quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sorteio da Champions tem grupo da morte

Foi realizado hoje em Mônaco o sorteio dos grupos da temporada 2010/2011 do maior campeonato de clubes do mundo, a Champions League.  Serão 32 times divididos em 8 grupos. No sorteio não era permitido times de mesmo país se enfrentarem na primeira fase.

Clubes como Barcelona, Milan, Manchester United, Lyon, Arsenal, Internazionale, Bayern de Munique e Chelsea foram cabeças de chaves no sorteio. A surpresa foi um dos maiores vencedores do torneio ficar de fora da cabeça de chave, o real Madrid.

Por falar em surpresa, apenas um grupo promete ser muito equilibrado e considerado como o grupo da morte. O Grupo G, justamente que tem Milan como cabeça de chave tem pela frente o próprio Real Madrid e o holandês Ajax. De acordo com as informações do meu amigo blogueiro Guilherme Ayupp, são 20 títulos da Champions dentro de um único grupo. Os outros, a tendência é que dê o óbvio, mas futebol é uma caixinha de surpresa e tudo pode acontecer.

Infelizmente times como Liverpool, Juventus, Porto, PSG, Bayern Leverkussen, Borussia Dortmund estão de fora do torneio e darão lugar a times desconhecidos como Cluj da Romênia,  Zilina da Eslováquia, Partizan da Sérvia. Mas não tira o brilho da competição que mexe com o mundo inteiro.

A Champions League 2010/2011 tem tudo para ser um dos mais equilibrados dos últimos anos. Depois de boas campanhas de times europeus na Copa do Mundo como Alemanha, a vice-campeã Holanda e a atual campeã Espanha, o futebol promete ser bonito. Agora cabe a cada um escolher o seu favorito para ser o novo campeão, o meu sempre será o querido Barcelona, que agora conta com o artilheiro da Copa do Mundo, o espanhol David Villa.


Premiação injusta

O evento em Mônaco não contou só com o sorteio dos grupos, mas também com a premiação dos melhores da temporada passada. Foram premiados os melhores jogadores de defesa, meio de campo e ataque, além do melhor jogador da temporada. Na premiação só deu Internazionale, atual campeã do torneio. O goleiro Julio Cesar (Bra), o defensor Maicon (Bra), o meio campista Sneijder (Hol) e o atacante Diego Milito (Arg)  foram os premiados e ambos são do time italiano.

Eu particularmente não entendo o critério, procedimento de escolhas desses jogadores. Independente do time ter sido campeão ou não, Diego Milito não poderia jamais ter sido eleito o melhor jogador da temporada. Jogadores como Messi, Xavi e Robben seriam justamente eleitos para esse prêmio. O ex melhor jogador do mundo fez uma excelente temporada no Barcelona e não levou nenhum prêmio. Mas parabéns aos jogadores que levaram mais de uma taça e principalmente aos brasileiros Julio Cesar e Maicon.

domingo, 15 de agosto de 2010

Só falta jogar...

A Revista Placar do mês de agosto fez uma reportagem especial sobre o grande investimento do Atlético MG para a temporada de 2010 e principalmente para o Campeonato Brasileiro.

Considerado um dos melhores elencos do Brasil, a grande questão é de onde o Galo tirou tanto dinheiro para fazer essas contratações. Foi um pacote que dá para formar um time inteiro que tem condições de disputar o título de qualquer campeonato.

Somente neste ano chegaram: Vanderlei Luxemburgo e toda sua comissão técnica, o goleiro Fábio Costa, os zagueiros Jairo Campos, Cáceres, Lima e Réver, os laterais Fernandinho, Diego Macedo e Rafael Cruz, o volante equatorianho Edison Mendez, os meias Diego Souza, Daniel Carvalho, os atacantes Neto Berola, Ricardo Bueno e Obina.

O presidente do clube, Alexandre Kalil, informou em entrevista a revista Placar que é simples a explicação de todas essas contratações. Jogadores como Daniel Carvalho, Fábio Costa e Edison Mendez só custam ao clube os salários, pois não teve valor de transferência. O zagueiro Réver chegou com a parceria de cinco empresários paulistas que não tem nada a ver com o futebol. O meia atacante Diego Souza, considerado como a maior contratação do clube, veio com fundos que o clube conseguiu em uma negociação que envolveu o atacante Kleber ao clube português Marítimo.

