domingo, 27 de junho de 2010

Alemanha dá o troco de 1966 e passeia sobre Inglaterra

Há 44 anos, Inglaterra e Alemanha decidiram a final da Copa do Mundo, naquela ocasião o time inglês conquistou seu único título. Um lance curioso naquele ano teve um replay no jogo deste domingo 27 de junho de 2010. Na decisão de 66, Hurst virou dentro da area e a bola tocou no travessão e caiu. Naquele lance gerou uma polêmica que dura até hoje para afirmar se a bola entrou ou não, o fato é que o árbitro marcou o gol que deu o título à Inglaterra.















Passaram-se os anos e o destino quis que Alemanha e Inglaterra voltassem a se enfrentar na Copa do Mundo para tirar a história a limpo. Mas parece que a história não foi tirada tão a limpo, tudo isso porque Jorge Larrionda fez questão de manchar mais ainda o duelo das gigantes.

O lance não tirou o brilho da Alemanha que deu um espetáculo a parte, uma verdadeira aula de futebol numa Copa do Mundo. Colocou o "English Team"  na roda e aplicou um sonoro 4 a 1 com destaque ao jovem alemão Ozil.

A forte equipe da Alemanha já começou o jogo pressionando a Inglaterra, pressão que causou apenas o primeiro lance inglês somente aos 17 minutos de jogo.

Quando se entra em uma fase de mata-mata de uma Copa do Mundo, qualquer descuido é fatal e pode custar a passagem de volta para casa e isso foi o que aconteceu com a Inglaterra. O primeiro gol da Alemanha nasceu de um chutão do goleiro Neuer que chegou aos pés de Klose que dominou e tocou na saida de James "Calamidade", apelido que recebeu dos ingleses.

O jogo tava tranquilo para os alemães que não demorou para fazer o segundo. A zaga inglesa estava totalmente atordoada e Klose deu um belo passe para Podolski que chutou cruzado sem chances para James e ampliar.

O "English Team" não estava morto e achou forças para descontar com Upson depois de um cruzamento de Gerrard. O gol animou os ingleses que achou forças para empatar com Lampard depois de pegar a sobra e chutar, a bola bate no travessão e entra 33cm da linha, mas Larrionda ignorou o lance. Na versão de 66, o gol dado à Inglaterra não havia entrado.

No segundo tempo, a Inglaterra foi com tudo ou nada para cima dos alemães. Logo no início, Lampar mandou na trave e assustando Neuer. Mas a postura inglesa foi prato cheio para a Alemanha que explorou os contragolpes e definir a partida. Na cobrança de falta de Lampard, a bola bate na barreira e Terry não consegue dominar e sobra para Muller lançar Podolski que esperou o companheiro atravessar o campo e devolver a bola para fuzilar James e fazer o terceiro.

O caixão da Inglaterra foi fechado logo em seguida. Após novo erro no ataque inglês, Ozil partiu em velocidade deixando Terry para trás e cruzando para Muller novamente balançar as redes e mandar a Inglaterra para casa. Agora a Alemanha vai enfrentar a Argentina nas quartas de final. Esse já é o jogo amsi esperado da Copa e tem tudo para ser o melhor também. Pelo que foi apresentado até agora eu apostaria na tricampeã, pois tem um time mais compacto do que os hermanos. A Argentina tem um sério problema a ser resolvido na sua defesa que não pode dar bobeira para a sensação da Copa.

sábado, 26 de junho de 2010

Uruguai vai às quartas no embalo de Suárez

A "Celeste Olimpica" foi a primeira seleção a se classificar para as quartas de finais da Copa do Mundo. O Uruguai venceu a Coréia do Sul por 2 a 1 na tarde deste sábado em Porto Elizabeth, com dois gols de Luiz Suarez.

A equipe sul-americana quebrou um tabu que durava  há 40 anos quando a última vez em 1970  figurou entre as oito melhores seleções do Mundo.

O jogo foi muito equilibrado, variando de domínio de jogo por ambas as equipes durante a partida. Mas quem saiu na frente foi o Uruguai. Logo no início, Forlan fez um cruzamento fraco que contou com a ajuda do goleiro Jung Sung Ryong para Suarez empurrar para as redes.

O gol assustou os coreanos que errava muitos passes facilitando o domínio uruguaio. Por sua vez, o Uruguai passou a se preocupar em defender mais. Aproveitando da situação, a Coréia tomou coragem e foi para cima, mas sem sucesso. Antes de terminar o primeiro tempo, o árbitro deixou de marcar um pênalti a favor da Celeste.

No segundo tempo a chuva começou a cair forte, mas o jogo voltou quente. A Coréia voltou melhor e ditava o ritmo do jogo até chegar ao empate. Em um cruzamento na área do Uruguai, Lee Chung Young tocou de cabeça na falha saída de Muslera.

O empate despertou o Uruguai que voltou a atacar a Coréia, mas o tempo estava passando. Mas a individualidade de um jogador pode decidir uma partida e isso foi o ingrediente para definir a partida. Luiz Suarez fez bela jogada e colocou a bola com perfeição no canto de Jung Sung Ryong e decretar a classificação após 40 anos.

