sábado, 31 de julho de 2010

Rodada para pegar fogo!

A 12ª rodada do Campeonato Brasileiro promete fazer o coração do torcedor sair pela boca. Vem aí a rodada dos clássicos regionais. Os maiores clássicos do futebol brasileiro estarão medindo forças neste domingo com apenas dois objetivos: vencer e subir na tabela ou vencer e disparar de vez.








Atlético-MG x Cruzeiro
Domingo, 18:30h - Arena do Jacaré - Sete Lagoas MG

Galo: Atlético e Cruzeiro farão um clássico diferente dos outros. O jogo que era para ser disputado no Mineirão, passou para a Arena do Jacaré em Sete Lagoas devido as obras do Magalhães para a Copa. Como o Atlético é o mandante do jogo, por ordem da segurança pública, somente os alvinegros poderão ver o jogo dentro do estádio por questões de estrutura e segurança.

O Atlético não vence há três partidas no Campeonato Brasileiro e ocupa a vice lanterna da competição, mas está com um bom elenco em formação. A equipe de Luxemburgo aposta no convocado Diego Tardelli e no craque Diego Souza, além de contar também com a volta do atacante Obina. O ponto forte no Galo são vários como o fator torcida que pode empurrar o time, a volta de Obina, Diego Souza entrando em forma e na inspiração de Tardelli pela nova era na Seleção.

Cruzeiro: A situação do time Celeste está um pouco mais confortável, o time está com 16 pontos e briga por uma vaga no G4, mas é bom lembrar que a equipe de Cuca não vence há 2 partidas e tem sérios desfalques para o jogo: Gilberto, Roger e Henrique não jogarão o clássico. Se favoritismo é momento, o Cruzeiro leva a vantagem, mas em termos de elenco para o jogo, o Atlético sai na frente no clássico.


Flamengo x Vasco
Domingo, 18:30h - Maracanã - RJ

Flamengo: Acreditem se quiser, mas teoricamente o Flamengo entra como azarão neste clássico. O atual campeão brasileiro perdeu na última rodada para o time reserva do Internacional. O rubro-negro vive dificuldades de contratações no mercado, suas maiores aquisições até agora são Val Baiano e Renato Abreu, o primeiro está relacionado entre os titulares, já Renato não se sabe quando joga.

O motor do time do Fla é o Pet, mas até o limite dele, depois o time fica perdido em campo e sem jogadas de criação. Mas foi desse jeito contra o Botafogo e venceu, então não surpreenderia se o Fla vencesse o jogo, afinal é clássico e a camisa pesa.

Vasco: Embalado pela chegada do treinador PC Gusmão, a equipe cruzmaltina está invicta sob o comando do novo técnico, são 2 vitória e 2 empates. A atração do clássico deste domingo é o retorno de Felipe à Colina. Além de Felipe, o Vasco pode contar também com os reforços contratados: Zé Roberto (ex fla), Eder Luis e o retorno de Carlos Alberto. Empolgada, a torcida vascaína promete ser maior número no Maraca e uma série de fatores dá o favoritismo a equipe de São Januário, mas só antes do clássico, na hora que a bola rolar é tudo igual.














Palmeiras x Corinthians
Domingo, 16hr - Pacaembu SP

Palmeiras: Sem vencer sob a era de Felipão, o Palmeiras precisa da vitória sobre o Corinthians para não despertar uma crise no Palestra Itália. Com apenas 14 pontos na competição, o Palmeiras pode ir ao céu ou ao inferno dependendo do resultado. Caso vença, a equipe se aproxima do G4, se perder fica mais perto da zona de perigo. O Palmeiras não tem mistério para o confronto, sua aposta é nos gols do gladiador Kléber. O retorno de Valdívia ao Verdão talvez possa ser uma motivação a mais, mas ele ficará de fora do clássico.

Corinthians: O líder do Campeonato Brasileiro entra como favorito no clássico, mas tudo pode acontecer. O Timão perdeu seu treinador para a Seleção Brasileira, mas tem um velho conhecido do Parque São Jorge e que tem muita competência também, Adilson Batista assumiu o Corinthians após a saída de Mano. A equipe tá embalada e sonha com o título para não passar em branco o centenário após nem classificar para as finais do Paulistão e ser eliminado na Libertadores. Ao ritmo do convocado Jucilei e dos experientes Roberto Carlos e Danilo, o Corinthians vai com tudo para cima do Palmeiras.


