sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Neymar e Ronaldinho Gaúcho juntos contra a Argentina

O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, convocou na manhã desta sexta feira o time que enfrentará a Argentina num amistoso dia 17 de novembro no Qatar. O que mais chamou atenção na lista de Mano foram as voltas de Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

O meia do Milan jogou sua última partida pela Seleção contra o Peru ainda pelas Eliminatórias da Copa, no Beira Rio. Já o atacante Neymar volta a Seleção depois de ser barrado devido aos problemas dentro e fora de campo com os companheiros de equipe do Santos.

A novidade da lista foi o meia gremista Douglas. Mano vem seguindo uma linha de trabalho muito boa, mantendo a base que vem jogando nos últimos amistosos.

Outra vez aprovo a lista de Mano Menezes, e principalmente a volta de Ronaldinho Gaúcho que ainda é craque e pode dar muita qualidade no meio de campo do Brasil. É uma seleção leve, recheada de craques com muita habilidade e os hermanos que se cuidem, pois estou sentindo cheiro de chocolate por ai.

Confira a lista:

Goleiros:


Victor (Grêmio)
Jeferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)

Laterais:

Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Adriano Corrêa (Barcelona)
André Santos (Fenerbahçe)

Zagueiros:

Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Benfica)
Alex Costa (Chelsea)
Réver (Atlético-MG)

Volantes:

Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Jucilei (Corinthians)

Meias:

Douglas (Grêmio)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Ronaldinho Gaúcho (Milan)
Elias (Corinthians)

Atacantes:

Robinho (Milan)
Alexandre Pato (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Neymar (Santos)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Obina dá show e Galo vence Cruzeiro no clássico mineiro

Era para ser tudo favorável ao Cruzeiro. Com a torcida totalmente a seu favor, líder até então do Brasileiro, com o craque do campeonato, o argentino Montillo e contra um desesperado Atlético na zona do rebaixamento. Mas a chuva que caiu em Uberlândia era um sinal de um céu em preto e branco.  Com três gols de Obina ainda no primeiro tempo, o Galo venceu o último clássico da década por 4 a 3 e depois de 21 rodadas no Z-4, o Atlético Mineiro deixou a zona da degola e ainda desbancou o líder.

Era a primeira vez no ano que o Atlético entrava em campo com todos os jogadores disponíveis. Do outro lado, um Cruzeiro completo e recheado de craques como Montillo, Gilberto, Roger. Um verdadeiro clássico com muitos gols e belas jogadas. Mas os primeiros 30 minutos do primeiro tempo foram arrasadores para Obina, que marcou três gols e praticamente liquidou o jogo.

Aproveitando-se dos vacilos dos laterais do Cruzeiro, o Galo abriu o placar logo aos sete minutos de jogo depois de um cruzamento na medida de Leandro para Obina estufar as redes de Fábio. A equipe de Dorival queria mais, aos 23 minutos Rafael Cruz cruzou para o meio da area, a bola passou por Caçapa e Edcarlos e encontrou Obina novamente só escorar para o gol e ampliar o placar.

Na sequência, o Cruzeiro achou um pênalti a seu favor depois que o árbitro marcou um empurrão de Werley em cima de Edcarlos. Na cobrança, Montillo foi tentar uma cavadinha a la Louco e a bola saiu para vibração dos jogadores do Galo. Na saída de bola, contra-ataque do Atlético com Serginho pela direita que cruzou e Obina empurrou para as redes e fazer o terceiro dele no jogo e o terceiro do Galo.

O técnico Cuca abriu o seu time ao tirar o lateral Diego Renan para a entrada do meia Gilberto e a substituição surtiu efeito. Aos 37 minutos, bela jogada do ataque azul pela linha de fundo e cruzou para Gilberto no seu primeiro toque na bola  chutar sem chances para Renan Ribeiro.

No segundo tempo, o Cruzeiro voltou melhor e pressionou durante os 45 minutos. O goleiro atleticano Renan Ribeiro voltou a dar bela atuação ao fazer boas defesas com chutes de Farias e Thiago Ribeiro. Mas aos 21 minutos, um banho de água fria na pressão da equipe celeste. Um escanteio para o Atlético que Réver subiu mais alto que a defesa celeste e fez o quarto do Galo.