Foi um jogo muito equilibrado e qualquer resultado seria justo. O Uruguai que é bicampeã do Mundo volta ao posto que conseguiu há muitos anos atrás e agora vai enfrentar Gana nas quartas de final. Acredito assim como meu amigo Maurício que a Celeste pode ir longe na Copa pelo equilibrio do time e pela chave.

Oitavas de final

Uruguai 2x1 Coréia do Sul
*Estados Unidos 1x2 Gana ( Gana venceu na prorrogação )

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A hora de "matar"

Eram 32 times, agora sobraram apenas 16. A partir de agora é o famoso "mata-mata"  da Copa do Mundo, vai começar as oitavas de final.

Quem valorizou se classificou, quem não jogou como devia voltou para casa mais cedo. A Copa das vuvuzelas teve de tudo na primeira fase, de emoção a dor, da alegria ao sofrimento, do boicote ao suor, dos gols feios aos gols de placas.

Teve sim várias surpresas, mas até que ponto pode considerar um fracasso como surpresa? Até que ponto pode considerar um futebol jogado taticamente pode ser considerado surpresa? Assim foi o caso de França e Itália, atual vice campeã e a própria campeã, que detém quatro títulos e que melancolicamente terminaram em último lugar em seus grupos.

Teve injustiças, teve jogo feio, teve gol no último minuto, teve classificação garantida no último minuto de jogo, teve goleada, teve jogo sem gols, essa foi a primeira fase da primeira Copa do continente africano. Lamentamos a decepção do continente por ter apenas uma equipe classificada, a seleção de Gana. Mas isso não é vexame, com times limitados até deram um certo trabalho e ainda fizeram bons jogos. Os anfitrões bafanas não se classificou no saldo de gols, mas venceu a França e fez um bom jogo contra o México. Costa do Marfim também ficou no saldo de gols e por ai vai.

Os 16 times que começarão a nova fase da Copa fizeram justiça ao que foi apresentado até agora na Copa. Argentina, Brasil, Alemanha fizeram seus papéis. Inglaterra, Espanha, Holanda e Portugal não deixaram a desejar, independente da derrota da Espanha diante a Suiça onde a bola não quis entrar. Japão, Chile, Estados Unidos, Coreia, Eslováquia, México, Paraguai e Uruguai jogaram para ganhar e já são vitoriosos na Copa.

Agora é a hora de mostrar e jogar o dobro. Quem perder dá adeus ao som das vuvuzelas. Que cada uma dessas seleções mostrem um futebol bonito e principalmente vontade de ganhar. Sempre vai existir o favoritismo de Brasil, Argentina, Alemanha, mas como eu disse, o futebol não é uma ciência exata e tudo pode acontecer. Se todos chegaram até aqui é porque tem condições de brigar de igual pra igual.

Oitavas de Final

Brasil x Chile
Argentina x México
Alemanha x Inglaterra
Espanha x Portugal
Estados Unidos x Gana
Holanda x Eslováquia
Paraguai x Japão
Uruguai x Coréia do Sul

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A força das Américas


Grande destaque da Copa 2010, o continente sulamericano está com força total na África do Sul. Os representantes da América (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile) estão praticamente garantidos na segunda fase do Mundial.

Eu não destacaria nenhum a princípio, mas acreditaria que as grandes surpresas são Uruguai e Chile. A celeste não fazia uma boa campanha em Copa há anos e joga por um empate com o México para garantir o primeiro lugar de seu grupo. A seleção chilena não disputava a Copa desde 1998 na França quando foi eliminada pelo Brasil nas oitavas ao perder por 4 a 1.

O que define a boa campanha dos sulamericanos na Copa é o trabalho levado a sério de cada um. Chegar a um Mundial e passear não é objetivo de ninguém, todos querem deixar uma boa impressão.

Mas além do profissionalismo, o futebol que vem sendo apresentado não é de encantar os olhos, mas é um futebol competitivo e compacto. É bom destacar que Chile, Paraguai, Uruguai estão em grupos de seleções consideradas favoritas como Itália, França e Espanha e não vem decepcionando não. No caso do Chile, basta empatar com a Espanha para garantir o primeiro lugar e fugir de um possivel confronto com o Brasil novamente nas oitavas de final.

O Paraguai também está bem no grupo da atual campeã, a Itália. Com 4 pontos em 2 jogos, a seleção de Cabañas pode garantir sua classificação sem dificuldades com a fraca Nova Zelândia. A situação da celeste bicampeã do Mundo também está confortável. Após empatar com a França, a seleção de Forlan venceu os bafanas por 3 a 0 e praticamente carimbou sua classificação.

São seleções que podem ir longe na África. A Copa de 2010 tem aparecido grandes surpresas e não me surpreenderia se desse uma final sulamericana, pois o futebol não é uma ciência exata. Não há nenhum jogador destaque, mas existe um conjunto e quando há um equilibrio, uma união, uma vontade de vencer dentro da equipe, é difícil ser batido.

sábado, 19 de junho de 2010

Laranja invicta!

A Holanda deu um grande passo para classificação à seguna fase da Copa do Mundo. A famosa "Laranja Mecânica" venceu o Japão por 1 a 0 na manhã deste sábado e somou 6 pontos e se isolou na liderança de seu grupo.