Internacional x Grêmio
Domingo, 16h - Beira Rio - Porto Alegre RS

Internacional: O clássico brasileiro com pinta de argentino tem sua importância, porém neste domingo apenas tem um sabor a mais para os gremistas que não tem nada a perder. O Colorado visando a Libertadores, vai poupar alguns titulares para o jogo da volta contra o São Paulo na quinta, no Morumbi.

Rafael Sóbis será a atração do Inter diante do Grêmio. A equipe de Celso Roth poderá também contar com Tinga, um maestro no meio de campo, mas devido a necessidade do jogo, meu favoritismo será para o Grêmio.

Grêmio: O tricolor gaúcho vive a mesma situação do Atlético MG, é ganhar ou ganhar se num quiser dormir a rodada na zona do rebaixamento. O Grêmio não tem nada a perder, ou tem? Talvez possa perder o treinador em caso de derrota. A equipe de Silas vai com tudo para cima do Internacional e com a preocupação do adversário com a Libertadores, pode ser uma motivação a mais ou um fator a mais para sair com uma vitória do Beira Rio.

E aí, quem vai se dar bem na rodada dos clássicos?

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O clássico de uma torcida

Um fato curioso está às vésperas de acontecer. Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro terá a permissão do acesso de apenas uma torcida. No domingo, Atlético e Cruzeiro fazem o duelo mineiro pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena do Jacaré, Sete Lagoas - MG.

Galo e Cruzeiro decidiram mandar seus jogos para a nova Arena do Jacaré que tem a capacidade limitada para 15 mil pessoas. Como o Atlético é o mandante da partida, os órgãos de segurança vetaram a torcida da raposa no estádio de Sete Lagoas. Como o estádio tem uma capacidade baixa de receber as duas principais torcidas do estado, evitaram de qualquer situação de violência possa acontecer.

O Mineirão hoje está na frente pela disputa da abertura da Copa de 2014 pelos avanços nas obras e projetos. Com o fechamento do maior estádio de Minas, Atlético e Cruzeiro ficaram em dúvidas entre o Parque do Sabiá (Uberlândia), Ipatingão (Ipatinga) e a Arena (Sete Lagoas). A terceira opção foi a ideal? Óbvio que não, mas de acordo com o Governador Aécio Neves, o estádio setelagoano não pode ser descartado devido aos gastos feitos na obra de reestrutução da Arena do Jacaré.

Infelizmente teremos que aceitar esse tipo de situação. Um clássico movido pela imensa rivalidade das torcidas de Galo e Cruzeiro terão que lhe dar como um jogo de um time da capital contra um time de outro estado em má fase, onde a torcida adversária não comparece como visitante. Um jogo que poderia ter 60 mil pessoas, no domingo não passará de 15 mil pagantes de apenas uma torcida.

A Arena do Jacaré além de estar abaixo da estrutura de um estádio de verdade, não tem a mínima condição de receber um clássico como Atlético e Cruzeiro. Particularmente, se eu fosse optar atualmente para onde levaria o jogo, eu escolheria o Parque do Sabiá que tem reais condições de receber grandes jogos, é um estádio grande e o gramado se joga um futebol decente. É lamentável ter que esperar de 2 a 3 anos por uma reforma. Que Atlético e Cruzeiro façam um bom jogo técnico, ou pelo menos tentem.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Peixe pronto para levantar a taça no Barradão

O Santos deu um passou à frente na grande final da Copa do Brasil ao derrotar o Vitória por 2 a 0 na noite desta quarta, na Vila Belmiro. O alvinegro praiano pode perder até por um gol de diferença no jogo da volta em Salvador, que conquistará o inédito título da Copa do Brasil.

Foi um jogo praticamente ataque contra defesa. O peixe pressionou o leão desde o primeiro minuto de jogo até o apito final, já pelo lado dos baianos a preocupação era não tomar muitos gols. Embalados pela convocação do "quarteto santástico", o time da baixada poderia ter aplicado uma goleada e matado o confronto, mas abusou de gols perdidos.

Os 20 primeiros minutos de jogo foi só do Santos, até que Neymar aproveitou cruzamento de Pará e de peito empurrou para as redes e abrir o placar. Depois do gol, o Vitória acordou para o jogo, mas não tinha poder ofensivo e enquanto isso o Santos seguia perdendo gols.