Alexandre Kalil ainda revelou como o Atlético consegue pagar os salários, já que o clube perdeu uma grande parte da receita gerada com as arrecadações do time no Mineirão, que agora está fechado para obras da Copa do Mundo. A explicação de Kalil é dentro do próprio clube, uma vez que o mandatário fez uma lista de dispensas de vários cargos dentro clube como diretor de ação beneficente, diretor de júnior que tinham um salário estimulado em mais de 15 mil reais. Então o Atlético reduziu para crescer no principal departamento: o futebol.

A grande dúvida é em relação ao salário da comissão técnica, que de acordo com o presidente, chega a ser 750 mil mensais e tomando quase todo o patrocínio do Banco BMG que é de 10 milhões de reais. Mas Kalil garante que o Galo não está passando dificuldades e seu maior trunfo é manter os salários em dia, o que é muito difícil no futebol hoje ter salários de jogadores com mais de 150 mil por mês, no caso de Diego Tardelli, Diego Souza, Daniel Carvalho, Fábio Costa.

A grande preocupação do clube está dentro das quatro linhas, já que o Galo está na zona do rebaixamento e ainda não formou uma base devido as lesões dos jogadores contratados. No sábado, o Atlético saiu de um jejum de vitórias na competição e venceu o Guarani por 3 a 1 no Ipatingão, com bela exibição de Diego Tardelli. O time parece ter encontrado o caminho das vitórias novamente, porém falta muita coisa para mostrar ao seu torcedor que todo esse investimento não fique no papel.

O técnico Luxemburgo afirma que sua equipe ainda brigará por títulos, mas não esse ano. Sua prioridade é chegar na Libertadores e o seu caminho mais rápido pode ser a Sulamericana, competição que a partir deste ano dá o direito de disputar o torneio do continente. Ainda dá tempo de recuperar no Brasileiro, mas não pode errar mais do jeito que errou no início. A torcida do Galo voltou a sorrir e a luz no fim do túnel já clareia o otimismo do atleticano em relação ao time montado para este ano. Elenco tem, só falta jogar!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fim de jejum e vaga na segunda fase

O jejum que incomodava o Galo de seis jogos sem vitórias e 420 minutos sem fazer gols acabou, e de premiação ainda conseguiu a vaga na fase internacional da Sulamericana.

O Atlético-MG voltou ao Ipatingão, onde tem boas recordações, e venceu o Grêmio Prudente por 1 a 0 no jogo da volta, o gol foi marcado por Ricardinho aos 47 minutos do segundo tempo.

Era um jogo perigoso, pois qualquer empate por gols classificava o time paulista. O Galo enfrentou dois adversários, o Prudente e a si mesmo. Com um rendimento irregular no segundo semestre, o time mineiro considerado um dos times que mais investiu no elenco, não vem correspondendo as expectativas do seu torcedor e hoje ocupa a penúltima colocação do Brasileiro com apenas 10 pontos.

A partida teve variações de movimentação. Em certo tempo de bola rolando, as duas equipes perderam boas chances de gols, mas em outros momentos o jogo era de dar sono. As maiores chances vieram para o Atlético que não soube aproveitar, mas o Grêmio também atacava perigosamente.

Luxemburgo tinha problemas com sua equipe, as contusões continuam rondando a equipe de Lourdes. No primeiro tempo, o treinador teve que tirar Jairo Campos por lesão e colocar o atacante Neto Berola, que por sinal foi o melhor jogador em campo.

Quando a partida estava encaminhada para as penalidades, o Galo achou um contra-ataque pela direita com Neto Berola que tocou para Diego Souza no meio da área e rolar para Ricardinho acertar o canto do goleiro do Prudente e matando o jogo para alívio da torcida atleticana. Com a vitória, a equipe alvinegra segue na Sulamericana e agora entra na fase internacional.