Mais uma vez, a seleção holandesa não contou coma  presença de Robben e novamente não apresentou o futebol que todos esperavam, mas o importante foi feito que era vencer.

A Holanda segue invicta na Copa e está praticamente classificada, só um desastre o tiraria da Copa. A segunda posição segue em disputa entre Dinamarca e Japão, Camarões segue com chances remotas. A Dinamarca joga na tarde deste sábado contra a seleção camaronesa e precisa da vitória para continuar sonhando já que na próxima rodada faz confronto direto com Japão que tem 3 pontos na competição.

O placar magro do jogo não pode ser parâmetro para o que vem a ser da Holanda na próxima fase. O futebol é surpreendente e ao decorrer do torneio, as equipes podem evoluir. O Japão é uma equipe que evoluiu bastante e que poderia fazer um jogo de igual pra igual com a seleção holandesa. Eu volto a dizer, a Holanda ainda não é favorita ao título da Copa, é apenas uma seleção tradicional e que tem um bom time, mas ainda não chega ao favoritismo de Brasil, Alemanha e Argentina.

 

quarta-feira, 16 de junho de 2010

É Copa do Mundo Espanha!










O que era favoritismo se tornou pesadelo para a Fúria. A Espanha estreiou na Copa com uma derrota e já se complicou no seu Grupo H, já que o Chile também venceu seu jogo na manhã desta quarta feira. A seleção espanhola foi a Durban e parou na forte retranca da Suiça e acabou sendo derrotada por 1 a 0. A Suiça não vencia uma estréia de Copa do Mundo desde 1954 quando a competição foi em sua casa.

O jogo de hoje colocou em questionamento o time espanhol. Todo mundo deve estar perguntando o porquê  de tanta badalação se na "Hora H" é sempre o mesmo resultado. Não há muito mistério para responder essa pergunta não, pois é só ver no elenco da Fúria quem poderia definir uma partida. A esperança estava em Villa que pouco produziu e Fernando Torres que estava no banco e entrou. Deu uma melhorada, mas pouco produziu.

Tanto favoritismo por uma ótima campanha nas Eliminatórias da Europa e uma rápida classificação. Campeã da Eurocopa 2008, único titulo da seleção que até a modesta Grécia tem. Poderia se comparar a uma Copa do Brasil? Tantos grandes não têm a Euro, mas tem a mais importante do futebol: A Copa do Mundo, título que está longe de chegar à Espanha. Não se pode dar um favoritismo a maior competição do planeta à uma seleção que nunca teve tradição na Copa do Mundo, aliás,  tem tradição sim, a de pipoqueira.

Nada está perdido ainda, a Espanha tem um jogo teoricamente "fácil" que por sinal não tem mais nada de fácil para ninguém e muito menos para Espanha. Joga contra Honduras e pode se reabilitar, porém precisa de alguém que queira decidir o jogo, pois Iniesta, Villa, Xabi Alonso, Xavi  e cia não deram conta do recado. Alguém vai ter que ir pra área e empurrar a bola para dentro.

O futebol apresentado pela Espanha não foi ruim, criou bastante jogadas e levou perigo ao gol da Suiça. A forte retranca da Suiça mostrou o que vem sendo a Copa do Mundo de 2010, muita defesa e poucos gols. A Fúria tem time para vencer a Honduras tranquilamente e vai passar dificuldades com o Chile. A situação não é tranquila, o grupo que era considerado mais tranquilo para uma das "favoritas" se tornou o mais complicado.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Escrita se mantém em estréias complicadas
















O que era para ser o jogo mais fácil do grupo, se tornou complicado e quase que a Seleção Brasileira é surpreendida pela Coreia do Norte no Ellis Park na tarde desta terça. Com um primeiro tempo fraco tecnicamente, o Brasil decidiu o jogo apenas no segundo tempo quando sairam os gols marcado por Maicon e Elano.

Armado num esquema com três volantes (Gilberto Silva, Felipe Melo e Elano), o Brasil teve muitas dificuldades para criar. Com pouca inspiração no jogo, Kaká mal apareceu na partida. Quem procurou chamar a responsabilidade na partida foi Robinho que tentou com pedaladas e algumas boas jogadas individuais.

No segundo tempo, o Brasil voltou agredindo mais e ficou boa parte do jogo no campo de ataque forçando a Coreia do Norte se encurralar no seu campo de defesa. A Seleção Brasileira explorou as jogadas que já vem treinando com Maicon chegando pela direita e foi assim que saiu o primeiro gol. Logo depois Robinho deu um lindo passe para Elando que veio de trás e tocou no canto na saída do goleiro coreano. Quando se pensava que o Brasil aplicaria uma goleada, veio o susto. A Coreia diminuiu e complicou o jogo para nossa seleção. No final do jogo, eles ameaçaram uma reação, mas ficou por isso mesmo.

Minha visão de jogo

Acho que minha visão não é muito diferente das pessoas não. O que eu achei foi que era um jogo fácil e o Brasil complicou-se sozinho. A Coreia do Norte é uma seleção fraca, mas que serve para complicar os outros times que estão no grupo e pode arrancar pontinhos. Seu esquema é defender o tempo inteiro e jogar no contra ataque.