No segundo tempo, o ritmo continou o mesmo. Pelo lado do rubro-negro a esperança era no experiente Ramon, porém muito marcado por Arouca, não conseguia criar. Muito bem na marcação, os meninos da Vila encularraram o adversário para o campo de defesa e pressionando em busca do segundo gol.

Aos 27 minutos do segundo tempo, o Santos teve a chance de matar o jogo com um pênalti que Neymar sofreu após dançar na frente de Wallace. Na cobrança, o próprio Neymar deu uma de El Loko ao tentar uma cavadinha, mas a bola foi nas mãos de Lee.

O técnico Dorival Junior resolveu mexer no time. A expectativa era de que Neymar fosse substituído após ser vaiado durante a partida, mas quem saiu foram os outros três integrantes do quarteto da Seleção para entrada de Marquinhos, Marcel e Zé Eduardo. No Vitória, Ricardo Silva tentou dar velocidade ao colocar Renato no lugar de Ramon.

Sob vaias da torcida, a estrela do treinador brilhou nas substituições. Aos 38 minutos, Marquinhos que não tinha nada a ver com as vaias bateu uma cobrança de falta perfeita no canto direito de Lee e ampliou a vantagem do peixe e encerrando a primeira batalha da finalíssima da Copa do Brasil.

O grande decisão fica para a próxima quarta feira, no Barradão, em Salvador. A equipe paulista pode perder por um gol de diferença que conquistará a Copa do Brasil. As duas equipes não chegaram na final por engano, chegaram merecidamente onde estão. O Santos pela equipe que tem, pelo futebol e pela campanha. Já o Vitória tem a melhor campanha dentro de casa, venceu todos os jogos sem sofrer nenhum gol e de 5 jogos no Barradão, 4 foram por goleadas. Então o confronto ainda não está decidido, há uma vantagem, mas há 90 minutos a ser disputado e agora é no caldeirão do leão.

Libertadores 

No duelo de brasileiros pela semifinal da Libertadores, o Inter saiu na frente sobre o São Paulo na noite desta quarta, no Beira Rio. A equipe colorada venceu por 1 a 0 o tricolor e agora joga por um empate no Morumbi na próxima quinta, dia 5. O gol foi marcado por Giuliano no segundo tempo.


segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Seleção renovada

A tão esperada primeira convocação da Seleção Brasileira por Mano Menezes veio cheio de novidades e jogadores jovens. Da lista dos 24 nomes chamados por Mano, 12 jogadores atuam no Brasil e os outros 12 no exterior.

Da forma que foi exigido, o novo treinador do Brasil não deu chances para os jogadores que disputaram a Copa 2010 e apenas quatro figuram entre os 24: Robinho, Ramires, Thiago Silva e Daniel Alves.

As "novidades" na seleção são as presenças esperadas de Neymar e Paulo Henrique Ganso, de quebra o jovem atacante André que forma o quarteto mágico do Santos também entrou no pacote do Peixe na Seleção. Mas não para por ai, além dos três estreiantes santistas, são mais sete jogadores que nunca vestiram a camisa da amarelinha e a volta de alguns jogadores que já estiveram na seleção e que não disputaram o Mundial.

Confira a lista:

Goleiros: Renan (Avai) Jefferson (Botafogo) Victor (Grêmio)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona) André Santos (Fenerbahçe) Marcelo (Real Madrid) Rafael (M. United)

Zagueiros: Thiago Silva (Milan) Réver (Atlético Mineiro) David Luiz (Benfica) Henrique (Racing Santander)

Meias: Ederson (Lyon) Carlos Eduardo (Hoffenheim) Hernanes (São Paulo) Sandro (Internacional) Paulo Henrique Ganso (Santos) Lucas (Liverpool) Jucilei (Corinthians) Ramires (Benfica)

Atacantes: Robinho (Santos), Diego Tardelli (Atlético Mineiro), André (Santos) Neymar (Santos) Alexandre Pato (Milan)


Opinião

É uma seleção que não se iguala ao time de 82, mas pode trazer lembranças de um futebol bonito. Particularmente achei muito boa a convocação do Mano, uma seleção renovada, de talentos, de craques, de velocidade, de jovens. Que me desculpe o Tio Sam, mas se todo mundo resolver jogar bola, vai ficar feio para os Estados Unidos. Parabéns ao novo treinador e por atender os torcedores e jornalistas, agora sim é uma Seleção.

domingo, 25 de julho de 2010

Empate quente no Engenhão

Botafogo e Fluminense empataram em um clássico bastante disputado na noite deste domingo no Engenhão pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida teve algumas atrações como a apresentação da volta de Maicosuel, o "Mago", com a camisa do Botafogo e do primeiro jogo de Muricy depois do dia do "fico" após dizer não a Seleção Brasileira.