O Atlético segue com problemas na formação de sua equipe. Com tantos jogadores desfalcados e sem o primeiro volante, aquele que dá o combate, o Atlético não tem uma base formada. No departamento médico estão: Daniel Carvalho, Zé Luis, Jairo Campos, Mendez que ainda não estreiou e alguns jogadores que estão sem ritmo como Diego Souza e Obina, além do zagueiro Réver que não teve seu documento liberado ainda. O diretor de futebol, Eduardo Maluf, informou que o Atlético está na parada para ter o volante campeão brasileiro, Maldonado. Seu contrato com o Flamengo termina no final de agosto e o jogador está insatisfeito no rubro-negro.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"Campeão absoluto desse ano"












Os deuses do futebol devem estar respirando aliviados neste momento, pois o futebol arte voltou a vencer. O Santos é o campeão da Copa do Brasil 2010 ao ser derrotado por 2 a 1 para o valente Vitória na noite desta quarta feira no Barradão. Como havia vencido a primeira partida por 2 a 0, o Santos podia perder por um gol de diferença para levantar a taça.

Mais do que justo e sem desmerecer o Leão, o título não poderia ser de outro time. Com um futebol bonito, alegre e pra frente com quatro protagonistas, o famoso quarteto santástico formado por Robinho, Neymar, Paulo Henrique Ganso e André e oito coadjuvantes atropelaram quem apareceu na frente. Dono de uma campanha invejável, o Santos não tomou conhecimento de ninguém e saiu fazendo logo 10, 8, 4 e assim foi.

O jovem experiente Robinho em sua segunda passagem pelo Peixe, sagrou-se um dos maiores ídolos do clube com as conquistas do bicampeonato brasileiro, campeonato paulista e o inédito título da copa do brasil, mas só não é o maior ídolo porque é também do Santos o eterno Rei do Futebol, Pelé. Desvalorizado na Inglaterra, Robinho voltou ao Santos para reerguer seu futebol. Mais maduro, comandou dentro de campo três garotos formando o quarteto que aterrorizou as defesas dos clubes brasileiros.

O título do Santos deu ares novos para o futebol, ares que fez muito bem ao mundo da bola. Deu esperança de dias melhores para uma nova Seleção Brasileira, resgatar um futebol que não se vê desde muito tempo atrás.

Claro, não podemos esquecer o Vitória. Quem disser que o Vitória era um time frágil, que não tinha condições de vencer o Santos, que a raça não supera a técnica, é porque não acompanhou toda sua campanha. Junto com o Peixe, o Leão também atropelou seus adversários no Barradão. Até a final, o Vitória goleou praticamente todos os adversários e não sofreu um gol sequer. Venceu o Santos e poderia ter levado o título, mas a Copa do Brasil é traiçoeira, parabéns ao rubro-negro baiano pela campanha e pelo jogo.

Parabéns a todos os titulares do Santos e ao Dorival Júnior que é um treinador competente e que não teve medo de jogar pra frente. No Santos, não tem a "era de volantes".

Ramires é o novo reforço do Chelsea

O volante Ramires vai voltar a vestir a camisa azul, mas não é do Cruzeiro, o jogador acertou sua ida para o Chelsea da Inglaterra. O Benfica, onde atuava Ramires, recebeu uma proposta de 22 milhões de euros, o equivalente a 50 milhões de reais.

O jogador foi transferido ao Benfica após a perda do título da Libertadores pelo Cruzeiro em 2009. Após uma bela participação no torneio, o volante foi premiado com seguidas convocações para a Seleção Brasileira de Dunga.

O Benfica tinha apenas 50% do passe de Ramires e ficou com 11 milhões de euros na transação, a outra metade pertence ao fundo de investimento Jazzy Limited. O volante foi um dos quatro jogadores que disputaram a Copa da África e que fazem parte do elenco do novo treinador da Seleção, Mano Menezes.

Ramires não teve muita oportunidade na Copa devido a precoce eliminação do Brasil e a insistência de Dunga em Felipe Melo como titular. Na minha opnião, Ramires foi muito valorizado, porque não gosto muito do seu estilo de jogo. É um volante moderno, que sai para o jogo, mas sai até demais e deixa a marcação a desejar.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Apenas RESERVAS

Era muito legal ver as dancinhas comemorativas da garotada da Vila, das belas jogadas, dos belos gols. Era muito legal porque era protagonizado pelo quarteto santástico: Robinho, Ganso, Neymar e André.

