba da jogada e teve o trabalho apenas de empurrar paras as redes e ampliar a vantagem.

No intervalo, Luxemburgo não poupou nas alterações e esgotou-as ao colocar Marquinhos, Negueba e Val Baiano nos lugares de Petkovic, Diego Maurício e Correa.

O segundo tempo começou da mesma forma da primeira etapa. Com o resultado atrás, o Flamengo foi para cima do Atlético que só se defendia esperando o contra ataque. O rubro negro teve uma boa chance após cruzamento que Ronaldo Angelim desviou e Renan Ribeiro fez linda defesa quase em cima da linha.

O Galo estava afobado na segunda etapa e tocando pouco a bola para a irritação de Dorival. Vendo seu time sem toque de bola, o treinador alvinegro colocou o experiente Ricardinho em campo no lugar de Diego Souza, para cadenciar a partida. A mudança deu certo, com um toque de classe no meio de campo, o Galo voltava a dominar o jogo.

Aos 23 minutos, a zaga do Fla assistiu Tardelli brincar com a bola no ataque. Após receber bom passe de Serginho, o atacante fez um carnaval na zaga do Flamengo e colocou a meia altura sem chances para Lomba, era o terceiro do Galo.

Mas o baile ainda não tinha acabado, Renan Oliveira queria decretar seu status de melhor jogador em campo e deixou o segundo golaço dele. Em velocidade, o meia deixou a zaga rubro-negra para trás e tirou Lomba da jogada, mesmo desequilibrado, o meia conseguiu tocar para o gol e matar o jogo.

O Flamengo ainda encontrou forças para descontar o vexame com Marquinhos. Aos 29, o meia invadiu a area e chutou cruzado sem chances para Renan Ribeiro. Com a festa completa, a torcida atleticana gozava de aplausos e gritos de "Olé" na Arena do Jacaré. Foi uma noite inesquecível para torcida atleticana que tirou o peso da derrota no ano passado para o mesmo Flamengo, e com certeza uma noite inesquecível para Luxemburgo.

Com o resultado, o Galo mostra força de reação e parece se firmar em não voltar para a zona. O time alvinegro chegou aos 39 pontos e dorme em outra zona, a da Sulamericana. Já o Flamengo, mesmo na frente do rival com um ponto de diferença entrou na briga da zona do rebaixamento com o resultado de hoje. Na próxima rodada o Galo vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras, enquanto o time carioca recebe o Guarani no Rio de Janeiro em confronto direto caso o bugre vença o Vitória amanhã.



*Que post escrito com prazer!