A partida teve três expulsões, muitas chances desperdiçadas e muito nervosismo por ambas as equipes. O Botafogo que segue sem vencer pós Copa caiu para a zona do rebaixamento, já o Flu perdeu a liderança para o Corinthians que venceu o Guarani na despedida de Mano Menezes.

O primeiro tempo foi todo alvinegro, que dominou e pressionou o time adversário na saída de bola. O tricolor contava com a estréia de Belletti e Emerson, o "Sheik", mas o tricolor das laranjeiras não conseguia repetir as atuações anteriores que lhe valeram a liderança. Perdido em campo, Conca foi um jogador a menos na criação do Flu e dificultando a bola chegar ao ataque. Já o time de Joel tentava muito com Edno que fez uma boa partida, mas Herrera não estava inspirado.

Na etapa final, o jogo ficou mais quente. Com 16 minutos de segundo tempo, após saida de bola errada do Botafogo, Emerson recebeu belo passe e driblou Jefferson para abrir o placar. Após o gol, o clima esquentou mais ainda entre Somália e Sheik com trocas de ofensas. Logo depois Mariano foi tirar satisfação com Marcelo Cordeiro pela falta de fair play após queda de Fred no gramado e deu uma mãozada no pescoço do lateral botafoguense.

O Botafogo ainda era superior ao Fluminense. De tanto insistir, Edno empatou para o Fogão após uma velha jogada conhecida dos alvinegros, a bola aérea. O clima parecia que esfriaria, mas Thiaguinho empurrou o rosto de Marcelo Cordeiro e tomou o vermelho. Logo depois, Somália fez falta dura em Mariano, o volante já tinha cartão amarelo e levou o segundo causando-lhe a expulsão. Nos minutos finais mais uma expulsão, após boa jogada do Fluminense pelo meio, Danny Moraes botou a mão na bola e tomou vermelho. Mas era tarde demais para reação e fim de jogo no Engenhão.

11ª rodada do Brasileiro:

Sábado: Vasco 2x0 Atlético-GO, Avaí 0x0 Atlético-MG, Grêmio Prudente 0x0 Vitória

Domingo: Internacional 1x0 Flamengo, Santos 1x0 São Paulo, Cruzeiro 2x2 Grêmio, Goiás 0x2 Atlético-Pr, Ceará 0x0 Palmeiras, Corinthians 3x1 Guarani

sábado, 24 de julho de 2010

Mano da Seleção!

Nem Muricy, nem Leonardo, nem Parreira, o novo comandante da Seleção Brasileira é Mano Menezes. A notícia foi divulgada hoje após coletiva do ex treinador do Corinthians. Mano foi a segunda opção de Ricardo Teixeira após ter pedido negado pelo Fluminense ao tentar Muricy Ramalho.

Mano tem 48 anos e tem experiências como treinador. Já dirigiu Caxias, Grêmio e atualmente estava no Corinthians onde foi campeão da Série B do Brasileiro em 2008, Copa do Brasil 2009 e o Campeonato Paulista 2009. Pelo Grêmio também conquistou a Série B de 2005 e foi bicampeão gaúcho em 2006 e 2007.

O novo comandante do Brasil terá a missão de apagar a imagem ruim da Copa de 2010 que ficou na cabeça da torcida brasileira e comandar uma seleção renovada durante o período de preparação para a próxima Copa de 2014 no Brasil.

Particularmente eu não gosto do jeito do Mano trabalhar. É um treinador que também faz linha dura, mas nem se compara com Dunga, aliás, Carlos Caetano não pode ser exemplo para ninguém. É indiscutível o trabalho de Mano Menezes, tem resultados, tem títulos e sabe armar um clube, mas será que ele é o ideal para a Seleção? Até mesmo o Muricy não seria o treinador para o Brasil. Eu gostaria que fosse Felipão ou Leonardo, mas agora é torcer para que ele renove a nossa Seleção e que traga o bom futebol que a amarelinha esqueceu na Coréia e Japão em 2002.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Contratados já podem jogar

Uma boa notícia para os clubes que investiram na janela de contratações de jogadores que atuavam no exterior. A CBF anunciou que a FIFA autorizou a antecipação das inscrições de atletas que fizeram parte das transferências internacionais.