O Cruzeiro foi todo ataque para cima do Atlético e conseguiu diminuir com Thiago Ribeiro duas vezes. Mas a reação foi bloqueada pela defesa atleticana e ficou nisso, Atlético 4 a 3 em cima do rival. Com o resultado, o Galo sai da zona do rebaixamento depois de 21 rodadas presentes no Z-4. Já o Cruzeiro, perdeu a liderança para o Fluminense no saldo de gols. Foi uma vitória muito importante para o Atlético que mais do que nunca mostra poder de reação para tirar o time da situação incômoda.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A volta por cima do Boa

O Triângulo Mineiro está em festa. Minas Gerais terá outro representante na série B do Campeonato Brasileiro de 2011, o Ituiutaba. Após empatar em casa com a Chapecoense em 0 a 0, o Boa garantiu o acesso e agora espera o vencedor do duelo entre Criciúma e Macaé para as semifinais. O primeiro jogo deu Macaé por 3 a 2.

Considerado um dos times que mais cresceram de produção no futebol mineiro, o Ituiutaba viu tudo ir por água abaixo em 2010. Depois de fazer jogos memoráveis nas semifinais do Campeonato Mineiro com o Cruzeiro nos últimos anos e conquistar a Taça Minas Gerais, o Boa foi do céu ao inferno, após ser rebaixado no estadual deste ano.

Com um processo de reestruturação na equipe, a folha salarial do Ituiutaba é de 150 mil reais por mês. A equipe do Triângulo entrou na série C considerado como um mero coadjuvante e quando menos se esperava, o time já estava disputando uma vaga para a série B do Campeonato Brasileiro, que hoje tem dois campeões estaduais como: Ipatinga e América MG.

A partir de agora, o Boa precisa pensar mais na estrutura do seu clube, já que irá contar com cotas de TV fechada como o PPV, após o acesso a série B. A começar pelo seu estádio, a Fazendinha. Um estádio com uma capacidade menos de duas mil pessoas não poderá receber jogos grandes que serão realizados pelo campeonato nacional. O tricolor antes de mais nada precisa voltar novamente a elite do futebol mineiro com uma equipe e tentar se manter na série B de 2011 para se equilibrar na sua estrutura. Que o Boa seja exemplo para outros clubes do interior de Minas Gerais. Parabéns ao Ituiutaba e ao meu amigo Raphael Oliveira, simpatizante do Boa.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Galo vence pela Sulamericana e garante boa vantagem

O Atlético Mineiro voltou a disputar uma partida internacional oficial depois de 10 anos, quando disputou a Copa Mercosul e a Libertadores em 2000. Com dois gols de Obina, o Galo venceu o Independente de Santa Fé por 2 a 0, na Arena do Jacaré, e agora pode perder por um gol de diferença no jogo da volta, na Colômbia.

Para quem achava que o Atlético iria entrar com time reserva se enganou. Dorival escalou o time que vem atuando no Campeonato Brasileiro e foi importante para a boa vantagem que o time alvinegro garantiu esta noite.

O jogo foi todo da equipe atleticana, que abusou do direito de perder gols. A primeira etapa foi fraco tecnicamente, com as duas equipes errando passes e um jogo concentrado no meio de campo. A primeira chance foi com Ricardo Bueno de cabeça após cruzamento de Serginho, a bola passou perto do goleiro colombiano. O primeiro gol da partida veio somente aos 28 minutos, quando Diego Souza deu belo passe para Obina que driblou o goleiro e tocou para as redes.

O Santa Fé jogava na linha de impedimento e facilitava os lançamentos para os jogadores alvinegros. Outra vez Diego Souza deu lindo passe para Ricardo Bueno que dominou mal e facilitou para Augustin. Com o placar na frente, o Atlético trocou passes e administrou até o final do primeiro tempo.

Na etapa final, a equipe de Dorival começou errando muitos passes e facilitou a chegada do time colmbiano a meta de Renan Ribeiro que foi obrigado a fazer linda defesa após chute de Nazarith. Para dar fogo a partida, o treinador atleticano colocou Neto Berola para o lugar de Bueno, que saiu vaiado de campo. A alteração deu certo e foi com Berola que nasceu a jogada do segundo gol. O atacante fez boa jogada pela esquerda e chutou cruzado que Augustin soltou nos pés de Obina que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Após o segundo gol, a defesa colombiana se abriu totalmente, mas o Galo perdeu várias chances de matar o jogo. Com o placar garantido, o time atleticano só administrou o resultado até o final do jogo. Agora, o Atlético Mineiro vai até a Colômbia, na próxima quarta, feira para jogar a segunda partida onde poderá perder até por um gol de diferença para avançar as quartas de finais da Copa Sulamericana.