Dorival Júnior tem sido um bom pai para esses meninos, tem levado os garotos ao auge da fama, da mídia. É aquele pai que passa a mão na cabeça dos meninos que fizeram alguma molecagem e não tem defesa.

Pois bem, brincadeiras dentro de campo a parte, agora o assunto é fora de campo. Já não bastasse o episódio em que o elenco do Santos não quis descer do ônibus para fazer uma boa ação a uma entidade carente na Páscoa.

O mais recente caso extra campo desses moleques vazou pela internet, onde os jogadores (Mádson, Zé Eduardo e o goleiro Felipe) discutiram com um torcedor via webcam. Na discussão, o torcedor chamou o goleiro Felipe de "mão de alface". Para não ficar barato, o goleiro retrucou de uma forma estúpida e inconsequente: "Ai fera, o que eu gasto com a ração do meu cachorro é o que você recebe por mês".

Agora eu me pergunto e pergunto a você leitor: Você conhece o Zé Eduardo? Sabe em qual time grande ele já jogou? O que ele é no Santos? E o Mádson? Se firmou em algum time grande? O que eu sei é que ele caiu com o Vasco para a série B. Vocês são apenas reservas para compor o elenco. O Santos para suprir a vaga de André, teve que contratar Keirrison porque Zé Eduardo não pode nem ser considerado como reserva a altura, como eu disse, são apenas reservas.

O salto alto desses pirralhos está muito alto e isso cai, uma hora desaba. E ai, não sabemos onde vão parar Zé Eduardo e Mádson.

domingo, 1 de agosto de 2010

Quem não fez, levou!









O clássico de uma torcida só virou clássico de uma jogada só, uma jogada apenas para definir o placar do jogo. O Cruzeiro mesmo sem seu torcedor na Arena do Jacaré venceu o Atlético por 1 a 0 e afundou o rival na competição, gol de Wellington Paulista.

Quem viu o jogo diria que o resultado não foi justo, mas é claro que foi, pois o ditado "quem não faz, leva" foi o detalhe da partida. O Galo desde o primeiro minuto de jogo pressionou a equipe celeste, mas não fazia o gol. O Cruzeiro por sua vez jogava mais tranquilo e esperando o momento certo para dar o bote e foi isso que aconteceu. Aos 33 minutos do primeiro tempo, Wellington Paulista acertou um chute do meio da rua que em 50 anos de carreira não irá acertar nunca mais em um campo com as condições da Arena, a bola foi no ângulo de Fábio Costa, sem chances para o arqueiro.

Após o gol, houve um princípio de confusão entre os próprios jogadores do Atlético envolvendo Diego Tardelli, Jairo Campos e Werley. A confusão deu-se ao fato das falhas da zaga do Galo. Mas o time de LuxemBURRO continuou a pressionar o Cruzeiro até que Diego Souza de cabeça acertou a trave de Fábio, que por sinal foi o melhor em campo.

Na volta do intervalo, Luxemburgo resolveu tentar arrumar a besteira que fez no esquema do Atlético. Com a saída de Werley para a entrada de Obina, o Galo saiu do 3-5-2 para o 4-4-2. O segundo tempo foi todo de Fábio do Cruzeiro, o outro Fábio nem viu a bola, aliás o único momento que ele poderia ter visto a bola, ela entrou.

No final da partida, o Atlético tinha a vantagem de um jogador a mais após a expulsão de Gil, zagueiro celeste. Mas a pressão de nada adiantou e o Cruzeiro venceu mais um clássico diante do rival.

É preocupante a situação do Galo no Campeonato, o time segue na vice lanterna e agora tem dois jogos fora de casa. O Campeonato Brasileiro é definido por vitórias e matemáticas. É um bom elenco, mas está em formação e está ficando tarde demais, já são 8 derrotas em 12 jogos e tem a segunda pior defesa da competição. Números que podem fazer o milionário treinador LuxemBURRO balançar no cargo. O que era um investimento e planejamento, pode estar indo para o fundo do poço. O papel não joga. ACORDA GALO!