Segundo a CBF, a inscrição pode ser feita entre os dias 20 de julho e 19 de agosto. A autorização foi devido a vários pedidos de dirigentes dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro.

A partir de agora, vários times ficam mais fortes. Entre eles estão Internacional, Fluminense, Atlético Mineiro, Cruzeiro.

Confira algumas contratações na janela:

Atlético Mineiro: Edison Méndez, Daniel Carvalho, Réver

Cruzeiro: Montillo

Flamengo: Val Baiano

Fluminense: Beletti, *Deco

Vasco: Roberto, Eder Luis, Carlos Alberto, Felipe

Santos: Keirrison

Internacional: Tinga, Rafael Sóbis, Renan

Zagueiro Réver é mais um a reforçar o Atlético-MG

Parece que o presidente do Galo, Alexandre Kalil, não está nenhum pouco satisfeito com sua zaga para a disputa do Campeonato Brasileiro, cá entre nós, nem a torcida. 

Acostumado a anunciar contratações nas páginas de seu Twiter, o mandatário alvinegro deu mais uma "tuitada" nesta manhã de segunda feira ao anunciar mais um reforço para o time, o jovem zagueiro Réver, ex Grêmio, que estava no futebol alemão.

Réver foi mais uma contratação de peso do Atlético Mineiro para o Campeonato Brasileiro, onde o Galo vai mal das pernas e ocupa a parte de baixo da tabela. Com essa contratação, o time alvinegro chega a sua terceira contratação da janela de negociações e o jogador somente poderá estreiar em agosto juntamente a Edison Mendez e Daniel Carvalho. Além dessas contratações, o Atlético se reforçou com Diego Souza, Fábio Costa e outros jogadores que atuavam no Brasil.

Alexandre Kalil não deu mais detalhes da contratação. Não se sabe se veio por empréstimo ou por definitivo e nem o valor da negociação.

A contratação veio em boa hora, pois a defesa do Atlético encontra-se fragilizada e é a mais vazada do Brasileiro. Um time que tem um jogador que faz pênalti com 1 minuto de jogo é sinal de urgência no setor e acho que Réver pode melhorar. Além de Réver, o Galo tem Jairo Campos, Lima, Cáceres, Werley, Sidimar para compor a zaga, creio que alguém possa ser vendido ou emprestado (esperamos que seja Werley).

domingo, 18 de julho de 2010

Corinthians vence Galo e se mantém lider

O Timão recebeu o Atlético MG no Pacaembu nesta tarde de domingo e não decepcionou seu torcedor. A equipe de Mano Menezes venceu por 1 a 0 e agora é lider isolado do Campeonato Brasileiro com 21 pontos. O gol foi marcado por Bruno César.

O jogo começou a mil por hora e logo no primeiro minuto, Werley segurou Dentinho fora da area e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o zagueiro Chicão tentou colocar no canto, mas a bola foi para fora. Decepção para os corintianos e alívio para os atleticanos.

Com o desfalque de Tardelli, o Galo explorava as jogadas pela ponta e o Corinthians tocava a bola e envolvia o time mineiro no meio de campo. Mas o primeiro tempo foi fraco tecnicamente com muitos chutes longe do gol. O Atlético só assutou aos 43 do primeiro tempo quando Leandro cruzou e Neto Berola meio que sem jeito deu de coxa e a bola foi no travessão de Julio Cesar.

No segundo tempo, os treinadores fizeram substuições ainda no intervalo. No Atlético, João Pedro que estava perdido no jogo deu lugar para Fabiano e na equipe paulista Jorge Henrique entrou no lugar de Iarlei. As substituições surtiram efeitos, Fabiano deu mais movimentação no meio do Galo e Jorge Henrique incomodou a zaga mineira com velocidade.