Outros jogos da Sulamericana

Goias 1x0 Peñarol
Emelec 2x1 Avaí

domingo, 10 de outubro de 2010

Inter vence e quebra sequência do Galo

O Internacional mesmo sem seus principais titulares venceu o Atlético MG, esta noite no Beira Rio por 1 a 0, gol de Alecsandro. Com a vitória, o Inter chega ao quarto lugar com 47 pontos e ainda sonha com o título nacional, já o Galo voltou para a 18ª posição com a vitória do Atlético GO sobre o Corinthians.

O jogo foi muito truncado com muitas faltas e pressão do time da casa. Foram nove finalizações do Inter contra uma apenas do time de Dorival Jr no primeiro tempo. A pressão foi tanta, que o colorado foi premiado nos acréscimos ainda na primeira etapa com Alecsandro escorando cruzamento de Kléber e fazer o único gol do jogo.

No segundo tempo, o Atlético adiantou sua marcação e apareceu mais ao ataque, mas sem criatividade esem objetividade. O time alvinegro ainda perdeu Daniel Carvalho após machucar o pulso com suspeita de fratura. Já do outro lado, o Inter quando ia ao ataque levava perigo, forçando Renan Ribeiro a fazer boas defesas. Derley acertou uma pancada no travessão, quase ampliando o placar. No fim, o Galo ainda teve uma chance com Jackson, mas Renan fez boa defesa e ficou nisso, vitória colorada para felicidade de uma torcedora do Inter muito especial, por 1 a 0.

Opnião

O Atlético também estava prejudicado por desfalques importantes como Diego Souza, Réver, Tardelli e outros, ainda se prejudicou com a saida de Daniel Carvalho. Mas o erro começou na escalação de Dorival ao colocar dois jogadores sem velocidade na area com Obina e Daniel Carvalho. Com Renan Oliveira discreto na partida e distante do ataque, o Galo não teve criatividade para chegar ao setor ofensivo. Acho que Dorival poderia ter entrado com Neto Berola para dar velocidade na frente. Além disso, o Atlético tem um setor deficiente que são as laterais, com dois jogadores fracos tecnicamente como Rafael Cruz e Eron. A vitória foi merecida, Inter pressionou mais e teve mais oportunidades.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Galo é o time da virada

Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, o Galo venceu duas seguidas e já acumula sete pontos em nove disputados. E hoje foi uma vitória pra embalar o Atlético, nada mais nada menos que o vice lider Corinthians por 2 a 1, na Arena do Jacaré, que se tornou Arena do Galo.

A partida de hoje foi daquelas que fazem o coração do torcedor disparar acelerado. De um lado, um time em busca da liderança, do outro tinha um time desesperado para sair de uma situação incômoda na competição.

O primeiro tempo foi todo do Corinthians, que dominou o meio de campo rodando a bola, envolvendo a defesa atleticana e no final da etapa marcou o primeiro gol da partida com Paulinho após cruzamento. No segundo tempo, Dorival Jr mexeu na equipe e mudou o panorama do jogo. Com uma postura mais ofensiva, o Galo passou a jogar no campo adversário. Os gols do Galo foram marcados de cabeça por Werley após escanteio e Zé Luis escorando uma boa cobrança de falta, lance digno de treinamento.

A vitória teve cara de Atlético e do jeito que a massa gosta, na raça. É nitidamente que Dorival mudou o astral, o ânimo, a tática e o principal, o time. Apostou em jogadores da base como Renan Ribeiro, diga-se de passagem, já era para ter assumido o gol do Atlético há muito tempo e a volta do meia Renan Oliveira que deu mais criatividade ao meio campo atleticano.

Hoje, o Galo ocupa a 17ª colocação no Brasileiro com 28 pontos. Na próxima rodada, o time mineiro enfrenta o Internacional, no Beira Rio. Uma vitória alvinegra pode tirá-lo da zona do rebaixamento e embalar de vez. O time de Dorival contará com a volta de jogadores importantes como o zagueiro Réver e o meia Daniel Carvalho.