Dunga montou um time muito afastado. O que é isso? Um espaço muito grande entre os setores da defesa e o ataque, ou seja, o meio de campo mal posicionado. Gilberto Silva jogando como um terceiro zagueiro e Elano jogando apenas pela direita tentando cruzamentos. Felipe Melo foi peça nula no jogo (como de costume) e Kaka totalmente fora de ritmo. Com esse esquema, não houve um volante e nem um meia armador para fazer a bola chegar no ataque. Além disso, o Brasil ficou muito no toque de bola, porém dava impressão que era um amistoso e não agredia o adversário.

No segundo tempo, a Seleção só melhorou porque encurtou os espaços entre seus jogadores e as jogadas começaram a ser criadas. O placar poderia ter sido maior, mas faltava opção no banco da seleção para ampliar o resultado, que logo depois se complicou.

Opnião

Era estréia, mas era uma estréia teoricamente fácil que o Brasil poderia tornar na prática. Era nítido que os jogadores estavam nervosos e a ansiedade pode ter atrapalhado, mas ganhou e isso que importa para Dunga, um futebol de resultados.

Particularmente acho que o Brasil vai ter sérias dificuldades daqui pra frente, mas não pode ignorar o fato de que Costa do Marfim e Portugal vão ter que ir pra cima da Seleção e consequentemente vai abrir o time. O esquema que Dunga armou hoje não foi nem de resultado e nem de futebol, mas sem objetivo nenhum. Um time como a Alemanha, Argentina, Espanha dominaria hoje o meio de campo tranquilamente devido aos espaços dado, mas sorte que era Coreia do Norte.

Não dá para contar com Felipe Melo, pois é um jogador sem função nenhuma no jogo e Elano por mais que seja um cara esforçado não acrescenta nem na defesa e nem no ataque. O Brasil não tem opções para substituir, mas apenas para preencher as funções. Kaká vai ter que estar muito bem na Copa, porque se não, melhor começar a pensar em 2014.

Muito equilíbrio e nada de gols entre Costa do Marfim e Portugal


Portugal e Costa do Marfim abriram na manhã desta terça o Grupo G da Copa. Um jogo bastante equilibrado, as duas seleções empataram sem gols em Porto Elizabeth.

Acompanhei o jogo todo e sinceramente não deveria ter levantado da cama, pois deu muito sono. Era visivelmente que as duas equipes jogaram pensando no segundo lugar, mas acabaram se complicando.

Um jogo que tinha tudo para ser emocionante com grandes estrelas em campo como C. Ronaldo, Deco e Liedson e do outro lado tinha Toure, Eboue e Drogba que entrara no segundo tempo, mas assim como outros jogos pela Copa foi muito fraco. 

Portugal até ameaçou no início com um belo chute de C. Ronaldo na trave, mas o nervosismo dominou as duas seleções e os erros foram tomando conta do jogo. Com medo de arriscar, Portugal e Costa do Marfim pouco criaram e tornou um jogo disputado na marcação e posse de bola. Liedson que era esperança de gols na seleção portuguesa mal encostou na bola e Deco não tinha espaços para criar. Já a seleção do continente da Copa explorou muitas jogadas pelas pontas, mas nada de gols.

Num grupo que tem Brasil, era de suprema importância uma vitória hoje de qualquer uma das equipes. Agora com um empate na classificação, as duas seleções terão que jogar a vida contra o Brasil e terão que fazer a diferença no saldo de gols contra uma surpreendente Coreia do Norte.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Enfim, uma favorita que apareceu


Apenas no terceiro dia de Copa do Mundo, uma das consideradas favoritas ao título resolveu dar as caras e com estilo: a Alemanha.

Diante do apelido de retranqueira, a seleção alemã mostrou o contrário nesta Copa. Com o futebol mais bonito, tático e leve não teve dificuldades para golear a modesta Austrália por 4 a 0.

Com quatro dias de Copa do Mundo, já jogaram Argentina, França, Inglaterra, Itália, Holanda e Alemanha e apenas a germânica venceu e convenceu ao mesmo tempo. Claro que pegou o adversário menos qualificado como a Austrália, mas o futebol que apresentou foi encantador.

Quem estava esperando um futebol de resultado, ficou de boca aberta da forma que a Alemanha jogou. Com toques rápidos e jogadas trabalhadas, a Alemanha chegou ao gol australiano com facilidade, o resultado poderia ter sido mais elástico. Bom para mim que cravei no Bolão da Facha.

Com um quarteto formado por Podolski, Schweinsteiger, Ozil e Klose, a seleção alemã mudou de cara. É um time que vai dar trabalho aos adversários na Copa e certamente se tornou a primeira favorita da Copa. Ainda tem Brasil, Portugal e Espanha para estreiar.

O que foi apresentado até agora não tem fugido muito das outras edições. Eliminatórias da Copa é uma coisa, disputar a Copa é outra. Holanda e Inglaterra que classificaram tranquilamente nas Eliminatórias européias hoje viraram dúvidas na África pelo futebol apresentado e pelos resultados. A Holanda venceu a Dinamarca por 2 a 0, mas não foi a seleção que todos esperavam. No caso da Inglaterra, o jogo foi mais complicado, porém muito equilibrado para um time que era considerada como favorita.