Os primeiros minutos da etapa final, o Corinthians dominou o jogo mas não assustou. No decorrer, o Atlético foi criando chances e perdeu algumas oportunidades. O treinador do Galo mexeu errado na equipe ao tirar Neto Berola que estava bem no jogo para colocar Diego Souza que pouco acrescentou. Com a substituição, o time mineiro perdeu velocidade no ataque e facilitando o jogo para o Timão.

Somente aos 35 do segundo tempo, Bruno Cesar achou espaço e chutou, a bola desviou em Jairo Campos e fez o único gol da partida. A partir daí, Mano Menezes pediu calma ao seu time que só administrou os dez minutos finais e garantir a vitória. O Corinthians segue 100% em casa no Campeonato Brasileiro e o Galo segue sem pontuar fora de casa. Na próxima rodada, o Timão vai a Goiânia para enfrentar o Dragão e o Atlético recebe o Internacional em Sete Lagoas.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Copa dos "resultados"



















A primeira Copa do Mundo no continente africano acabou. Foram contadas várias histórias durante a competição que surpreendeu muito pela sua organização, pelos belíssimos estádios, pelo público e pelo carisma dos africanos, pena que o futebol desta Copa que acabara não foi tão bonito como se esperava. Foi uma copa de resultados, isto é, ganhar por 1 a 0 era o objetivo e não importa o resto. Durante esses 30 dias de Copa do Mundo, fiz um balanço de acordo com minha opnião.

Melhor Seleção: Alemanha

Quem esperava um futebol de marcação, de jogadas aéreas, futebol de muita força se surpreendeu com a nova Alemanha. O melhor ataque da Copa, um time que jogou bonito, jogou para fazer gols e ganhar convencendo seus torcedores. Com Podolski, Muller, Ozil, Schweisteinger, Boateng, Lahn, a Alemanha sem dúvidas para mim foi a melhor seleção desta Copa. Com vitórias por 4 a 1 na Inglaterra e 4 a 0 na Argentina era dado como certo seu favoritismo pela taça, mas o capricho do futebol não deixou chegar a final ao perder por 1 a 0 para a Espanha.

Vexames: França, Inglaterra, Itália

Sem dúvidas, o maior vexame desta Copa de 2010 foi a França que novamente sequer conseguiu uma vitória. Foram 2 derrotas e 1 empate e apenas 1 gol marcado. A começar, não era nem para disputar a Copa depois do lance bizarro de Henry contra a Irlanda na repescagem das Eliminatórias. Chegou sem favoritismo, sem assustar ninguém e ao decorrer instalou-se uma crise interna entre jogadores e comissão técnica. Merecidamente foi a mais vergonhosa seleção da Copa de 2010.

A Inglaterra classificou porque seu grupo era um dos mais fracos e na última partida conseguiu o segundo lugar. Não demonstrou seu futebol que o classificou nas Eliminatórias, a esperança em Rooney ficou em branco e nas oitavas de final foi eliminada ao ser goleada por 4 a 1 para a Alemanha.

A Itália chegou a Copa com o peso de ter sido a atual campeã do mundo, porém ficou só nisso. Veio com uma seleção de terceira idade e sequer passou para a segunda fase. Se não renovar a equipe, ficará no tetra por um bom tempo.

Decepções: Brasil e Argentina

A seleção brasileira entra em todas as copas como favorita, porém só quem não queria enxergar (como eu) que o Brasil não tinha time e comando para ganhar esta Copa. Venceu apertado a pior seleção da Copa (Coréia do Norte) por 2 a 1. Depois deu uma melhorada contra Costa do Marfim, o que deu confiança e mais arrogância ao Dunga. Entrou com time poupado e classificado contra Portugal e fez um dos piores jogos da história, um fraco 0x0 que classificou a seleção lusitana. Ganhou moral com chocolate para cima dos chilenos e finalmente enfrentou um adversário de peso: a Holanda. Mas esse adversário era mais eficiente e merecidamente vencer por 2 a 1 nossa seleção com shows de Felipe Melo, Júlio Cesar, Sneijder e Robben.

Os hermanos chegou com a corda toda. Maradona prometeu ficar pelado se sua seleção fosse campeã, ainda bem que tinha uma Alemanha no meio do caminho. Foi uma das melhores seleções da Copa, jogou bem, porém tinha uma defesa para atrapalhar os planos. Do meio para frente, era uma seleção incrível e ainda contava com o melhor jogador do mundo: Messi. Nas quartas de final encontrou uma velha conhecida, a seleção alemã que havia encontrado na Copa de 2006 e eliminou os hermanos da competição. A Alemanha simplesmente parou Messi e a Argentina ficou sem o que fazer, abriu sua defesa e caiu de 4 diante dos alemães.