Já a Argentina tem alguns detalhes a arrumar no seu elenco como a defesa, mas Messi segurou o favoritismo fazendo uma ótima partida contra a Nigéria. A seleção italiana que teve dificuldades hoje para empatar com Paraguai é uma seleção limitada e não se pode esperar muito. Se for campeã não é zebra, pois é a Itália tetracampeã mundial, mas o futebol que apresentou ainda está longe de chegar nas finais. Assim fica tudo mais fácil para Brasil e a Espanha não amarelar na Copa como de costume.

domingo, 13 de junho de 2010

Inglaterra x Estados Unidos: Jogo morno e "glu glu glu" de Robert Green



















A foto acima mostra o primeiro lance que marcou a Copa do Mundo de 2010. O goleiro da seleção inglesa Robert Green foi diretamente responsável pelo empate da Inglaterra contra o Estados Unidos na tarde de sábado.

Inglaterra e Estados Unidos fizeram o jogo mais "seguro" da Copa. As ameaças de atentado terrorista ao jogo moveu um forte esquema de segurança para que nada pudesse atingir a partida. Dentro de campo, um jogo que começou quente passou a ficar morno.

Algumas semanas atrás, eu postei no blog a polêmica que estava envolvendo a bola da Copa, a Jabulani, de que alguns jogadores haviam reclamado dela. Deu a parecer que eu estava prevendo possíveis vexames. Foi assim no caso do primeiro frango da Copa 2010.

O que parecia um jogo tranquilo para a Inglaterra que logo no início abriu o placar com Gerrard e domínio total da partida, virou drama a partir dos 40 minutos ainda da etapa inicial. O bom jogador norte americano Dempsey arriscou de longe um chute fraco, quando Robert Green foi tentar encaixar em seus braços e a bola passou devagar cedendo o empate aos americanos.

O lance provocou cara feia em Beckham que estava no banco na comissão técnica e causou ira nos jornais ingleses pedindo a saída do goleiro do time. Acostumada com algumas falhas de goleiros em Copa do Mundo, alguns jornais estamparam a seguinte manchete: "Oh não, de novo não"

Com o empate, Inglaterra e Estados Unidos dividem a segunda colocação do Grupo C, já que Eslovênia venceu a Argélia neste domingo por 1 a 0 e chegou a liderança com 3 pontos. O técnico italiano Fabio Capello não culpou Green pelo resultado, mas não negou a possibilidade do arqueiro perder a posição no time. Os jogadores mostraram atitude de apoio a Green, mas a Inglaterra já perde seu status de favorito ao título mundial.

Na minha opnião, achei a Inglaterra um bom time, mas tem muito que melhorar e inclusive Rooney precisa entrar no ritmo de jogo. Acho que Inglaterra e Estados Unidos passam de fase mesmo com a vitória da Eslovênia, pois o jogo da manhã deste domingo foi um dos piores da Copa, ambos os times muito fracos tecnicamente, sem chances nenhuma na Copa.

sábado, 12 de junho de 2010

"Seja bem vindo" e "até logo"

Mal chegou no Vasco, Celso Roth já está de saída do cruzmaltino. O ex técnico da colina agora vai ser o comandante do Internacional de Porto Alegre. O treinador tem a missão de comandar o colorado nas semifinais da Taça Libertadores da América. O anúncio foi feito na tarde deste sábado.

Celso Roth chegou ao Vasco depois das cobranças da torcida vascaina após os resultados ruins do clube na temporada. A pedidos de um treinador de ponta, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, anunciou Roth que estava sem clube como o "treinador de ponta" que o time precisava. Os resultados de Roth foram irregulares. Em 5 jogos foram 3 derrotas, 1 vitória e um empate.

Celso Roth chega para sua segunda passagem (que eu me lembre) no Internacional. Creio eu que a torcida colorada não esteja contente com a notícia, pois em jogos que Roth foi adversário do Inter, a torcida pegou no pé do treinador. Agora é que as chances do Inter conquistar a Libertadores são poucas, pois seu estilo de jogo não combina com a competição!

Argentina mostra fdificuldades e vence Nigéria por um placar magro


Uma das seleções favoritas a Copa do Mundo, a Argentina estreiou com vitória no Mundial ao vencer a seleção da Nigéria por 1 a 0 na tarde deste sábado no estádio Ellis Park com gol de Heinze.

A Argentina venceu, mas não convenceu. Sob o comando de Messi, o time de Maradona mostrou que tem um bom time e que pode disputar a taça, mas está longe de ser um futebol favorito ao título mundial pelos erros apresentados na partida.

Com um trio de ataque formado por Messi, Tevez e Higuain, a Argentina teve muitas dificuldades diante da modesta Nigéria. Não pode menosprezar a grande atuação do goleiro nigeriano Enyeama, mas faltou a seleção de Maradona precisão nas finalizações.

Messi estava inspirado e foi ele o responsável por todas as jogadas boas da seleção argentina, mas Tevez e Higuain não estavam tão inspirados neste sábado. Além da falta de inspiração na frente, os hermanos mostraram um fraco esquema defensivo. Sem laterais, Maradona improvisou na posição.

A seleção nigeriana não é fraca, é um time aguerrido mas não tem um diferencial que possa definir um jogo e com essa ausência não levou perigo ao gol de Romero.

O jogo foi equilibrado, mas tudo isso devido as falhas da zaga Argentina e ao goleiro nigeriano, pois o placar poderia ter sido mais elástico. Uma Copa do Mundo não se pode desperdiçar chances e isso Higuain fez de sobra, que por sinal não me agradou nenhum pouco, aliás, quem deveria ter entrado jogando era o atacante da Inter de Milão, Diego Milito.

A Argentina venceu, mas não lidera o grupo, pois a Coreia do Sul venceu a Grécia por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo B no saldo de gols. Diego Maradona vai ter que trabalhar muito se quiser ser campeão do mundo novamente. Não estou tirando o favoritismo da Argentina, mas o que apresentou hoje está longe de querer um objetivo na Copa, mas uma coisa é certa,Messi é sério candidato ao craque da Copa, pois joga muito.

Agora a Argentina pode garantir sua classificação no próximo jogo dia 17 quando vai ao Soccer City enfrentar a lider Coreia do Sul. É o jogo chave do Grupo B e tem tudo para ser mais emocionante. Elenco tem, mas não pode voltar a desperdiçar chances e precisa muito melhorar seu sistema defensivo.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Deu empate na abertura da Copa













Tudo igual na primeira partida da Copa do Mundo de 2010. Os anftriões África do Sul e México empataram em 1 a 1 num jogo que pode ter uma pequena demonstração do que vem por ai. Muita garra, vontade e equilíbrio marcaram o primeiro duelo do Grupo A.

Mais de 80 mil expectadores, muitas "vuvuzelas" e euforia de sobra nas arquibancadas do Soccer City. Um espetáculo fora de campo e um resultado justo dentro de campo. Com uma pressão do México no primeiro tempo e a África perdendo gols no segundo tempo, o placar não poderia ser outro.

O jogo começou com os mexicanos assustando os "Bafanas Bafanas". O meia Giovani dos Santos perdeu a primeira chance do time latino americano depois de pegar o rebote do goleiro Khune e foi pressionado na hora do chute pelos zagueiros africanos.

Enquanto os africanos faziam a festa no estádio, o México queria o jogo. O meia Giovani que é filho de brasileiros comandava sua seleção chamando a responsabilidade para si. O jogo era dominado pelos mexicanos, mas não havia chances claras de gol, as duas equipes jogavam com precaução. Só aos 31 minutos, uma bela jogada de Carlos Vela que lançou Franco na area, que matou a bola no peito e e concluiu, mas Khune fez a defesa.

O México começou a bombardear a África e o gol saiu, mas não valeu. Vela em um cruzamento completou para o gol que só tinha Mphela a sua frente, o que deixou o mexicano em condição ilegal. Logo depois o próprio Vela fez outra boa jogada aos 33 minutos. Aos 36, Giovani também perdeu uma chance e aos 40, Franco também desperdiçou. Final de primeiro tempo sem gols.

Na segunda etapa, o técnico brasileiro Parreira fez mudanças na África, tirando Thwala para dar o lugar a Masisela. O segundo tempo começou igual ao primeiro. Só aos 10 minutos que a Copa do Mundo viu seu primeiro gol e para a explosão do Soccer City, Tshabalala abriu o placar para os bafanas. Com uma roubada de bola no meio de campo, Mphela lançou Tscabalala nas costas do zagueiro mexicano e soltou a bomba de pé esquerdo no ângulo do goleiro Perez. A jabulani foi inaugurada nas redes.

Com o gol, a África empolgou nas arquibancadas e motivou o time ainda mais dentro de campo, era pressão dos anfitriões no Soccer City. Após o gol, o México assustou os donos da casa. Giovani fez boa jogada e chutou para linda defesa de Khune.

A história do jogo era outa, agora eram os bafanas que mandavam na partida. Aos 26, o árbitro da partida deixou de marcar um pênalti a favor dos africanos após um corte com o braço na bola do zagueiro mexicano.

O México não estava morto e calou as vuvuzelas no Soccer City. Aos 34 minutos, Rafa Márquez recebeu a bola na area depois do cruzamento e chutou forte sem chances para Khune, era o empate dos mexicanos. Após o susto do gol, as vuvuzelas voltaram a ensurdecer o estádio. E aos 44, quase que explode de vez. Mphela perdeu uma chance incrível depois de um cruzamento que escorou na trave de Perez. Era o fim de apenas um começo de uma Copa do Mundo que promete ser especial no continente africano.


Opnião

Foi um jogo bom e deu para ver que a África não é zebra no seu grupo. Vou mais longe, tem reais chances de se classificar no seu grupo, pois o jogo entre Uruguai e França não agradou nenhum pouco tecnicamente. A África do Sul entrou na briga.

Só para lembrar, eu também cravei no bolão da Pós Graduação junto aos amigos blogueiros Maurício e Guilherme.