Sensação: Uruguai

A Celeste Olímpica foi a sensação da Copa de 2010. De volta a elite do futebol mundial, o Uruguai chegou até a semifinal e fez um jogo de igual para igual contra a Holanda, mas foi eliminado. O futebol apresentado não foi de brilhar os olhos, mas foi o futebol sulamericano, um futebol guerreiro e que busca a vitória. Foi uma das melhores campanhas da Copa, uma das melhores defesas e ainda teve eleito o craque da Copa, o atacante Forlán. Desde 1970 não chegava entre os quatro primeiros e novamente toma seu lugar de volta no cenário do futebol onde já conquistou duas taças da Copa do Mundo.

Cavalo Paraguaio: Portugal

A seleção de Cristiano Ronaldo, Liedson e Deco disputaram uma Copa do Mundo só para passear e fazer um safari. No grupo do Brasil, empate sem gols com Costa do Marfim e Brasil e uma goleada de 7 a 0 sobre a Coréia que poderia engrenar o time. Mas nas oitavas de final, milagres de Eduardo e uma derrota por 1 a 0 diante da Espanha e um adeus a Copa do Mundo.

Futebol de Campeã: Espanha

A grande Campeã de 2010 chegou com a fama de amarelona nas Copas e com uma pressão maior por ter ganhado a Eurocopa de 2008 e fracassado nas Copa das Confederações de 2009. De cara perdeu para a Suiça e logo vieram as críticas, mas perdeu injustamente pois massacrou a seleção alvi-rubro mas não conseguiu o gol. Com tranquilidade venceu Honduras e o alívio veio com a classificação contra o Chile e o primeiro lugar. Era um time envolvente, que tocava muita bola, criava muitas jogadas de gol porém tinha medo de finalizar. Na segunda fase foi vencendo por placares mínimos Portugal, Paraguai, Alemanha mas jogando bem taticamente. Defendia bem e atacava bem, porém não fazia muitos gols. Chegou a sua primeira vez na final de uma Copa do Mundo e enfrentava uma seleção que queria sair do vice: a Holanda. Um jogaço que poderia ter acabado ainda no tempo normal por ambas equipes, mas veio a prorrogação e o elenco mais completo da Fúria deu vantagem no preparo físico e ainda contou com a expulsão do zagueiro holandês no final e com gol de Iniesta, a Espanha entrou para o seleto grupo de campeãs da Copa do Mundo.

sábado, 3 de julho de 2010

"Não chores por mim Argentina"



















Em homenagem e respeito ao meu amigo "argentino" Maurício, não relatarei a melancólica eliminação dos hermanos da Copa do Mundo. Acho que é um momento de solidariedade depois de tomar um chocolate de 4 a 0 da "fraca" Alemanha que o próprio tinha dito antes da Copa.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Diego Souza é do Galo

A twitada que todos os atleticanos estavam esperando, finalmente aconteceu. Depois de uma longa novela envolvendo a negociação de Diego Souza no Atlético MG e clubes da Itália, o presidente Alexandre Kalil postou em seu microblog na noite de quarta e anunciou que o meia-atacante, ex Palmeiras, é o novo reforço do Galo.

Diego Souza estava no Palmeiras e foi eleito o craque do Brasileirão 2009 onde comandou o cavalo paraguaio Palmeiras na boa campanha chegando a liderar por longas rodadas e ficando sem a vaga da Libertadores.  A saída do jogador do clube não foi pela porta da frente, brigas e poucas boas relações com a torcida palmeirense.

A janela de contratações do Atlético vem sendo boa, pois o time ja trouxe bons reforços e ainda tem alguns jogadores a estreiar pelo clube e jogadores voltando de contusões. O time do Galo é outro para o reinicio do Campeonato Brasileiro. Quem esperava Diego Macedo, Marcelo, João Pedro, Jataí, Muriqui, agora o Galo vem com Fábio Costa, Rafael Cruz, Daniel Carvalho, Diego Souza, o equatoriano Mendez (carrasco do Fluminense), Fernandinho, Serginho e Obina é de levantar o astral atleticano no campeonato.