 

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Globo incomodada



















Todo mundo sabe que a exportação de atletas é uma grande fonte de receita para um time de futebol. Porém a crise no mercado europeu em 2009 fez com que isso mudasse um pouco. Com a falta de dinheiro nos cofres, os grandes clubes do velho continente deram uma segurada nas contratações, apenas o exagerado Real Madrid com Kaká, C. Ronaldo e outros.

Hoje as coisas estão totalmente diferentes aqui no Brasil. Jogadores consagrados do nosso futebol como Adriano, Fred, Ronaldo, Robinho e outros estão retornando para o Brasil. Não pode ignorar o fato também que é ano de Copa e jogadores que estavam em baixas em seus clubes lá fora voltaram para brigar por uma vaga no time de Dunga. Mas a questão não é essa, de acordo com uma pesquisa feita, mostra que, em 2009, 27% da receita de R$1,3 bilhão obtida pelos principais clubes veio dos contratos de TV, enquanto a venda de atletas somou 21% do total. Em 2008, a venda de atletas representou 28% da receita e 24% de contratos de TV, o que mostra uma significante mudança com o retorno dos ídolos ao Brasil.

O profissionalismo está voltando aos clubes de futebol e valorizando suas marcas. O retorno de astros despertaram mais o interesse nas transmissões e isso aumenta a concorrência pelos direitos de transmissão. Se analisar bem, não sai tão caro bancar os ídolos, pois a publicidade, a marca paga.

Rede Globo x Rede Record

O que antes era exclusividade da Rede Globo, agora apareceu uma pedrinha no sapato da maior emissora do país, a Rede Record. A Record surgiu para competir e veio forte. O interesse da emissora vai além, ela tem a intenção de adquirir parte da transmissão dos principais campeonatos do país. Como se não bastasse o aumento já negociado com o Clube dos 13 para renovar os direitos do Campeonato Brasileiro de 2009 a 2011. A Globo também antecipou a assinatura do contrato de transmissão do Paulistão do ano que vem com os quatro grandes de São Paulo.

Um dos grandes motivos que acirrou a concorrência para transmissão é a fragmentação nas mídias. Os contratos têm televisão aberta, fechada, pay per view e internet. O portal Terra tentou comprar os direitos dos jogos em 2009, mas a Globo superou a oferta. Ter canais na TV fechada é sempre um passo a frente.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Fabio Costa é o novo camisa 1 do Galo

Nem Aranha, nem Carini e nem Marcelo, agora o dono da camisa 1 do Atlético Mineiro é Fabio Costa. O goleiro de 33 anos estava no Santos e chega para reforçar um velho problema do Galo.

O Atlético Mineiro resolveu abrir os cofres novamente para reforçar para o Campeonato Brasileiro no segundo semestre. O time que está na zona do rebaixamento precisa contratar para ter algum objetivo no Brasileiro. 

Após a derrota para o Ceará, o presidente do Galo, Alexandre Kalil, deu uma coletiva e afirmou que o Atlético vai contratar, pois não faltou raça e vergonha ao time, mas faltou é jogador. O presidente ainda afirmou que apenas 3 jogadores que estavam no jogo merecem ser titulares no time.

O Atlético hoje tem a pior desfesa do Campeonato Brasileiro e desde a saída de Diego Alves do clube, o gol tem sido problemas constantes no Galo e até agora ninguém se firmou. Já passaram pelo gol do Galo: Juninho, Edson, Aranha, Carini e Marcelo.

Recordar é viver

Em 1999,  Atlético e Vitória fizeram um jogo tumultuado e marcado pela violência dentro e fora de campo. Naquela ocasião, Fabio Costa era goleiro do time baiano e foi um dos principais responsáveis pela confusão. O goleio e o meia Lincoln, hoje no Palmeiras, começaram uma briga de trocar socos e generalizou pelo estádio todo. O Vitória venceu o jogo que por sinal ocorreu no estádio Independência.

Opnião

O Atlético está com uma mania de trazer ex jogadores para o clube. Isso me parece idéia do Vanderlei Luxemburgo. O valor pago ao goleiro será de R$160 mil mensais. Eu acho muito, mas a torcida espera que Fabio Costa resolva de uma vez por todas o problema. Todo goleiro falha, mas Fabio Costa é experiente e trabalhou em times grandes como Santos, Corinthians e atuou na Seleção Brasileira. A zaga do Atlético precisa de uma voz ativa, de um xerife. Boa sorte ao novo arqueiro do Galo.

Reforço para a Azurra

Um dos principais jogadores da seleção da Itália, o meia Pirlo está se recuperando rapidamente e poderá reforçar a Itália ainda na primeira fase da Copa do Mundo.

O jogador sofreu uma lesão na panturrilha esquerda e correu o risco de ficar de fora do Mundial. Sua recuperação vem sendo postitiva e o jogador está muito confiante no tratamento.

Na derrota da Itália por 2 a 0 para a seleção do México, o técnico Lippi afirmou que o meia é insubstituivel na Azurra. A Itália estréia na Copa no dia 14 de junho contra o Paraguai na Cidade do Cabo, pelo Grupo F.

Pirlo sem dúvida é um dos melhores jogadores da Itália se não for o melhor. É um raro camisa 10 hoje no futebol mundial e tem todas as qualidades que um meia deve ter. A Itália ganha muito com isso e volta a ficar forte para a Copa.


Holanda

Na Laranja Mecânica, o clima é de motivação com a recuperação de Robben. A lesão do jogador ainda é delicada, mas o próprio atacante está motivado com sua recuperação. A esperança é de que o jogador participe do Mundial, mas tudo indica que Robben não jogará na primeira fase.

A bruxa voou para Portugal

A Copa do Mundo está chegando e a bruxa ainda continua a solta pelas seleções. A vez agora é de Portugal. O atacante Nani (Manchester United) está fora do Mundial. O português sofreu uma lesão no ombro esquerdo e foi cortado do elenco que irá para a África.

O jogador passou por um exame nste terça e o diagnóstico concluiu que Nani não terá condições de jogar. Antes do corte do atacante, o técnico Queiroz já havia chamado Rúbem Amorim as pressas para embarcar a África. A seleção de Portugal fará seu último amistoso de preparação para a Copa nesta terça contra Moçambique. A informação é que Nani estava escalado para o jogo.

Todo jogador que é cortado é uma perda para sua seleção. Mas acho que Nani não fará tanta diferença como Drogba, Robben, Pirlo e outros fariam caso estivessem fora de suas seleções. Acho que Portugal poderia formar o ataque com C. Ronaldo e Liedson. Este é mais um corte antes da Copa que vem assustando as seleções com problemas de lesão.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dodô não é mais do Vascão

O Vasco não terá mais os gols bonitos na Colina. O time cruzmaltino rescindiu o contrato de Dodô na tarde desta sexta e o jogador não faz mais parte do elenco vascaíno.

A situação do clube na temporada não vem agradando aos seus torcedores e sem verba no clube para reforços, a diretoria decidiu diminuir os gastos para fazer contratações. Além de Dodô, mais dois jogadores também foram dispensados do Vasco: Paulinho e Geovani Maranhão.

Dodô foi a principal contratação do clube para a temporada de 2010. No início do ano, o atacante voltava de uma suspensão por doping e vinha se preparando fisicamente para não perder a forma. A esperança de gols do Vasco começou bem na Taça Guanabara ao marcar três gols na goleada de 6 a 0 do Vasco sobre o Botafogo no Engenhão. Depois disso o atacante não conseguiu repetir boas atuações e amargou a reserva do time.

A diretoria confirma alguns interesses em Dodô e um deles é do Ceará que vem fazendo boa campanha no Campeonato Brasileiro. O artilheiro dos gols bonitos já está liberado e não viaja para Santos onde o time vai enfrentar os meninos da vila.

Dodô se destacou nos últimos anos ao ser considerado o artilheiro dos gols bonitos, mas tem uma fama de amarelar nos jogos decisivos, assim foi no Botafogo, Fluminense e agora no Vasco. É um bom centro-avante, mas não se identificou na Colina. Sua idade começa a ser ultrapassada e as atuações a ser questionadas. Não sei se no Ceará ele possa recuperar sua fama boa, mas não é o time ideal para isso.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Alemanha vence amistoso em ritmo de guerra

Que treino que nada, Alemanha e Bósnia fizeram um amistoso nada "amistoso" na tarde desta quinta em Frankfurt.

Arriscando seus jogadores a uma contusão séria para a Copa, a Alemanha venceu a Bósnia por 3 a 1, gols de Schweinsteiger (2) e Lahm para a equipe alemã e Dzeko descontou para os bósnios.

O jogo começou muito disputado, mas nada de oportunidades de gols. A Bósnia começou a gostar do jogo e dominou boa parte do primeiro tempo. O gol não demorou a sair. Aos 15 minutos, Dzeko foi lançado na area, Lahm tentou cortar e a bola bateu no peito do atacante bósnio e encobriu o goleiro Meurer. Após o gol, a Bósnia tocou a bola e administrou a vantagem até o fim do primeiro tempo.

A segunda etapa começou quente, jogadas duras, ameaças de confusão e domínio alemão. O empate veio logo aos cinco minutos quando Lahm partiu com a bola dominada e sem marcação acertou o ângulo para fazer um golaço e igualando o placar.

Com o empate, os anfitriões passou a ter o domínio da partida e colocou o time mais ofensivo com a entrada do brasileiro Cacau. A mudança deu certo, a Alemanha passou a atacar mais e a virada acabou acontecendo. Aos 29, pênalti a favor da Alemanha que Schweinsteiger converteu. O jogo começou a ficar mais duro e a Bósnia começou a entrar mais forte nas jogadas colocando em risco contusões da Alemanha as vésperas da Copa.

A Alemanha aproveitou o nervosismo do adversário para definir o placar. Aos 32, outro pênalti para os donos da casa. O mesmo Schweinsteiger cobrou e decretou a vitória dos alemães e dando fim ao amistoso.

Opnião

A Alemanha sempre vai entrar como favorita a Copa do Mundo. Mesmo sem Ballack, o time alemão é forte, técnico e muito bem armado, pode dar trabalho na Copa e não seria surpresa nenhuma chegar as finais. O adversário não era ruim e foi uma prova de fogo para a Alemanha, pois a Bósnia não estava para brincadeira e isso tornou o jogo bom e fez os alemães mostrar o futebol que vai levar para a África.